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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
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seja bem-vinda(o)
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Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, fevereiro 26, 2010


Expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa

Revista Nova Escola Edição Especial número 29/2010

Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano. Saber argumentar, fazer relações entre os textos lidos e ter uma atitude crítica perante as informações são habilidades fundamentais para os jovens.

Expectativas de aprendizagem
Ao fim do 5º ano, é importante que o aluno saiba:

- Compartilhar a escolha de obras literárias, a leitura, a escuta, os comentários e os efeitos das obras lidas com colegas.

- Usar o conhecimento que tem sobre os autores para interpretar o texto.

- Perceber no texto lido a relação entre propósito e gênero de que faz parte.

- Planejar o texto antes e enquanto está escrevendo, levando em consideração o propósito, o destinatário e a posição do enunciador.

- Consultar outros materiais de leitura que colaborem para a elaboração do texto. Revisar a própria produção enquanto escreve, refazendo diversas versões para elaborar um texto bem escrito e tomando decisões sobre a apresentação final dele.

- Buscar e selecionar informações, reunindo material sobre um tema, decidindo que textos serão escolhidos e registrando por escrito aspectos importantes encontrados.

- Aprofundar e reorganizar o conhecimento, fazendo resumos com as ideias principais do texto lido e relacionando as informações lidas com o propósito estabelecido.

- Elaborar textos escritos para explicitar o que aprendeu e preparar exposições orais.

- Narrar oralmente fatos do cotidiano, compartilhando opiniões e debatendo temas polêmicos.

- Informar-se sobre notícias divulgadas em jornais e revistas e prestar atenção em como a publicidade comporta-se, refletindo, identificando o destinatário e discutindo sobre o que vê.

Ao fim do 9º ano:

- Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivos para relacioná-los com seu gênero.

- Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas.

- Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.

- Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo suas obras, confrontando as com interpretações, consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.

- Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.

- Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.

- Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
Fonte: Diseño Curricular de La Educación Secundaria da província de Buenos Aires, Argentina

Retirei estas informações da revista impressa:

Cláudio Bazzoni,assessor de Língua Portuguesa da prefeitura de São Paulo:
“ A linguagem é uso e interação entre sujeitos que fazem parte de um determinado contexto histórico e social.”
Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos – selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente. As atividades de produção de textos devem ser permanentes.
Atividades de oralidade,destacando a escuta de textos do gênero marcados por maior formalidade,como seminários, relatos de experiências, entrevistas e debates.

Exemplo:(Prof Maria Sueli Gonçalves )
“ Tudo começa em sala de aula,com a apresentação de textos de autores e gêneros variados.Depois, os alunos podem aprofundar a leitura em reuniões semanais, assumindo a cadeira de um escritor específico.”
O gênero oral é praticado nos momentos em que cada estudante organiza seminários sobre a biografia e os textos do autor representado.

Situações didáticas essenciais:

1- Leitura de gêneros de diversas esferas discursivas:
Ler e analisar a maior diversidade de gêneros literários, com a maior frequência possível, ao longo de todo o ano. Com isto o aluno aprenderá a interagir com os textos que circulam no mundo,criando expectativas em função daquilo que vai ler e desenvolver diferentes comportamentos diante de diferentes gêneros textuais.

Como propor: Servindo de modelo como leitor e orientando os alunos a rastrear pistas linguísticas para relacioná-las com idéias e informações que já possuem e a perceber que cada objetivo de leitura solicita um procedimento.

2- Leitura em profundidade e procedimento de estudo:
Ler textos para estudar e para interagir com idéias de outras pessoas e se apropriar delas para elaborar seu próprio discurso, nos momentos de aprendizagem de pesquisas, de um conteúdo específico. Com isto o aluno prenderá a fazer resumos e fichamentos, identificar o tema dos textos, diferenciar as ideias principais das secundárias e estabelecer relações entre argumentos trazidos pelo autor, indo além do conteúdo estudado.

Como propor: Discutindo com a turma critérios para descartar ponto não essenciais do texto analisado, explicando como é a estrutura de um texto e mostrando possibilidades de dividi-lo em grupos de blocos significativos.

3-Reflexão sobre os padrões de escrita:
Planejar situações didáticas que promovam um ensino reflexivo a respeito de conteúdos como ortografia,concordância, regência verbal, segmentação do texto em palavras e frases,pontuação, entre outros, ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos,propondo em sequências didáticas específicas e nas práticas de escrita incluídas nos projetos didáticos.O aluno aprenderá as regularidades e irregularidades ortográficas,pontuar, identificar marcas de coesão referencial e seqüencial e transitar da fala à escrita.

Como propor: Por meio de sequências didáticas com base em uma sondagem feita especialmente para verificar o domínio dos padrões de escrita pelos alunos, de atividades que explorem as regularidades ortográficas e da leitura de textos especialmente selecionados para trabalhar tempos verbais, pontuação, concordância e regência, entre outros aspectos.

Quando usar projetos, atividades permanentes e sequências didáticas

Projetos:
Além de oferecer, como já assinalamos, contextos nos quais a leitura ganha sentido e aparece como uma atividade complexa cujos diversos aspectos se articulam ao se orientar para a realização de um propósito – permitem uma organização muito flexível do tempo: segundo o objetivo que se persiga, um projeto pode ocupar somente uns dias, ou se desenvolver ao longo de vários meses. Os projetos de longa duração proporcionam a oportunidade de compartilhar com os alunos o planejamento da tarefa e sua distribuição no tempo: uma vez fixada a data em que o produto final deve estar elaborado, é possível discutir um cronograma retroativo e definir as etapas que será necessário percorrer, as responsabilidades que cada grupo deverá assumir e as datas que deverão ser respeitadas para se alcançar o combinado no prazo previsto. Por outro lado, a sucessão de projetos diferentes – em cada ano letivo e, em geral, no curso da escolaridade – torna possível voltar a trabalhar sobre a leitura de diferentes pontos de vista, para cumprir diferentes propósitos e em relação a diferentes tipos de texto.

Atividades permanentes:
Atividades que se reiteram de forma sistemática e previsível uma vez por semana ou por quinzena, durante vários meses ou ao longo de todo o ano escolar, oferecem a oportunidade de interagir intensamente com um gênero determinado em cada ano da escolaridade e são particularmente apropriadas para comunicar certos aspectos do comportamento leitor. (...) As atividades habituais (ou permanentes) também são adequadas para cumprir outro objetivo didático: o de favorecer a aproximação das crianças a textos que não abordariam por si mesmas por causa da sua extensão. Ler cada semana um capítulo de um romance é uma atividade que costuma ser frutífera nesse sentido. A leitura é compartilhada: a professora e os alunos lêem alternadamente em voz alta; escolhe-se um romance de aventuras ou de suspense que possa captar o interesse das crianças e se interrompe a leitura em pontos estratégicos, para criar expectativa.

Sequências didáticas:
As sequências de atividades estão direcionadas para se ler com as crianças diferentes exemplares de um mesmo gênero ou subgênero (poemas, contos de aventura, contos fantásticos...), diferentes obras de um mesmo autor ou diferentes textos sobre um mesmo tema. Ao contrário dos projetos, que se orientam para a elaboração de um produto tangível, as sequências incluem situações de leitura cujo único propósito explícito – compartilhado com as crianças – é ler.

Trechos do livro Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 36 reais.

4-Uso de diversos gêneros orais:
Dominar os gêneros mais formais que apóiam a aprendizagem da Língua Portuguesa e das outras áreas,como seminários, relatos de experiências, entrevistas,debates e palestras.O aluno aprenderá a construir progressivamente modelos apropriados do uso da linguagem oral em diferentes circunstâncias e a participar de debates,entrevistas,palestras e saraus.Propor durante as sequências didáticas planejadas com esse objetivo.

Como propor:Por meio do acesso de DVDs e vídeos a exemplos de textos orais dos gêneros previstos para análise e reflexão e da participação em debates regrados,apresentações de painéis e seminários.

5-Produção,revisão e edição de textos:
Procedimentos que permitem ao aluno escrever textos de gêneros diversos com intenção comunicativa.Durante projetos didáticos semestrais e outras situações de produção textual.O aluno aprenderá a cortar passagens reduntantes e marcas da língua falada, a acrescentar informações ou falas de personagens para diminuir as lacunas do texto, a substituir termos por outros mais precisos, a inverter frases ou parágrafos para buscar melhor ordem para as idéias e a revisar e diagramar o próprio texto.

Como propor:Com atividades de edição que exija cortar,acrescentar e inverter trechos ou passar textos como depoimentos espontâneos e entrevistas da linguagem oral para a escrita.


                       


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2 comentários:

  1. Bommmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaa!
    Vim deixar meu carinho e lhe desejar um
    ótimo dia!

    Beijos fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. ♥Bom Dia♥
    Passando para deixar meu carinho e lhe
    desejar um belo início de Semana:)

    Beijoss fica com Deus!
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir

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