BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Volta às aulas> Linguagem literária > Sondagem inicial > 17/01/13



Linguagem literária
Sensibilizar para a leitura através da literatura infantil
Sugestão de aplicação: No início do ano
Justificativa:
No início do ano em quase todas as escolas a biblioteca somente inicia o atendimento aos alunos após duas ou três semanas, por causa da organização interna e entrega de livros didáticos.
Este período, no qual ainda não conhecemos bem os alunos , acredito ser o momento adequado para a aplicação desta oficina.
O desenvolvimento desta atividade oportunizará uma ótima sondagem para o professor de Português, pois o aluno, sem saber que está sendo “avaliado”, mostrará sua competência linguística tanto na oralidade como na escrita.
Caso queira o professor poderá guardar uma cópia do primeiro texto produzido pelos alunos para compará-lo a última produção do ano.
1.Planos de aula
1.1Tempo de aplicação: 5 ou 6 aulas de 45 minutos
1.2Objetivos:
- Sensibilizar a classe para a leitura;
- Oportunizar o contato com variados livros de literatura infantil;
- Instigar a expressão oral;
- Desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao texto lido;
- Chamar a atenção do aluno para outros aspectos do livro, além do enredo;
- Possibilitar a expressão da criatividade na narração de histórias;
- Produzir um texto narrativo influenciado pelas leituras realizadas;
- Ler com prazer.
1.3Conteúdo: Leitura dos seguintes títulos:
(cada professor poderá selecionar títulos de acordo com sua vivência e preferência)
- Enquanto o mundo pega fogo de Ruth Rocha
- Mamãe trouxe um lobo para casa de Rosa Amanda Strausz
- Era uma vez uma bruxa de Lia Zatz
- Gato que pulava em sapato de Fernanda Lopes de Almeida
- A margarida friorenta de Fernanda Lopes de Almeida
- A coleção de bruxas de meu pai de Rosa Amanda Strausz
- A bela borboleta de Ziraldo
- A casa sonolenta de Andrey Wood.
1.4 Estratégias/atividade:
a) Primeira Atividade:
- Expor aos alunos o objetivo das cinco aulas;
- Confeccionar crachás (se você ainda não souber o nome de todos);
- Ajeitar as carteiras em forma de U;
- Anunciar a história “A coleção de bruxas do meu pai”;
- Mostrar a capa do livro e divulgar o nome da autora;
- Aguçar a curiosidade dos alunos com base no título;
- Que história seria essa? Quais as possibilidades?;
- Perguntar aos alunos se eles fazem alguma coleção;
- Falar das próprias coleções;
- Ler a história para eles sem mostrar a ilustração;
- Comentar a história: do que gostou, quem chegou mais perto de acertar o enredo a partir do título...
- Comentar as personagens: crianças, o pai, os animais, as bruxas;
- Características das bruxas, equipamentos usados pelas bruxas;
- Comparar as características das bruxas com as dos animais;
- Desenhar uma passagem da história e escrever essa passagem em poucas palavras;
- Fazer circular o livro lido pela sala;
- Expor os desenhos; (fazer um varal na sala é boa idéia)
- Pode-se ainda numerar os desenhos e escolher o melhor em forma de votação secreta, podendo-se premiar o vencedor. *Caso isso seja feito, os alunos serão informados antecipadamente.
b) Segunda atividade
- Com a ajuda do reto-projetor projetar por páginas e convidar alunos voluntários para contar a história “ Era uma vez uma bruxa” de Lia Zatz.
* Neste caso você precisará fotocopiar as págs da história em láminas ou usar scaner e datashow ou ainda fotocopiar a história e entregar uma pág para criança (ou dupla);
- Comentar o recurso que a autora usou para tornar essa história mais atrativa (desenhos substituindo algumas palavras; tipo de letra para maior sentido as palavras);
- Comentar o tema (vida na floresta – vida na cidade);
- Comparar as bruxas das duas histórias;
- Conversar com os alunos sobre as diferentes possibilidades de se contar histórias, permitir que eles sugiram ou falem de experiências, anotar as sugestões;
- Anunciar que no próximo encontro eles é que contarão histórias;
- Motivá-los para essa atividade;
c) Terceira atividade:
- Tarefa de casa opcional (quem entregar ganha de 0,1 a 1,0 na nota final deste bloco): A partir de uma seqüência de gravuras, escrever uma história do livro “A bruxinha atrapalhada” de Eva Furnari.
d) Quarta atividade:
- Recolher as produções de texto daqueles que já escreveram a história; permitir que a entrega seja feita ainda nas próximas aulas.
- Expor as metas para aquele dia: em grupos eles deverão contar uma história para os demais colegas.
- Dividir os alunos em grupos de 4 ou 5 elementos;
- Distribuir os livros de literatura infantil selecionados;
- Coletar idéias sobre as possibilidades de apresentação das histórias usando as que anteriormente foram citadas por eles e sugerir mais algumas.
Exemplos:
FANTOCHES
DRAMATIZAÇÃO
MÚSICA
RÁDIO
CONTAR DIVIDINDO AS PERSONAGENS
CARACTERIZAR-SE CONFORME AS PERSONAGENS
- Permitir que as equipes façam o ensaio, determinando um tempo para isso.
Às vezes faz-se necessário renegociar a quantidade de alunos por grupo, conforme a quantidade de personagens de cada livro e a estratégia para a apresentação.
· É muito importante que nenhuma criança deixe de participar, o professor deve ajudar aos mais “desajeitados”, pois é assim que se promove a inclusão e os benefícios em relação à auto-estima e participação dos alunos para o decorrer do ano serão enormes.
- Em vinte minutos todos retornam para combinar os procedimentos de apresentação que acontecerá na aula seguinte.
e) Quinta atividade:
- Socialização das histórias;
- Comentar positivamente o desempenho de cada grupo;
- Recolher os desenhos do varal; (premiar os melhores)
f) Sexta atividade:
- Produção de texto individual (neste momento o professor vai descobrir como o seu aluno escreve).
Escreva uma história a partir das histórias que você ouviu e contou.
Você poderá, por exemplo, escrever uma nova aventura de algum personagem que surgiu ou misturar personagens de várias histórias numa nova história.
* Lembrar-se que os critérios para a avaliação deste texto devem estar claros (escritos e comentados) para os alunos;
Última atividade: A avaliação.
· Obviamente o professor já deve ter corrigido as produções até este momento e isso não pode demorar mais do alguns poucos dias.
A demora na devolução das atividades é extremamente frustrante para os alunos e vai resultar em desmotivação para os próximos trabalhos.
A avaliação das atividades será feita individual e coletivamente, sendo que serão considerados os seguintes aspectos:
- A envolvimento do grupo nas atividades orais;
- O capricho em desenhar a passagem do livro;
- A coesão, coerência e criatividade na produção de texto;
- A habilidade de transmitir com clareza e criatividade o enredo da história apresentada;
Referências Bibliográficas:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Ed. Scipione, 1995.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida. Rio de Janeiro: Qualitymark.,1997.
ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A Margarida friorenta. São Paulo: Ática, 1995.
ALMEIDA, Fernanda Lopes de . O gato que pulava em sapato. São Paulo: Ática, 1994.
PINTO, Zélio Alves & Ziraldo. A bela borboleta. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
ROCHA, Ruth. Enquanto o mundo pega fogo. São Paulo: Ática, 2001.
STRAUSZ, Rosa Amanda. A coleção de bruxas de meu pai. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.
STRAUSZ, Rosa Amanda. Mamãe trouxe um lobo para casa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.
FURNARI, Eva. A bruxinha atrapalhada. São Paulo: Global, 1997.
WOOD, Audrey. A casa sonolenta. São Paulo: Ática, 1997.
ZATZ, Lia. Era uma vez uma bruxa.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios