O Corpo Humano em Números
Autor: Lutecia Gasparoto
Co-autores :Marcos Paim, Eziquiel Menta
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer melhor o corpo humano e suas dimensões em uma atividade interdisciplinar que tem a matemática como ponto de partida.
Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecimentos básicos de medidas simples.
Estratégias e recursos da aula:
A maioria das pessoas não conhece bem o seu próprio corpo.
A proposta desta aula é trabalhar com medidas de órgãos e tecidos do corpo humano que além da matemática envolve a área da biologia.
A participação de professores de biologia nessa atividade poderia contribuir significativamente para a aprendizagem dos alunos.
Conhecendo o corpo humano:
Como atividade inicial sugerimos que os alunos utilizem dois objetos de aprendizagem disponibilizados pelo Portal do Professor.
Eles permitem interagir e explorar partes do corpo feminino e masculino.
Recurso disponível em:
Recurso disponível em:
Medindo o próprio corpo:
Além da curiosidade, conhecer os números do corpo ajuda a fornecer informações para um diagnóstico. Isso significa que os números dizem muito sobre a saúde de uma pessoa.
Se eles estão fora da média, é melhor investigar e consultar um médico.
Medir é comparar:
Apresentamos algumas medidas médias que podem ser utilizadas em uma atividade que os alunos podem realizar para conhecer o corpo humano e comparar com outros objetos de dimensões semelhantes.
Algumas medidas utilizadas até hoje foram estabelecidas a partir de medidas do corpo humano, como por exemplo a polegada, que corresponde a uma distância de 2,54 cm.
É comum encontrar essa medida na descrição do tamanho da tela de um televisor ou de um monitor de computador.
Atividade para os alunos:
No início desta atividade sugerimos que seja perguntado aos alunos sobre a quantidade de ossos de um ser humano. Após o debate sobre as respostas, o professor pode apresentar a seguinte informação:
■Uma criança nasce com 350 ossos.
Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206 (fonte: SuperInteressante*).
O desafio proposto para essa atividade é que os alunos façam pesquisas, entrevistas, procurem informações em livros e na Internet que possam esclarecer o que acontece com os ossos.
Além disso, o professor deve pedir que apresentem informações adicionais sobre as funções dos ossos e medidas relacionadas, curiosidades, qual o menor osso, o maior osso, entre outras coisas que os alunos considerarem pertinentes ao trabalho.
É fundamental que toda a informação seja organizada de forma a favorecer o aprendizado, que ofereça liberdade de criação e inclusão de multimídia.
A criação de mapas conceituais no computador oferece todas essas possibilidades.
Sugerimos o programa Freemind ;disponível em:
Com os recursos disponibilizados pelo programa os alunos podem criar diferentes formatos de mapas conceituais, incluir vídeos, fotos, arquivos de áudio e até mesmo links para páginas da Internet que apresentem informações adicionais.
Abaixo um exemplo simplificado de mapa sobre o tema proposto.
Os mapas criados pelos alunos podem ser disponibilizados para acesso no formato de páginas interativas na Internet ou na rede local da escola.
Essa atividade interdisciplinar pode ser ampliada com a participação de professores de outras áreas do conhecimento.
O primeiro passo pode ser convidá-los a conhecer as produções dos alunos acessando os mapas publicados.
Fontes de pesquisa consultadas e recomendadas:
Recursos Educacionais:
Nome Tipo
Corpo humano masculino Animação/simulação
Corpo humano feminino Animação/simulação
Recursos Complementares:
Livros de biologia e maquetes são excelentes recursos para aprofundar as pequisas.
No caso das maquetes, os alunos poderiam construí-las e a participação dos professores de artes pode ajudar nesse trabalho.
Avaliação:
A atividade de pesquisa e criação do mapa conceitual oferece condições de identificar o que cada um ainda precisa melhorar e propor atividades adequadas para o encaminhamento de eventuais problemas. è importante considerar a trajetória de cada aluno, especialmente a superação das dificuldades encontradas durrante o desenvolvimento do trabalho.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.