Linguagem literária
Sensibilizar para a leitura através da literatura infantil
Sugestão de aplicação: No início do ano
Justificativa:
No início do ano em quase todas as escolas a biblioteca somente inicia o atendimento aos alunos após duas ou três semanas, por causa da organização interna e entrega de livros didáticos.
Este período, no qual ainda não conhecemos bem os alunos , acredito ser o momento adequado para a aplicação desta oficina.
O desenvolvimento desta atividade oportunizará uma ótima sondagem para o professor de Português, pois o aluno, sem saber que está sendo “avaliado”, mostrará sua competência linguística tanto na oralidade como na escrita.
Caso queira o professor poderá guardar uma cópia do primeiro texto produzido pelos alunos para compará-lo a última produção do ano.
1.Planos de aula
1.1Tempo de aplicação: 5 ou 6 aulas de 45 minutos
1.2Objetivos:
- Sensibilizar a classe para a leitura;
- Oportunizar o contato com variados livros de literatura infantil;
- Instigar a expressão oral;
- Desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao texto lido;
- Chamar a atenção do aluno para outros aspectos do livro, além do enredo;
- Possibilitar a expressão da criatividade na narração de histórias;
- Produzir um texto narrativo influenciado pelas leituras realizadas;
- Ler com prazer.
1.3Conteúdo: Leitura dos seguintes títulos:
(cada professor poderá selecionar títulos de acordo com sua vivência e preferência)
- Enquanto o mundo pega fogo de Ruth Rocha
- Mamãe trouxe um lobo para casa de Rosa Amanda Strausz
- Era uma vez uma bruxa de Lia Zatz
- Gato que pulava em sapato de Fernanda Lopes de Almeida
- A margarida friorenta de Fernanda Lopes de Almeida
- A coleção de bruxas de meu pai de Rosa Amanda Strausz
- A bela borboleta de Ziraldo
- A casa sonolenta de Andrey Wood.
1.4 Estratégias/atividade:
a) Primeira Atividade:
- Expor aos alunos o objetivo das cinco aulas;
- Confeccionar crachás (se você ainda não souber o nome de todos);
- Ajeitar as carteiras em forma de U;
- Anunciar a história “A coleção de bruxas do meu pai”;
- Mostrar a capa do livro e divulgar o nome da autora;
- Aguçar a curiosidade dos alunos com base no título;
- Que história seria essa? Quais as possibilidades?;
- Perguntar aos alunos se eles fazem alguma coleção;
- Falar das próprias coleções;
- Ler a história para eles sem mostrar a ilustração;
- Comentar a história: do que gostou, quem chegou mais perto de acertar o enredo a partir do título...
- Comentar as personagens: crianças, o pai, os animais, as bruxas;
- Características das bruxas, equipamentos usados pelas bruxas;
- Comparar as características das bruxas com as dos animais;
- Desenhar uma passagem da história e escrever essa passagem em poucas palavras;
- Fazer circular o livro lido pela sala;
- Expor os desenhos; (fazer um varal na sala é boa idéia)
- Pode-se ainda numerar os desenhos e escolher o melhor em forma de votação secreta, podendo-se premiar o vencedor. *Caso isso seja feito, os alunos serão informados antecipadamente.
b) Segunda atividade
- Com a ajuda do reto-projetor projetar por páginas e convidar alunos voluntários para contar a história “ Era uma vez uma bruxa” de Lia Zatz.
* Neste caso você precisará fotocopiar as págs da história em láminas ou usar scaner e datashow ou ainda fotocopiar a história e entregar uma pág para criança (ou dupla);
- Comentar o recurso que a autora usou para tornar essa história mais atrativa (desenhos substituindo algumas palavras; tipo de letra para maior sentido as palavras);
- Comentar o tema (vida na floresta – vida na cidade);
- Comparar as bruxas das duas histórias;
- Conversar com os alunos sobre as diferentes possibilidades de se contar histórias, permitir que eles sugiram ou falem de experiências, anotar as sugestões;
- Anunciar que no próximo encontro eles é que contarão histórias;
- Motivá-los para essa atividade;
c) Terceira atividade:
- Tarefa de casa opcional (quem entregar ganha de 0,1 a 1,0 na nota final deste bloco): A partir de uma seqüência de gravuras, escrever uma história do livro “A bruxinha atrapalhada” de Eva Furnari.
d) Quarta atividade:
- Recolher as produções de texto daqueles que já escreveram a história; permitir que a entrega seja feita ainda nas próximas aulas.
- Expor as metas para aquele dia: em grupos eles deverão contar uma história para os demais colegas.
- Dividir os alunos em grupos de 4 ou 5 elementos;
- Distribuir os livros de literatura infantil selecionados;
- Coletar idéias sobre as possibilidades de apresentação das histórias usando as que anteriormente foram citadas por eles e sugerir mais algumas.
Exemplos:
FANTOCHES
DRAMATIZAÇÃO
MÚSICA
RÁDIO
CONTAR DIVIDINDO AS PERSONAGENS
CARACTERIZAR-SE CONFORME AS PERSONAGENS
- Permitir que as equipes façam o ensaio, determinando um tempo para isso.
Às vezes faz-se necessário renegociar a quantidade de alunos por grupo, conforme a quantidade de personagens de cada livro e a estratégia para a apresentação.
· É muito importante que nenhuma criança deixe de participar, o professor deve ajudar aos mais “desajeitados”, pois é assim que se promove a inclusão e os benefícios em relação à auto-estima e participação dos alunos para o decorrer do ano serão enormes.
- Em vinte minutos todos retornam para combinar os procedimentos de apresentação que acontecerá na aula seguinte.
e) Quinta atividade:
- Socialização das histórias;
- Comentar positivamente o desempenho de cada grupo;
- Recolher os desenhos do varal; (premiar os melhores)
f) Sexta atividade:
- Produção de texto individual (neste momento o professor vai descobrir como o seu aluno escreve).
Escreva uma história a partir das histórias que você ouviu e contou.
Você poderá, por exemplo, escrever uma nova aventura de algum personagem que surgiu ou misturar personagens de várias histórias numa nova história.
* Lembrar-se que os critérios para a avaliação deste texto devem estar claros (escritos e comentados) para os alunos;
Última atividade: A avaliação.
· Obviamente o professor já deve ter corrigido as produções até este momento e isso não pode demorar mais do alguns poucos dias.
A demora na devolução das atividades é extremamente frustrante para os alunos e vai resultar em desmotivação para os próximos trabalhos.
A avaliação das atividades será feita individual e coletivamente, sendo que serão considerados os seguintes aspectos:
- A envolvimento do grupo nas atividades orais;
- O capricho em desenhar a passagem do livro;
- A coesão, coerência e criatividade na produção de texto;
- A habilidade de transmitir com clareza e criatividade o enredo da história apresentada;
Referências Bibliográficas:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Ed. Scipione, 1995.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida. Rio de Janeiro: Qualitymark.,1997.
ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A Margarida friorenta. São Paulo: Ática, 1995.
ALMEIDA, Fernanda Lopes de . O gato que pulava em sapato. São Paulo: Ática, 1994.
PINTO, Zélio Alves & Ziraldo. A bela borboleta. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
ROCHA, Ruth. Enquanto o mundo pega fogo. São Paulo: Ática, 2001.
STRAUSZ, Rosa Amanda. A coleção de bruxas de meu pai. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.
STRAUSZ, Rosa Amanda. Mamãe trouxe um lobo para casa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.
FURNARI, Eva. A bruxinha atrapalhada. São Paulo: Global, 1997.
WOOD, Audrey. A casa sonolenta. São Paulo: Ática, 1997.
ZATZ, Lia. Era uma vez uma bruxa.
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