27/07/2009
Autor: Elias José
Ilustrações Mariângela Haddad
Maravilhosamente ilustradas dando mais ênfase aos poemas.
Muito belas!
Editora Formato
O livro é organizado em duas partes :
Os encantamentos da terra e os encantamentos das águas :
Os poemas nasceram do amor do autor pelo folclore brasileiro.
Poemas ternos, líricos, bem-humorados, brincalhões colocam diante do leitor seres mitológicos e lendas do nosso folclore, numa visão emocionada e original.
Assunto/tema: poemas sobre seres e lendas do folclore brasileiro.
Temas secundários: folclore: o que é, como se constitui etc.; mitos do folclore brasileiro: origens, características, atributos, poderes; pesquisa: folclore de outros países; linguagem poética (conotativa) x linguagem informativa (denotativa).
Material de Apoio de interpretação,sugestões:
Material de Apoio de interpretação,sugestões:
Pergunte aos alunos:
No poema "Os sonhos do saci" (p. 9), como o saci é visto pelo autor?
Todos o vêem do mesmo modo?
Ele pode ser um mito? Por quê?
Em relação ao Curupira (p. 12), as opiniões são as mais diversas.
Afinal, como ele é?
Lendo o poema da página 20, é possível aprender a dançar o cateretê?
Que tal experimentar fazê-lo?
Qual é o santo protetor das "coisas perdidas"?
Você já pediu ajuda a ele? Quando?
Leia o poema das páginas 30 e 31 e responda: como surgiu o Barba-Ruiva da Lagoa Paranaguá?
(Professor: se possível, indique a leitura do conto clássico O Barba-Ruiva.)
Os seres como o Chibamba, o Cavalo-Fantasma e a Cobra-Caninana dão medo. Que outros seres também podem dar medo?
Questões de linguagem:
Chame a atenção dos alunos para a estrutura dos poemas narrativos que compõem o livro. Eles narram histórias numa linguagem sintética, mas estimulam a imaginação do leitor.
Converse sobre o jogo de linguagem e a sonoridade em "na mata" (p. 9);
as aliterações, como "a fera em fúria" (p. 26);
as repetições, como "dou descanso à minha rede,/ dou descanso à minha vara [...]" (p. 28);
A escolha das rimas e as comparações:
Junto com os alunos, procure outros exemplos.
Peça aos alunos que façam a leitura de alguns poemas em voz alta, para perceber o ritmo.
Peça aos alunos que procurem no dicionário: o que é bugrinha?
Comente com a turma a linguagem usada no poema "À moda caipira" (p. 22). Em grupo, eles podem tentar "traduzir" uma estrofe para o padrão culto de linguagem. Chame a atenção da turma para o uso de evém, no poema "Chibamba" (p. 16).
Bate-papo, pesquisa & companhia:
Oriente a turma numa pesquisa sobre alguns aspectos do folclore das regiões brasileiras: mitos, danças, crenças, etc.
Se possível, convide um grupo de dança da cidade para uma apresentação na escola.Sugira à classe a leitura de outros textos que focalizem personagens e danças abordados nesse livro.
Hora do conto:
Conte para as crianças um episódio bem interessante extraído de um livro que fale sobre Pedro Malasartes (consulte a biblioteca da escola).
Converse com os alunos sobre a festa de Iemanjá e sobre a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Produção de texto:
Peça aos alunos que escolham um poema para transformá-lo em prosa.
Sugira a criação coletiva de um texto em que apareçam o Saci, a Cobra-Caninana e Pedro Malasartes. Pode ser em prosa ou em verso.
Proponha aos alunos que imaginem e escrevam uma entrevista com o Pescador Encantado, perguntando-lhe seu nome completo, onde mora, o que mais gosta de fazer, etc.
Depois, dois alunos podem fazer a leitura em voz alta, como se fosse uma entrevista de verdade: um é o entrevistador, o outro é o repórter.
O projeto gráfico:
Chame a atenção dos alunos para a beleza e a riqueza das ilustrações.
Peça que falem sobre a capa, onde estão representadas as duas partes que compõem a estrutura do livro.
Sugira às crianças que façam uma ilustração ou colagem para a pesquisa sobre folclore.
Datas Comemorativas Dia do Folclore (22 de Agosto) .
Datas Comemorativas Dia do Folclore (22 de Agosto) .
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.