BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 27, 2009

Vi,Li,Gostei e Recomendo

Image Hosted by ImageShack.us

27/07/2009
Cantos de Encantamento
Autor: Elias José
Ilustrações Mariângela Haddad
Maravilhosamente ilustradas dando mais ênfase aos poemas.
Muito belas!
Editora Formato
O livro é organizado em duas partes :
Os encantamentos da terra e os encantamentos das águas :
Os poemas nasceram do amor do autor pelo folclore brasileiro.
Poemas ternos, líricos, bem-humorados, brincalhões colocam diante do leitor seres mitológicos e lendas do nosso folclore, numa visão emocionada e original.
Assunto/tema: poemas sobre seres e lendas do folclore brasileiro.
Temas secundários: folclore: o que é, como se constitui etc.; mitos do folclore brasileiro: origens, características, atributos, poderes; pesquisa: folclore de outros países; linguagem poética (conotativa) x linguagem informativa (denotativa).
Material de Apoio
de interpretação,sugestões:
Pergunte aos alunos:
No poema "Os sonhos do saci" (p. 9), como o saci é visto pelo autor?
Todos o vêem do mesmo modo?
Ele pode ser um mito? Por quê?
Em relação ao Curupira (p. 12), as opiniões são as mais diversas.
Afinal, como ele é?
Lendo o poema da página 20, é possível aprender a dançar o cateretê?
Que tal experimentar fazê-lo?
Qual é o santo protetor das "coisas perdidas"?
Você já pediu ajuda a ele? Quando?
Leia o poema das páginas 30 e 31 e responda: como surgiu o Barba-Ruiva da Lagoa Paranaguá?
(Professor: se possível, indique a leitura do conto clássico O Barba-Ruiva.)
Os seres como o Chibamba, o Cavalo-Fantasma e a Cobra-Caninana dão medo. Que outros seres também podem dar medo?
Questões de linguagem:
Chame a atenção dos alunos para a estrutura dos poemas narrativos que compõem o livro. Eles narram histórias numa linguagem sintética, mas estimulam a imaginação do leitor.
Converse sobre o jogo de linguagem e a sonoridade em "na mata" (p. 9);
as aliterações, como "a fera em fúria" (p. 26);
as repetições, como "dou descanso à minha rede,/ dou descanso à minha vara [...]" (p. 28);
A escolha das rimas e as comparações:
Junto com os alunos, procure outros exemplos.
Peça aos alunos que façam a leitura de alguns poemas em voz alta, para perceber o ritmo.
Peça aos alunos que procurem no dicionário: o que é bugrinha?
Comente com a turma a linguagem usada no poema "À moda caipira" (p. 22). Em grupo, eles podem tentar "traduzir" uma estrofe para o padrão culto de linguagem. Chame a atenção da turma para o uso de evém, no poema "Chibamba" (p. 16).
Bate-papo, pesquisa & companhia:
Oriente a turma numa pesquisa sobre alguns aspectos do folclore das regiões brasileiras: mitos, danças, crenças, etc.
Se possível, convide um grupo de dança da cidade para uma apresentação na escola.Sugira à classe a leitura de outros textos que focalizem personagens e danças abordados nesse livro.
Hora do conto:
Conte para as crianças um episódio bem interessante extraído de um livro que fale sobre Pedro Malasartes (consulte a biblioteca da escola).
Converse com os alunos sobre a festa de Iemanjá e sobre a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Produção de texto:
Peça aos alunos que escolham um poema para transformá-lo em prosa.
Sugira a criação coletiva de um texto em que apareçam o Saci, a Cobra-Caninana e Pedro Malasartes. Pode ser em prosa ou em verso.
Proponha aos alunos que imaginem e escrevam uma entrevista com o Pescador Encantado, perguntando-lhe seu nome completo, onde mora, o que mais gosta de fazer, etc.
Depois, dois alunos podem fazer a leitura em voz alta, como se fosse uma entrevista de verdade: um é o entrevistador, o outro é o repórter.
O projeto gráfico:
Chame a atenção dos alunos para a beleza e a riqueza das ilustrações.
Peça que falem sobre a capa, onde estão representadas as duas partes que compõem a estrutura do livro.
Sugira às crianças que façam uma ilustração ou colagem para a pesquisa sobre folclore.
Datas Comemorativas Dia do Folclore (22 de Agosto) .

Image Hosted by ImageShack.us



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios