O milho chegou
Que tal fazer um delicioso bolo com o principal ingrediente dos tempos de festa junina?
Objetivos:
★ Conhecer mais sobre o milho.
★ Perceber que os alimentos podem se transformar.
★ Ter a noção do tempo dos alimentos na natureza.
★ Trabalhar quantidades.
Arroz-doce, pé de moleque, bolo de milho, pamonha, canjiquinha, pipoca, quentão, milho cozido, cural, cuscuz, cocada. Essas delícias de encher a boca d'água são algumas das comidas típicas que podemos saborear durante as festas juninas. E, em grande parte delas, podemos ver algo em comum: o milho. Este é um dos ingredientes principais para se fazer grande parte dessas receitas e deixam esse período ainda mais gostoso e nutritivo. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos com ele.
Então, que tal conhecermos um pouco mais esse alimento tão importante na culinária brasileira, usando esta época do ano como justificativa e temática para esse aprendizado? Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras.
Você sabia?
Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem americana, já que era cultivada na região desde o período précolombiano.
Dica esperta!
Você também pode preparar com as crianças uma pipoca e trabalhar com eles os motivos que fazem o grão de milho se transformar na pipoca.
Milho em todo o lugar
1. Comece falando com seus alunos se eles gostam de milho e o que já comeram que tem esse alimento.
2. Mostre para ele como um milho é formado, por que ele nasce mais em junho e que muitas de suas partes podem ser usadas pelo ser humano. Os grãos, por exemplo, para a alimentação do homem e dos animais assim como a produção de combustível; suas folhas, para embrulhar a pamonha e o sabugo, que já foi muito usado como utensílio para lavar a louça.
3. Peça para que as crianças tragam receitas de casa que contenham o milho e, com eles, monte um caderno de receitas.
4. Por fim, escolha duas receitas típicas de festa junina e faça-as com os pequenos. Assim, eles poderão saborear ainda mais esse alimento e usufruir dos seus benefícios nutricionais.
Veja a sugestão da diretora pedagógica, Gabriela Santa Chiara, e da diretora administrativa da Escola de Educação Infantil Happy Baby, Eryka de Souza, de Sumaré, São Paulo (SP), de um bolo de milho elétrico:
Ingredientes:
★ 1 lata de milho sem água
★ 1 medida da lata de açúcar
★ 1 medida da lata de milho de leite de coco
★ 1 medida da lata de flocos de milho
★ 3 ovos inteiros
★ ½ pote pequeno de margarina
Como fazer?
Bata bem o milho (sem a água) com o leite de coco e os ovos no liquidificador, acrescente os demais ingredientes, um por vez, batendo sempre até formar uma massa homogênea. Asse em forno regular, em fôrma bastante untada e polvilhada. Assim que desenformar, polvilhe açúcar peneirado por cima do bolo ainda quente.
Para trabalhar com as crianças em forma de atividade, funciona assim:
1. Explore os ingredientes um de cada vez (paladar).
2. Faça com que as crianças participem do preparo.
3. Explore com eles as quantidades dos ingredientes.
4. Explore os rótulos dos ingredientes.
5. Selecione figuras representando os ingredientes (computador) para montarem uma atividade de registro, seguindo o que foi trabalhado na prática e focando a Matemática. Ex.: peça para que recortem as figuras, montem a receita na sequência e escrevam os números correspondentes aos ingrendientes. Tudo isso também se transforma em cartaz para deixar fixado na parede da sala, servindo como estímulo.
Você sabia?
O uso primário do milho nos Estados Unidos e no Canadá é na alimentação para animais. O Brasil tem situação parecida: 65% do milho é utilizado na alimentação animal e 11% é consumido pela indústria, para diversos fins. Seu uso industrial não se restringe à indústria alimentícia. É largamente utilizado na produção de elementos espessantes e colantes (para diversos fins) e na produção de óleos.
Dica de leitura!
★ Bolo Fofo
Pingo de flor quer preparar uma deliciosa receita, mas precisa da ajuda dos amigos para conseguir todos os ingredientes.
Autores: Mary e Eliando França
Editora: Ática
Onde encontrar: http://www.atica.com.br/
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/109/artigo256693-2.asp
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.