O vai e vem da água
Veja que interessante!
O vai e vem da água, começa logo pela manhã quando abrimos a torneira para lavar o rosto ou escovar os dentes, ou até mesmo tomar banho, água que embora desce pela rede de esgoto que sempre pagamos, mas nem sempre está bem.
A água vai pelo encanamento, cai num córrego, depois desembarca num rio, e ai passa a evaporar com o calor e carrega as nuvens, assim voltando em forma de chuva.
A água da chuva que pode ser fraca e ai voltar e abastecer reservatórios de tratamento, para tratar a água e deixar ela potável e assim novamente chegar em nossas casas, para beber, cozinhar e lavar, é a água que vem.
A água que também pode voltar de forma exagerada, no caso de chuvas fortes, transbordando rios, alagando rios e avenidas, que invade as casas e comércios, acabando com plantações, assim causando estragos na sociedade deixando muitas pessoas desabrigadas que perdem tudo num caso de enchente, ou até mesmo acabando com plantações de agricultores que plantam seus legumes, verduras, e esperam tanto tempo para colher, ai vem uma chuva forte e acaba com tudo.
É impressionante, pagamos e agradecemos pela água que usamos e vai embora, e nem sempre podemos dizer que ela teve uma boa volta... Fazer o que? esse é o “vai e vem da água”.
Mais sugestões:
Prática de produção de texto- sugestões de atividades
A prática de produção de texto pode se basear em diversos procedimentos e técnicas.
O mais importante é que o professor tenha bem certo em sua mente o rumo que deseja seguir.
Pois nada adianta produzir textos sem objetivos concretos e reais.
Segue abaixo uma série de sugestões que poderão nortear sua prática:
PRODUÇÃO DE TEXTO À PARTIR DE DESENHO:
Com a exposição em sala de aula de qualquer figura (desde uma foto de uma pessoa ou uma paisagem) pode se produzir um texto, porém é importante lembrar que desta forma, para que o aluno produza um bom texto o professor deve primeiramente explorar a figura oralmente com perguntas que estimulem o aluno a pensar em uma situação para o desenho ou que o leve a perceber particularidades e consiga à partir das perguntas formular um texto. Neste momento de exploração oral o professor deve estar atento a separação das idéias em parágrafos e conversando com os alunos sobre a questão.
Por exemplo, ao mostrar uma paisagem com algumas pessoas, pode se formular perguntas como:
.o que você pode ver no desenho?
.há pessoas na cena?
Quantas? Quem são elas?
Você as conhece?
O que elas estão fazendo?
Como está o dia ou a noite no desenho?
As pessoas estão felizes?
Organizando as respostas, o professor juntamente com seus alunos poderá produzir um texto sobre um passeio de uma família pelo lugar da cena do desenho e conseguir explorando a criatividade do aluno, uma excelente produção.
Uma paisagem sem pessoas, pode servir de inspiração para que o aluno imagine como seria morar naquele lugar, (uma montanha, uma floresta por exemplo, etc ou uma aventura realizada naquela cena).
PRODUÇÃO DE TEXTO PARA FIXAR CONTEÚDOS
Válida em todas as áreas do conhecimento como para mostrar o que aluno aprendeu sobre um texto de Ciências sobre o Universo, este tipo de produção de texto mostra o que o aluno fixou do conteúdo à ele exposto, contando ou explicando com suas palavras.
PRODUÇÃO DIRIGIDA DE TEXTO –
Antes de cobrar que o aluno separe seus textos perfeitamente em parágrafos e utilize de outras regras da Língua Portuguesa, a produção dirigida de texto é uma forma de o aluno perceber a separação de idéias. Neste caso específico o professor vai dirigindo o texto de cada aluno oralmente com perguntas. Pede à todos que iniciem um parágrafo e faz alguma pergunta que deve ser respondida pelo aluno à medida que escreve um parágrafo.
Exemplo de questões :
1º parágrafo: quando se passou a história?
Espera-se que o aluno conte o tempo que a história passou, não respondendo à pergunta: “a história se passou “ mas contando com suas palavras : Há muito tempo atrás...
Onde se passou a história? E o aluno continua:...numa floresta bem longe de qualquer lugar que existia pessoas...
Quem estava na história? ...Joãozinho, Maria e Roberto...
Fizeram o quê?... foram passar o dia perto da cachoeira.
Neste tipo de produção, o professor vai estimulando a criatividade do aluno, hora dando um local para se passar a história, hora dando as personagens e contando o perfil de cada uma para que o aluno acrescente conteúdos mas não tenha que partir do zero para produzir.
Desta forma também o aluno vai percebendo porque precisa mudar de parágrafo, uma vez que a professora está dizendo que agora, será iniciado um novo parágrafo e o que vai ser escrito ou contado neste parágrafo.
PRODUÇÃO DE TEXTO COM SEQÜÊNCIA LÓGICA -
Existem cenas com três ou quatro figuras que dão origem à textos com seqüência lógica. Dependendo da quantidade de figuras delimita-se a quantidade de parágrafos( três cenas, três parágrafos, etc). este tipo de produção de texto deve ser usada pelo professor para estimular a paragrafação pois normalmente numa seqüência com três desenhos o primeiro desenho mostra os personagens e o local onde a história se passa, o segundo desenho mostra a continuação da história ou o que foi que aconteceu e o terceiro desenho mostra como a história terminou, mostrando assim que a história tem início, meio e fim. Pode-se dependendo do objetivo do professor explorar os desenhos oralmente com a sala toda e depois pedir para que cada um escreva a sua história.
PRODUÇÃO IMAGINADA DE TEXTO-
Nesta modalidade de trabalho, o professor inicialmente contará com a imaginação do aluno, pedindo para que eles fechem os olhos e imaginem as cenas que o professor dizer. Neste caso, o professor vai estimulando a criatividade do aluno com perguntas subjetivas e vagas, dando-lhes um referencial como o lugar e quem são os personagens e o que vai se passar, porém, o aluno entra com sua imaginação onde as perguntas ficam vagas, por exemplo. O professor pede para que o aluno feche os alhos e imagine que a sua turma vai realizar um passeio, que todos se reuniram na escola, comeram um lanche bem gostoso( os alunos imaginam qual era esse lanche ) e saíram de ônibus para passear. No caminho, o trânsito estava parado porque tinha acontecido um acidente na estrada(o aluno imagina o que era esse acidente e a gravidade, se haviam mortos ou somente feridos, ou ninguém havia se machucado apenas os carros haviam se estragado etc.) Imaginam também quanto tempo eles ficaram parados, se eles fizeram alguma coisa enquanto esperavam que a estrada fosse liberada, etc. e assim vai se continuando a história, fazendo com que eles coloquem suas impressões pessoais em cada cena. Quando eles terminarem de imaginar a história o professor separa no quadro o que é para ser contado em cada parágrafo. Ex.: 1º parágrafo, que horas todos chegaram na escola, o que comeram. 2º parágrafo o início do passeio entrando no ônibus escolhendo o lugar. 3º parágrafo: o acidente. 4º parágrafo, o local que eles foram visitar. 5º parágrafo, a volta e o fim do passeio. Normalmente usando essa técnica a criatividade dos textos é excelente.
Sugestão de Produção de Texto com Base em Esquemas
Esquema Básico da Dissertação
1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.
Exemplo:
TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Por Quê?
•arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
•arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
•arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Texto definitivo
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio.
Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Se vocês seguirem a orientação dada pelo esquema, desde o 1º parágrafo, verão que não há como se perder na redação, nem fazer a introdução maior que o desenvolvimento, já que a introdução apresenta, de forma embrionária, o que será desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a conclusão sempre retoma a ideia apresentada na introdução, reafirmando-a, apresentando propostas, soluções para o caso apresentado. Com essa noção clara, de estrutura de texto, também é possível melhorar o seu desempenho nas provas de compreensão e interpretação de textos
A UTILIDADE DA RECICLAGEM
Objetivos:
•Perceber que a reciclagem é essencial e necessária;
•Identificar a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio;
•Observar que empresas públicas e/ou privadas desempenham grande papel na manutenção da reciclagem.
Desenvolvimento:
•Produção de cartazes relacionados ao lixo seco e úmido (em grupos);
•Elaboração de perguntas, pelos grupos, para serem respondidas pelos demais;
•Troca das perguntas pelos grupos, para serem respondidas;
•Retorno das perguntas, com respostas, para o grupo de origem;
•Debate e pesquisa sobre o assunto nos jornais.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Objetivos:
•Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa;
•Examinar as questões ambientais locais (na comunidade).
Desenvolvimento:
•Leitura de matéria enfocando a importância do meio ambiente para o planeta;
•Conversa sobre a situação dos rios e das matas;
•Criação de frases com elogios, dicas e conselhos sobre o meio ambiente.
ECONOMIZAR ÁGUA É PRECISO
Objetivos:
•Identificar a água como recurso natural e necessária à vida;
•Utilizar a água corretamente;
•Desenvolver a consciência de que a água pode faltar um dia.
Desenvolvimento:
•Breve comentário sobre a importância da água;
•Seleção de reportagens sobre o desperdício da água em jornais;
•Reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais podemos economizar água em nossas casas;
•Redação: Economizar água é preciso;
•Confecção de um painel.
ÁGUA DA VIDA
Objetivos:
•Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
•Sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo jogado nos rios;
•Trabalhar o respeito com o meio ambiente;
•Conhecer a realidade dos rios do município.
Desenvolvimento:
•Seleção de jornais com notícias relacionadas ao meio ambiente;
•Distribuição de jornais para seleção de reportagens e gravuras sobre meio ambiente, preservação e poluição;
•Passeio na comunidade, reconhecendo a realidade do meio ambiente, principalmente se no seu município tiver rio;
•Mutirão de coleta de lixo no rio envolvendo a comunidade local;
•Confecção de cartazes, produção de textos, poemas;
•Encerramento com apresentações culturais.
Link para essa postagem
muito bom essa leitura do meio ambiente
ResponderExcluir