"Não haverá borboletas se a vida não passar
por longas e silenciosas metamorfoses."
Rubem Alves
Interpretação de poemas
Objetivos - Compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos sentidos do poema.
- Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.
Conteúdo
- Leitura de poemas.
Tempo estimado
4 aulas.
Material necessário
- Lápis de cor;
- Aparelho de som;
- CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes (disponível em abr.io/download-musica);
- Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato" e "As Abelhinhas" (abr.io/musicas);
- Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira (abr.io/a-farmacia), e "A Caminhada", de Sidônio Muralha (abr.io/a-caminhada)
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua entre os alunos as cópias dos poemas "A Farmácia" e "A caminhada".
Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do aluno para dois aspectos da rima: a construção do ritmo de leitura e o jogo de palavras.
Leia os dois poemas e pergunte qual dos dois permite uma leitura mais marcada e o que possibilita isso.
Em seguida, peça que os alunos identifiquem, com lápis colorido, as palavras que rimam entre si.
Logo após, abra uma discussão sobre o jogo de palavras de alguns versos, tais como: "Nessa mata ninguém mata" (a palavra "mata" tem o mesmo sentido nesse verso?), "com duas patas de pata" (qual a diferença entre "patas" e "pata").
Pergunte aos alunos sobre a relação do título do poema com o verso "pata acolá, pata aqui".
Leve-os a perceber o jogo que o poeta faz com a palavra "patinha", que ora é o membro inferior do animal ("seguida de dez patinhas" - 2ª estrofe) e ora é o diminutivo feminino de pato ("e cada patinha tem" - 3ª estrofe).
2ª etapa
Nessa etapa, o objetivo é levar o aluno a perceber, com clareza, como a rima e os jogos de palavras contribuem para a construção do sentido com base no ritmo que impõem à música.
Distribua a cópia da letra da música "O Pato".
Antes de colocá-la para tocar, pergunte quem já a conhece e permita que eles leiam a letra da música.
Após a audição, divida os alunos em dois grupos para que façam uma leitura - isso vai deixar claro para eles a marcação rítmica.
Discuta o comportamento do pato e as suas consequências.
Logo após, pergunte à turma: será que o ritmo do poema tem algo a ver com o pato e com o seu fim?
Peça aos alunos que destaquem as rimas da primeira estrofe.
Pergunte que efeito essa rima imprime na primeira estrofe (eles devem concluir que as palavras reproduzem o ritmo do andar do pato).
Em seguida, peça aos alunos que marquem, com lápis de cor, as demais rimas do poema.
Coloque a música mais uma vez e peça aos alunos que percebem como Vinícius de Moraes (1913-1980) muda o tom e o ritmo da voz para indicar a sequência de erros do pato (a causa) e seu final na panela (a consequência).
Eles devem concluir que as rimas construíram um ritmo que mostra o andar do pato e sua sequência de erros.
Faça um registro da conclusão no quadro.
3ª etapa
Exponha no quadro a letra da música "A Casa".
Explique aos alunos que a atividade consiste em desconstruir as rimas.
Cante a música com os alunos, peça que eles destaquem as rimas e abra uma breve discussão sobre os sentidos possíveis do poema: é uma casa real?
Seria um poema para adultos ou para crianças?
Peça para eles justificarem a escolha com base nas palavras usadas pelo autor.
Após essa discussão, comece a reescrita do poema, retirando as rimas (por exemplo, substituindo "nada" por "parede": era uma casa muito engraçada - não tinha teto, não tinha parede).
Feita toda a reescrita, peça que os alunos cantem novamente e pergunte-lhes qual o impacto da troca das palavras na sonoridade.
4ª etapa
Nessa fase, o objetivo é colocar o aluno em uma situação concreta de produção e de intepretação da rima. Exponha no quadro a letra da música "A Casa".
Explique para os alunos que será feita, coletivamente, uma versão para a música com outro objeto, por exemplo, uma faca.
Esclareça que devem manter o ritmo e as rimas da música original.
Assim, caso a versão seja "A Faca", o início ficará como no exemplo abaixo:
A Faca
Era uma faca
Sempre amolada
Cortava tudo
Ficava nada
Essa atividade é um bom momento para trabalhar a consciência rítmica e a escolha lexical para a construção da rima.
A questão é mostrar ao aluno que não é só rimar, mas selecionar palavras que se harmonizem em som e sentido à proposta do poema.
Terminada a versão, divida a turma em duplas e peça que façam outra versão da mesma música, mas com outro objeto.
Em seguida, peça para cada dupla cantar ou declamar.
Avaliação
Distribua entre os alunos os poemas "O Mosquito" e "As Abelhinhas" e peça que façam uma análise levanto em consideração os efeitos gerados pelas rimas e pela escolha das palavras.
O que se espera do aluno é que :
- Relacione o ritmo imposto pelas rimas aos sentidos do poema;
- Explique - com trechos do poema - os efeitos gerados pelas rimas;
- Identifique expressões e jogo de palavras que contribuam para a construção dos sentidos do poema.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.