BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sábado, julho 03, 2010

Vi,Li,Gostei e Recomendo o blog 03/07/10


Conheci o blog da Janderleia e de lá trouxe estas informações importantes sobre poema.
Visitem o blog,pois ele está cheinho de coisas legais para nossas aulas.

GÊNERO TEXTUAL: “POEMA”
Poema é uma obra de arte, em verso ou não, em que há poesia. As palavras são escolhidas pela sua beleza e som e arrumadas com cuidado. Existe uma diferença entre poema e poesia. O poema é o resultado concreto da arte da poesia.
Poesia é a manifestação do belo. É a habilidade de tornar algo poético. Se faz com versos, rimas e estrofes. É a expressão do belo. Ela está nas coisas e nos seres à espera de um olhar sensível.
Definição simples: Poema é um texto com rimas, versos e estrofes.
DEFINIÇÃO DE:
Versos - São as linhas do poema.
Estrofes- Nome dado a cada grupo de versos que compõem um poema.
Rimas – São palavras que combinam.
Um poema pode ser:
Lírico(amor, morte, tempo, natureza) – Dramático(peças de teatro em forma de diálogo) – Épico (fatos heróicos) – Satírico (ridiculariza pessoas) – Pastoral (vida campestre) – Didático (visa transmitir ensinamentos práticos).
Formas como o poema pode ser escrito:
Ode (estilo sóbrio, muitas vezes de homenagens).
Soneto (composição de 14 versos, com 2 quartetos e 2 tercetos)
Hino
Elegia (de tristeza ou luto)
Canção
Balada (composto de 3 oitavas e uma quadra e /ou uma quintilha)
Madrigal (confissão de amor com 2 ou 3 tercetos e 1 ou 2 dísticos)
Acrósticos (formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si, ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.)
Trova (pensamentos ou emoção de 4 versos e 1 estrofe.
Cordel (poemas longos, utilizando vários formatos de estrofes, versos e rimas.
Poetrix ( é um poema rápido, criativo que diz o máximo com o mínimo. Simples, inovador e impactante.)
Metodologias
- Mural de Poemas – Fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem ou conhecem. Pesquisar se a família sabe alguns versinhos, coletar tudo e expor na sala com a leitura de todos pelo professor e alunos. E que esse mural permaneça na sala por muito tempo, onde os alunos poderão colocar os versos que mais gostam(...) de qualquer época ou autor (...) são procedimentos que vão criando um ambiente em que o prazer de ler passa a tomar forma.
-Leitura silenciosa e oral de vários poemas. Visita à Biblioteca, Internet ou confecção de cartões com diversas formas de poesia.
- Ler para e com as crianças poesias apropriadas para a faixa etária delas. Expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
- Transformação de poesias em jograis. Leitura em duplas. Por filas. Meninos. Meninas.
- Incentivar a declamação de poesias explorando os ritmos e a sonoridade que elas contêm
- Identificar as palavras que rimam, pensar em outras que terminem como aquelas;
-Dramatizações.
-Brincar com as palavras destacando as que mais chamaram a atenção dos alunos e inseri-las em novos versos ou frases
-Criar estrofes continuando o poema verbalmente e em conjunto.
-Representar através de desenhos e pinturas.
-Promova situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras).
-Criar estrofes continuando o poema.
- Produção de acrósticos com os nomes e nomes de pessoas queridas dos alunos.
-Dança da Cadeira: Quem sair deverá fazer um acróstico com a palavra sorteada em caixinha.
-Estouro da Bexiga: Cada aluno receberá uma bexiga com uma palavra dentro. Será estourada uma a uma, e a medida que as mesmas forem sendo estouradas, o aluno fará uma rima ou um acróstico (depende da proposta do professor) com a sua palavra. Ex. lua, sol, amor (palavras pequenas).
-Aprendendo a rimar: O grupo em círculo. A professora entregará a uma das participantes uma caixa vazia e dirá; “O que você deseja que esteja dentro desta caixa?” A pessoa dirá o nome de alguma coisa e passará a caixa para a vizinha da esquerda. Esta pegará a caixa e terá que dizer o nome de uma coisa que rime com a palavra anterior. Passará à pessoa seguinte, e assim por diante. A palavra chave foi, por exemplo, “lata”, imediatamente, sem repetir vocábulos, outras vão sendo ditas: mata, ata, batata, pata, etc. Quem errar sai fora. A brincadeira continua com outras palavras, até que reste uma só pessoa, a qual levará o prêmio.
-Meu melhor amigo: Produzir uma poesia brincando com o amigo.
-Recortando poemas para que os alunos montem. O poema deverá ser lido umas 3 vezes pelo professor, para que os alunos tenham uma noção prévia.
- Organizar mostras dos trabalhos realizados pelos alunos
- Publicar poemas criados pelos participantes em jornais que circulam na cidade e Região, no Blog
-Montar um Livro de poesias dos alunos.
-Promover a visita de um poeta da cidade à sala para que o mesmo esteje falando sobre suas experiências e sonhos aos alunos.
O objetivo do trabalho com poesia então, não é o de formar poetas profissionais, pois são poucas as pessoas que nascem com este talento. O que se propõe é que as crianças não percam a poesia que nasce com todos nós.
Fonte não informada.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios