BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, junho 02, 2012

Pintores e Afins>Aldemir Martins> Gatos > 02/06/12



Despertando o sentimento de afeto,
valorização e respeito pelos animais


Atividades artísticas- Aldemir Martins


O jogo da vida
Um atividade interessante da professora Janaina
Caça palavras sobre Aldemir Martins


Vida e obras


FELINOS SELVAGENS E DOMÉSTICOS

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as características de felinos selvagens e domésticos.
Comparar os hábitos de animais felinos selvagens e domésticos.
Registrar informações através do desenho e da escrita.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Classificação dos animais.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO
O professor organiza uma roda com as crianças para iniciar uma conversa sobre os animais felinos selvagens e domésticos. Ele pode fazer alguns questionamentos, como:
■Quem cria animais em casa?
■Quais os animais que podemos criar em nossas residências?
■Como chamamos os animais que criamos em casa?
■Como chamamos os animais que moram na selva?
■Quem conhece algum animal felino? E doméstico?
Após esse diálogo inicial, o professor faz uma lista escrevendo os nomes dos animais que os alunos citaram questionando quais os animais que são felinos e quais os domésticos, separando-os em forma de coluna.
Abaixo de cada coluna, o professor deve escrever as características que os alunos apontam, consideram de animais felinos (dosmésticos e selvagens).
Depois o professor sugere um desenho do animal que os alunos criam.
As crianças que não tiverem animal de estimação irão desenhar o animal que gostariam de ter.
Os alunos que são ajudantes no dia deverão fazer a distribuição dos materiais necessários, ou seja, distribuem papel ofício, lápis grafite, lápis de cor entre os colegas.
2º MOMENTO
O professor apresenta para a turma gravuras de animais felinos selvagens e domésticos solicitando que expressem de forma verbal o que estão vendo.
Neste momento, deve chamar a atenção do grupo para as imagens, destacar as semelhanças e diferenças desses animais como: tamanho, cor dos olhos,pelagem, garras, cauda, etc.
Em seguida, o professor sugere que as crianças formem equipes.
Como atividade de registro elas irão representar através do desenho o ambiente onde cada animal vive, usando materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor, lápis cera, lápis de cor, papel peso 40, e fazer uma colagem com as imagens que o professor apresentou.
3º MOMENTO
Para ampliar os conhecimentos dos alunos o professor irá pesquisar com antecedência informações em livros sobre as características, alimentação e hábitos dos felinos.
Ele deve ler as informações, chamando a atenção das crianças para que elas revejam as observações registradas acerca das ideias iniciais do grupo sobre felinos domésticos e selvagens.
Em seguida o professor, distribue fichas com informações, imagens sobre alguns felinos.
As crianças irão ler as informações das fichas e discutir entre elas.
Os alunos que ainda estão no processo de aquisição da leitura, pode ler com ajuda do professor ou de outros colegas mais experientes.
4º MOMENTO
O professor inicia a conversa com as crianças falando que algumas pessoas, pintores, fazem desenhos ou pinturas de animais que eles gostam e que representam uma tradição em determinadas culturas.
O professor poderá apresentar as obras 'Lindo Gato Azul' e o 'Gato Quase Preto' do artista Aldemir Martins.
Para contextualizar as obras é importante que o professor leia a biografia do artista, e após apreciação das obras, o professor poderá solicitar ao grupo que expressem suas observações, impressões acerca das obras, como por exemplo, o que estão vendo, as cores que aparecem mais nas obras,e outros elementos.
Em seguida,sugerir ao grupo que representem através do desenho o que observaram na obra do artista Aldemir Martins.
A turma poderá utilizar para representar seu desenho materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor,lápis cers, lápis de cor, cartolina ou papel peso 40.
Depois, cada criança, expõe o seu trabalho no mural de arte para que todos possam visualizar e apreciar os desenhos.
SUGESTÃO:
O professor deverá conversar com os alunos sobre a função dos zoológicos para a preservação de algumas espécies de animais.Embora o ideal seja que cada animal possa viver no seu habit natural. O professor pode sugerir uma visita ao zoológico da cidade, caso não tenha zoológico onde moram, apresentar gravuras de um zoológico informando a utilização desse lugar para as crianças. Durante a visita no zoológico, as crianças irão fazer observação dos tipos de animais que encontrarem, percebendo como eles são, se tem animais felino selvagens e doméstico, atentando para as características deles. Depois da visita ao zoológico, o professor deverá perguntar as crianças que tipo de sensação elas sentiram (medo, alegria), pedindo que expressem de forma verbal essas sensações.
Como atividade escrita, o professor sugere a organização de uma lista dos animais que viram durante o passeio. Em seguida, a construção coletiva do passeio, o professor escreve e, logo após, deverá digitar o texto e, em outro momento, ler com as crianças.
Recursos Complementares
Dicas de obras do artista Aldemir Martins.

Livros:
Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé. Erin Barret & Jack Mingo. Publifolha.
Como Cuidar Bem de Seu Gato Nobel .Andrew Autor. Nobel.
Avaliação
O professor deverá observar se o aluno é capaz de:
Identificar as características dos animais felinos selvagens e domésticos.
Conhecer alguns hábitos de animais felinos selvagens e domésticos.
Identificar elementos da obra de arte apreciada.




Aldemir Martins
A sua vasta obra, importantíssima para o panorama das artes plásticas no Brasil, pela qualidade técnica e por interpretar o "ser" brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do nordeste. Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e força à sua produção que a fazem inconfundível, retratando a simplicidade do cotidiano através da sua visão do mundo.
As temáticas inspiradas no nordeste mostram a ligação que ele tinha com suas raízes e a fidelidade à sua cultura, proporcionando uma identificação com a população, ampliando o público consumidor de arte.
Foi um artista extremamente versátil.
Em seus desenhos, gravuras e quadros, são retratados animais (com destaque para os gatos), frutas, paisagens, cangaceiros entre outras imagens marcantes que caracterizam o povo brasileiro. O pintor cearense Aldemir Martins encontrou nas formas e cores nacionais a fonte de inspiração para mostrar o Brasil ao mundo
Trabalhou com os mais diferentes tipos de superfície, de pequenas madeiras para caixas de charuto, papéis de carta, cartões, telas de linho, de juta e tecidos, criando estamparias, desenhos para azulejos e papel de parede, outdoors, cenários para teatro e para TV, (criou imagens de abertura para telenovelas, "Terras Sem Fim" e "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado), ilustrações para aparelho de jantar, imagens para jogos de mesa, pratos, copos, xícaras, bandejas, embalagens de sorvete, (que venderam mais de oito milhões de unidades), luminárias, capas de disco, livros e outros produtos, sem contudo perder o forte registro que faz reconhecer a sua obra ao primeiro contato do olhar.
Como escultor, Aldemir trabalhou com cerâmica e acrílico, tendo desenhado também jóias confeccionadas em ouro e prata.
Aldemir Martins não foi apenas um pintor brasileiro, diz-se que Aldemir é o Pintor do Brasil. Seus temas inspirados em cenas cotidianas e na natureza brasileira estão perpetuados em suas criações.
Seus traços, seus tons vibrantes, temáticas inconfundíveis e inspiradas no povo brasileiro, sobretudo o nordeste, definem a obra de um homem que amava a sua terra e a traduziu com amor e arte.


Aldemir Martins - Paisagem, 1973 - Óleo sobre tela

Saiba mais sobre a trajetória e obras do grande artista:
Arte e Pintura Brasileira - Pintores Brasileiros - Aldemir


Biografia e obras de Aldemir Martins



Só a arte é útil.
Crenças, exércitos, impérios, atitudes - tudo isso passa.
Só a arte fica.
Por isto só a arte vê-se, por que dura."
(Fernando Pessoa)

 


Vejam mais gatos de Aldemir Martins aqui:

Familia de Gatos - Aldemir Martins
Família de gatos
Aldemir Martins

História de uma gata
De: Chico Buarque de Holanda

Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram
O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé...de gato
Me diziam, todo momento
Fique em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Toda a noite vão cantando assim
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres coro
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás
De manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada
Por causa da cantoria
Mas agora o meu dia-a-dia
É no meio da gataria
Pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite sai cantando assim
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio coro
Felino, não reconhecerás

Atividades:

* Será ensaiado uma coreografia baseado na música acima com os alunos onde toda turma participa e a apresentação será na cuminância da atividade.
* Será passada o filme Aristocat’s da Disney ( será observada os pontos comuns do filme com a imagens de Aldemir Martins), ao termino do filme haverá uma questionamento:
- Quantos gatos tem aquela familia?
- E na pintura?
- Vamos desenhar uma familia de gatos?
* O professor leva para sala de aula papel camurça e lixa e pede que os alunos passe o dedo sob um e sob outro e pergunta qual das duas textura se parece mais com o pelo de gato?
* A medida que os alunos vão respondendo o professor vai registrando as respostas .
* Para descansar um pouco o professor canta com os alunos a música que os alunos sugeriram com a nova versão.

Não atire o Pau no gato
(domínio público)

Não atire o pau no gato-to-to
Porque isso –so –so
Não se faz
O bichinho é nosso amigo-go-go
Não devemos
Não devemos
Maltratar os animais
MIAU...

•Produção de texto coletivo, apresentar uma figuras de gatinhos e pedir os alunos para falarem sobre o que estão vendo e o porque dos gatinhos estarem correndo? (a medida que os alunos vão falando o professor ira registrando) e assim o professor pode conduzir as perguntas para a partir daí montar coletivamente o texto •Escrever o texto na cartolina e fixa-lo no mural para que as crianças reconheçam que aquele texto foi produzido por eles •O professora pode distribuir a figura dos gatinho que originou a produção de texto e pedi para os alunos pintarem com guache

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante dos fatos observados no estabelecimento escolar, foi percebido que a instituição se apoiado na busca de melhores condições para oferecer aos seus alunos.
Os professores têm voltado sua visão à necessidade de buscar uma capacitação cada vez mais elaborada, a fim de se destacarem não somente como bons profissionais, mas também para oferecer uma atenção maior aos seus educandos.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
http: //www.mec.gov.br   

Modulo IV:Curso de Pedagogia . 111 p.: il Londrina. 2008




Lembranças registradas
Propagandas
Gênero literário
Obras de Aldemir Martins



Feitos de melamina, uma substância rica em nitrogênio usada na fabricação de plásticos, a maioria das residências os tinha. Podiam ser encontrados com inúmeros desenhos e cores.
Na foto temos os pratos que tenho aqui em casa.
O desenho de peixe é de autoria do artista plástico Aldemir Martins, que ilustrou vários pratos da marca. Desta coleção, além da travessa, sobreviveram 6 pratos. Os desenhos datam de 1964.
Já a outra travessa não tem os pratos que a acompanhavam.
A fábrica Goyana ficava em São Paulo na Rua Tito 215, em SP. Não existe mais. Há um prédio no local.
Publicada na revista Claudia Cozinha
Setembro de 1967


 
Aldemir Martins talvez seja o artista brasileiro que mais longe tenha levado a idéia da arte acessível para todos.
Desenhista, ilustrador e gravador, desde o início de sua carreira apresenta suas intervenções em suportes industriais tão diversificados quanto os pratos de plástico Goyana (1964), caixas de fósforos (1978), latas de sorvete Kibon (1982), sabonetes Vinolia (1992), latas de tinta da Hidracor (1998), jóias, uma infinidade de capas de livros e discos, chegando aos selos e até aos bilhetes de loteria.
 Um levantamento extensivo dessa produção estará no CD-ROM Aldemir Martins - Arte para Todos os Públicos, que Mariana Pabst Martins e Silvia Moreira Leite Graça estão fazendo para o programa Rumos Novas Mídias, do Itaú Cultural.
 





PROPOSTA: BRINCANDO COM A FORMA DAS COISAS

Identificar o ponto na natureza, nos objetos e nos animais.
Recortar, de revistas objetos e animais com pontos.
Em seguida, recortar e montar (colar) um mosaico com muitos pontos, inspirado na obra de Aldemir Martins.
Nesta proposta o foco é o ponto.
O PONTO
Como elemento fundamental da linguagem visual, o ponto deve ser reconhecido pelos alunos quando aparece em obras de arte, na natureza e nas demais produções da cultura.
Para a geometria, o ponto é apenas um sinal gráfico de referência, não tem dimensões e é utilizado para indicar um lugar.
Na linguagem visual, é o sinal mais simples de representação. Normalmente, o ponto é associado à idéia de um círculo de pequenas dimensões, porém qualquer forma pode ser utilizada para representar um ponto. Uma pessoa, vista pela janela de um edifício, parecerá um ponto.
Os alunos devem reconhecê-lo e utilizá-lo de maneira consciente e objetiva.
Obra utilizada: O GATO VERMELHO
Material necessário:
• papel “color set” de cada das seguintes cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde, branco e preto.
Levar numa folha de sulfite o desenho do gato (apenas o contorno) onde a criança devrá colar os pedacinhos de papel de acordo com as cores da obra.
 Neste caso o processo será de identificar as cores, adequá-las aos espaços, adequar o papel aos espaços e trabalhar as cores.
A criança recorta o papel, cola, dimensiona o tamanho do recorte proporcionalmente ao desenho, observa linhas e suas limitações e também.
No caso, a atividade foi aplicada para a faixa etária de 6 anos.





http://maniacolorida.blogspot.com.br/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios