Não fui eu! - Honestidade - Coleção Valores -
Moses, Brian e Gordon, Mike
Aprendendo sobre Honestidade.Você assume a responsabilidade quando quebra uma vidraça?
Ou acha mais fácil por a culpa nos outros?
Já pensou que mentir pode piorar as coisas?
Este livro mostra situações como essa, muito comuns em nosso dia-a-dia, e convida você a pensar sobre o que significa ser honesto.
Como a escola pode resgatar valores
Justificativa:
A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes.
A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
• COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
• CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?"
• ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?"
• HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."
• RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
• NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
• RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!"
• GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"
CONTEUDOS CONCEITUAIS
• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
o Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
o Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
o Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
o Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
o Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
o Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
o Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.
ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
• Correspondência
• Seqüência de figuras
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
• Bingo de palavras ou figuras.
• Estatísticas ( resultados da pesquisa)
ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
• Utilização adequada da linguagem oral.
• Recontar estórias.
• Relatar experiências vividas.
• Crachá.
• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas .
• Criação de estórias.
• Dramatizações.
• Pesquisas.
ESCRITA:
• Elaboração de textos espontâneos.
• Aproximação da escrita.
• Crachás.
• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
ÁREA DAS ARTES VISUAIS
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
o Modelagem.
o Recorte e colagem.
o Jogos.
o Brincadeiras.
o Rotina diária.
o Cartazes.
ÁREA DO MOVIMENTO
• Jogos.
• Danças.
• Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
ÁREA MUSICAL.
• Músicas que possam se adequar aos temas.
P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.
ÁREA DE NATUREZA
• Mudança de hábitos.
• Vídeos instrutivos.
• Pesquisas .
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
ÁREA DE SOCIEDADE
• Construção de regras.
• Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)
ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades.
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
Vejam aqui metodologia sobre cada livro da coleção valores
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32056/000786707.pdf?sequence=1
Vejam aqui muitas sugestões sobre este tema
http://educabrasil-telma.blogspot.com.br/2010_07_18_archive.html
http://infoteceducacionais.blogspot.com.br/2011/02/educando-com-valores.html
Vejam aqui neste picasa vários livros sobre valores
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.