Bandeirinha para todo lado!
Desenvolva atividades para a festa junina junto ao estudo das obras de Alfredo Volpi
Objetivos:
★ Enriquecimento cultural.
★ Conhecer e observar os diferentes tipos de arte, estilos e artistas.
★ Conhecer a técnica de pintura do Volpi.
★ Desenvolver sensibilidade, aprender a apreciar, criar, produzir e construir desenhos e pinturas a partir das obras de Alfredo Volpi.
Um dos maiores símbolos das festas juninas são as bandeirinhas. Por ser um evento de origem católica, muitos de seus símbolos tem um significado e a bandeirinha não poderia deixar de trazer uma representação. No início das comemorações dessa festa, os desenhos de santos ou frases religiosas eram exibidos nesses objetos e, então, as bandeirolas surgiram principalmente por causa de três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro, em que eles eram pregados nas bandeiras para serem admirados durante os festejos.
Atentas à simbologia, as professoras Maira Xavier Salante e Giselle Magalhães Colli, do Colégio São Francisco Xavier, decidiram trabalhar em conjunto com as obras do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, pois uma de suas características são as bandeirinhas e os casarios.
Os adereços multicoloridos na parte externa de bandeiras se tornaram sua marca registrada. As formas geométricas e as trocas cromáticas começaram nos anos 1970: Volpi preparava várias pinturas parecidas, alterando cores, no que os críticos definem como uma combinação inventiva. É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a Arte Brasileira Moderna, expressa em seu trabalho Bandeiras e Mastros.
1ª aula
Exploração sobre o tema; conversa sobre o artista; perguntar se alguém conhece, o que já ouviram falar etc.; contar sobre sua história, mostrar foto e algumas obras (ressaltar as formas utilizadas).
2ª aula
Mostrar as obras para as crianças em tamanho grande, para que possam observar os detalhes, conversar sobre o que estão vendo e eleger suas obras preferidas.
Mulata, 1927
3ª aula - A figura humana
Mostrar as obras para as crianças em tamanho grande, para que possam observar os detalhes, conversar sobre o que estão vendo e eleger suas obras preferidas.
1. Observar detalhes e pintar no fundo da imagem onde está a mulher.
2. Em sulfite, fazer o desenho de canetinha e lápis de alguém da sala.
3. Colar a figura no papel pintado.
4. Pendurar as obras na sala e observar diferenças e semelhanças, cada um conta quem desenhou.
4ª aula - Fachada festiva
Mostrar as obras para as crianças em tamanho grande, para que possam observar os detalhes, conversar sobre o que estão vendo e eleger suas obras preferidas.
Grande Fachada Festiva
1. Observar detalhes, escolher o fundo da folha e pintar.
2. Recortar quadrados e retângulos, para janelas e portas.
3. A professora recorta anteriormente as bandeirinhas e as crianças colam as janelas, as portas e asbandeirinhas.
5ª aula
Utilizar a obra Grande Fachada Festiva e pedir para as crianças contarem número de portas, bandeiras e janelas; fazer listagem em cartolina.
6ª aula
1. Observar detalhes, pintar o fundo da folha de azul-claro.
2. Pintar bandeirinhas de giz de cera.
3. Desenhar o barco na folha e pintar; recortar e colar bandeirinhas; desenhar os pássaros. Usar barbante para ser o fio que liga as bandeirinhas - e o palito de churrasco para ser o mastro do barco.
7ª aula
1. Pintar o fundo de uma caixa de pizza e, depois, colar glitter por cima.
2. Após, pintar bandeirinhas de verde e amarelo.
3. Colar bandeirinhas e fazer traços e contornos de caneta de retroprojetor.
Obra coletiva
1. Junte quatro cartolinas e, nelas, desenhe bandeirinhas.
2. Depois, peça para as crianças pintarem todas juntas com giz de cera e exponha na sala.
Você sabia?
Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896. Veio para o Brasil no ano seguinte, com os pais, que emigraram para São Paulo.
Você sabia?
Desde pequeno, Alfredo Volpi gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.