Gerusa R.Pinto
A BORBOLETA E O GRILO
Livro: AQUI
Autor: Gerusa Rodrigues Pinto.
Ilustrador: Hugo Mattos da Silva
Editora: FAPI LTDA
A borboleta e o grilo é um livro de Gerusa Rodrigues Pinto
com ilustrações encantadoras de Hugo Mattos da Silva.
O livro conta a história da borboleta Leleta e do grilo
Cricri, que encantado com a beleza da borboleta quer
saber se ela sempre foi bonita assim e a borboleta pacientemente
explica toda a sua história.
Cricri, que encantado com a beleza da borboleta quer
saber se ela sempre foi bonita assim e a borboleta pacientemente
explica toda a sua história.
Além disso, as atividades são desafiadoras e promovem
a ação mental dos alunos.
Esse trabalho de leitura tem como objetivo familiarizar
as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse
pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para
terem mais intimidade com o mundo da leitura.
a ação mental dos alunos.
Esse trabalho de leitura tem como objetivo familiarizar
as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse
pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para
terem mais intimidade com o mundo da leitura.
A borboleta e o grilo nos deixa claro a importância
que cada indivíduo representa no todo, é importante
para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos
ter com o meio ambiente e com os seres vivos.
Este tema provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças.
que cada indivíduo representa no todo, é importante
para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos
ter com o meio ambiente e com os seres vivos.
Este tema provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças.
Enfim, esse livro é de grande valia para a construção
de novos conhecimentos, bem como para a ampliação
de muitos outros. Dessa forma, a vida também,
muitas vezes, pode ser comparada a uma metamorfose,
pois no dia-a-dia, as pessoas, a natureza e o próprio
mundo sofrem grandes e pequenas mudanças que
podem ser significativas e fazer parte da história.
Esse Livro é excelente para trabalhar a mudança,
a idealização dos sonhos e do aperfeiçoamento!
de novos conhecimentos, bem como para a ampliação
de muitos outros. Dessa forma, a vida também,
muitas vezes, pode ser comparada a uma metamorfose,
pois no dia-a-dia, as pessoas, a natureza e o próprio
mundo sofrem grandes e pequenas mudanças que
podem ser significativas e fazer parte da história.
Esse Livro é excelente para trabalhar a mudança,
a idealização dos sonhos e do aperfeiçoamento!
Podemos ser melhores a cada dia!!!
Pode-se ressaltar ainda, a admiração de muitos
artistas, músicos e poetas em relação a este tema tão encantador.
artistas, músicos e poetas em relação a este tema tão encantador.
Projeto
https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRTURjQ29IVTl4bHM/edit
Texto fatiado
AQUI
Atividades
AQUI
E quando nada mais te custe,
Volta à redoma de vidro
Pequena borboleta, ou segue voando
Teus olhos em tuas asas,
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender
Lentamente brisas e ventanias
Carregam a pequena
Mas a pobre já foi lagarta
E isso não mais importa
Importa pra mim
Fui tolo ao te olhar,
Olhos nas asas
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender
Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim
Agora sou pobre grilo,
Vivo, cego, que ama
A pequena borboleta
De antenas desarrumadas.
Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim, vai.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Bem abrangente com poema, fábulas,atividades,etc
Competências: Competências:
• Ampliar a competência comunicativa dos estudantes.
• Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipologias textuais.
• Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos.
Habilidades: Habilidades:
• Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas e gravuras.
• Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
• Identificar aspectos sonoros da língua.
• Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na
formação das palavras.
• Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes gêneros.
• Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de
articulação da língua.
• Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra.
Conteúdos: Conteúdos:
• Atividades reflexivas de produção textual – reescrita e autocorreção de texto.
• Estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e
minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras.
• Produção de diversos gêneros textuais.
Pontos de contato: de contato: de contato: Ciências, Geografia, Matemática e Arte.
Tempo de duração: 5 aulas Tempo de duração: 5 aulas VEJAM TUODO AQUI http://www.educacao.es.gov.br/download/seqdidaticas_EF_Alfa.pdf
"Já é amplamente sabido que a leitura deve ser uma atividade diária na Educação Infantil. Mas nunca é demais lembrar que as crianças pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Portanto, reserve dez ou 15 minutos por dia no início dessa "caminhada". Sobrecarregar os pequenos pode transformar a hora da leitura num momento chato. E, aos poucos, vá aumentando esse tempo. À medida que criam o hábito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em histórias mais longas. " Nova Escola
Link para essa postagem
Simplesmente excelente.
ResponderExcluirObrigada pela visita.Volte sempre.
Excluir