BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 20, 2012

Produção de textos expositivos>Meio ambiente> 20/05/12


Construindo textos expositivos sobre o meio ambiente
 
Objetivos:
· Selecionar gravuras relacionadas a um tema específico (educação ambiental), sem se perder no meio de tantas opções oferecidas pelas revistas.
· Produzir textos expositivos, utilizando-se dos recursos linguísticos desse gênero textual.
· Experienciar trabalhos em equipe, opinando, acatando opiniões, discordando e estabelecendo relações coparticipativas, a partir da produção de cartazes com os textos produzidos pelos alunos.
· Aprender a divulgar as próprias ideias, através da exposição de cartazes pelos murais da escola.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deverá ter tido a experiência de leitura e escrita de textos expositivos.

Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADES
1ª etapa
Reflexão sobre as questões ambientais

 

Durante a apresentação do vídeo, a professora irá orientando a observação dos alunos para os fatos que a sequência de imagens apresenta, e deixando que liberem as emoções que elas poderão provocar. É um vídeo que aborda as questões ambientais com uma linguagem poética, harmonizando a dureza da realidade com a delicadeza da poesia.
Terminada a apresentação, ela estabelecerá uma discussão com os alunos:
· Gostaram do vídeo? Por quê?
· É um vídeo informativo?
· Vídeos como esse propiciam momentos de reflexão sobre as causas ambientais? Por quê?
· O filme sugere atitudes de proteção à Mãe-natureza? Quais?
Muitas outras questões poderão fluir, a partir da vivência dos alunos e a professora aproveitará a ótima oportunidade para deixar que externem suas experiências e opiniões.
b) Em seguida, a professora desenvolverá a seguinte atividade: os alunos recuperarão o conteúdo apresentado no vídeo, escrevendo suas opiniões a respeito das questões que se seguem em seus cadernos:
· Por que o cientista James Lovelock afirmou que a Terra é um organismo vivo?
· Por que o planeta Terra é chamado de Mãe-Terra?
· Quais as ações concretas e rotineiras que o filme sugere como proteção ao nosso planeta?
· As imagens ilustrativas são brasileiras ou estrangeiras? Justifique sua opinião.
c) Os alunos deverão elaborar pequenos textos sobre as questões colocadas e escolher títulos bem sugestivos para nomeá-los.
d) Em um grupão, os alunos vão ler para os colegas seus textos, apresentando suas opiniões e ouvindo as opiniões dos colegas .

2a etapa
Tarefa de casa

a) A professora solicitará aos alunos que tragam de casa revistas, jornais, gravuras que mostrem cenas da natureza destruída ou protegida, tornando o meio ambiente favorável ou prejudicial ao ser humano. Exemplo de gravura:


3ª etapa
Analisando a estrutura linguística de textos expositivos
a) A professora apresentará no data show, retroprojetor ou mesmo escrito em uma cartolina um texto expositivo modelar para analisar com os alunos a estrutura do mesmo

 
(Autor desconhecido - Adaptação)

b) A professora analisará o texto juntamente com os alunos, recordando a estrutura e os recursos linguísticos de um texto expositivo: a ausência de travessões, a ausência de elementos introdutórios da narrativa como “Era uma vez...”, a ausência de rimas, versos e estrofes, etc.

4ª etapa
Criando textos expositivos
a) A professora solicitará a cada aluno que escolha, dentre as figuras trazidas de casa, duas ou mais que achar bem sugestivas sobre os assuntos: proteção e destruição do meio ambiente, destinos do lixo produzido pelo homem, os cidadãos que retiram seu sustento do lixo, desastres ecológicos ou outros aspectos do tema ecologia.
b) Cada aluno criará seu texto expositivo à vista das gravuras.
c) Após a correção dos textos feita pela professora, os alunos vão passá-los a limpo em folhas de papel.
d) Em seguida, a professora fornecerá aos alunos folhas de papel pardo, cartolina ou outras. Os alunos colarão seus textos nas diferentes folhas, de acordo com um tema escolhido para cada cartaz: Lixo doméstico, Aterros sanitários, etc. As gravuras selecionadas pelos alunos servirão para ilustrar os cartazes.
e) Os cartazes ficarão expostos em murais, promovendo uma campanha conscientizadora e valorizando o trabalho dos alunos.
f) A professora fará, juntamente com os alunos, uma avaliação dos objetivos das atividades desenvolvidas, da participação de cada aluno nos trabalhos, do impacto que os cartazes certamente causariam em quem os observasse, da eficácia da exposição dos trabalhos pelos murais da escola como campanha de conscientização. .

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=xzmn8pQZCu4  A importância da separação do lixo caseiro

Avaliação
Durante todas as atividades, a professora realizará uma avaliação processual, auxiliando seus alunos e observando se atingiram os objetivos propostos:
■Assistiram com atenção e interesse à apresentação do vídeo.
■Participaram de maneira ativa nos trabalhos das equipes, colaborando na produção dos cartazes.
■Emitiram suas opiniões e ouviram com respeito as opiniões dos colegas.
■Redigiram com competência seus textos expositivos.
■Demonstraram sensibilidade para com o assunto tratado.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios