Escrito por Ely Barbosa, publicado pelas Paulinas, o ponto alto dessa história são as ilustrações, com desenhos criados pelo próprio Ely e Ademir Pantes e arte final de Wanderley Feliciano.
Livro dirigido aos pequenos leitores, tem poucas folhas, iniciando com a pergunta:
— Você sabe onde estamos? — Os protagonistas são duas crianças encantadoras, um menino e uma menina que vão sendo estimulados a descobrir o universo a partir do seu quarto, da sua casa, seu quarteirão, seu bairro, sua cidade e assim, sucessivamente, até chegar ao sistema solar e ao conceito de universo.
A ilustração faz o apoio, magistralmente, com traços minuciosos e ao mesmo tempo livres. Parabéns ao escritor e aos ilustradores!
ONDE ESTAMOS ?
Aprendendo localização de uma forma divertida
Estamos em nosso quarto ...
Tem mais,viu?
Vejam mais e muito mais no link abaixo
Sugestão de atividade:
Faça o texto fatiado e peça aos alunos para ilustrar as frases. Assim, terão a releitura da obra, sua própria criação.Pode ser em forma de livro ou no próprio caderno de Geografia. Bom trabalho!
Desdobramento
Planetário
A ideia de construir um planetário, a miniatura do sistema solar, na sala de aula, surgiu do tema "localização".
Ao ler o livro "Onde estamos?" de Ely Barbosa, percebeu-se que o assunto ainda estava muito abstrato para as crianças . Então, a professora Shirley lançou a ideia à turma...
Os alunos ficaram empolgados e começaram a providenciar os materiais necessários para a construção do planetário, como bola de isopor, fio de naylon, TNT preto, cola quente e outros.
A BOLHA E O VENTO
Rosangela Pedrina
Com a ajuda do amigo Vento, a linda Bolha viaja pelo
mundo despertando a imaginação e
a criatividade infantil do pequeno leitor...
Para que as crianças compreendessem o sentido de "viajar", conhecer outros lugares trabalhamos a história: A BOLHA E O VENTO (livro da RÔ) na Sala de Leitura.
Neste dia, além de contar como "nascem" os livros exploramos o livro em questão, sua forma, ilustrações.
A história foi contada utilizando a técnica de fantoches em quadro de feltro.
Durante a história exploramos os lugares visitados pela Bolha: Amazônia, China, Egito e África.
Enfatizamos bem os animais africanos(nosso destino secreto)
Cantamos músicas referentes a cada animal que apareceu(em forma de fantoche) na história, ao Vento e à Bolha(Ivete Sangalo).
Depois, em nossa aula de Laboratório misturamos água e detergente para fazermos bolhas de sabão pelos espaços externos da escola.
Utilizamos dois tipos de canudinhos para fazermos as bolhas.
Cada criança com o seu copinho.
Ainda tivemos a honra de participar da experiência do tio Harlei que preparou uma receita para produzir bolhas gigantes(gente, gigantes mesmo!)
Em sala, cada criança desenhou e recortou uma bolha gigante, tal como a Bia do livro.
Depois desenhou-se dentro da bolha e o lugar para onde gostaria de viajar.
Por sorte nossa(não declarada) a maioria gostaria de conhecer a África!
Para produzir as bolhas menores as crianças receberam quadradinhos coloridos de papel fantasia. Depois cada criança escreveu do seu jeito o nome do lugar e dos elementos que desenhou(bichinhos, Bia, local etc).
Foi superdivertido!
Vejam aqui muitas fotos sobre o trabalho artístico sobre esta obra
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.