BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 13, 2011

Poesia/Palavras mágicas- 13/03/11

Estimulando a linguagem oral com versos e estrofes

Castro Alves/Dia Nacional da Poesia

Fonte: Projetos Escolares/fundamental, nº 44, Editora On Line
Escuta e oralização de poesias

Revista Nova Escola Especial
Planos de aula/Língua Portuguesa
Poesia
Escuta e Produção Oral
Objetivos
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
Tempo estimado
Quatro meses.
Material necessário
Livros variados de poesias de autores como Cecília Meireles, Cora Coralina, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Eva Furnari, Tatiana Belinky, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Sérgio Caparelli, Mário Quintana, entre outros.
Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Apoio para livros ou prancha de apoio para cadeira de rodas. Eles podem ser solicitados aos serviços de saúde, organizações e entidades ou serem confeccionados por você.
Lembre-se de solicitar à família do aluno orientações gerais para uso de recursos funcionais.
Desenvolvimento
1ª etapa
Acomode os alunos em roda, escolha poesias e leia para a turma.
Expresse os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Organize todos os alunos sentados no chão e posicione o cadeirante junto à parede, usando apoio próprio, se necessário, para mantê-lo confortável e na mesma altura dos colegas.
2ª etapa
Sugira que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia.
Crie um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Posicione o mural na altura da cadeira de rodas.
Oriente outros profissionais da escola a facilitar a acessibilidade em todos os aspectos do espaço físico.
3ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Proponha ao grupo a idéia de organizar um sarau (apresentação) de poesias.
 Cada um deve memorizar uma poesia (empreste o livro ou o texto para que possam levar para casa e tenha auxílio de um adulto para decorar).
Mesmo que não saiba ler convencionamente, a criança pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto sabido de cor.
5ª etapa
Promova situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras).
Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente no como escrever.
A tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das palavras.
Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir de poesias já memorizadas pela garotada.
Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Adeque as atividades gráficas usando recursos próprios, como um teclado de computador adptado. Também é possível substituir o papel por materiais mais grossos para facilitar o manuseio.
6ª etapa
Promova a produção de um folder para ser distribuído no dia do sarau.
Você poderá propor a escrita das poesias em duplas.
Neste caso, as crianças com hipóteses mais avançadas podem ser as responsáveis pela escrita e as demais responsáveis por ditar o texto a ser escrito.
É importante prever situações de revisão da escrita (para que as crianças possam avançar em suas produções) e porque o folder precisará estar com a escrita convencional uma vez que será distribuído ao público.
7ª etapa
Grave ou filme as declamações em sala e promova tematizações.
8ª etapa
Apresente a gravação. As crianças devem fazem uma autoavaliação quanto à entonação e expressão de voz, à fluência, ao ritmo e à dicção, além de buscar estratégias para aperfeiçoar a apresentação.
Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Quando o aluno tiver alteração na motricidade oral e sua expressão não atender a esses quesitos, incentive a participação dele com expressões corporais ou então reduza o tamanho do texto, propondo um verso em coro ou algumas palavras de uma estrofe em evidência,numa parceria com colegas ou com você.
Produto final
Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares (que façam a inscrição com antecedência) e folder que contenha as poesias escritas.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.

Coletânea de textos poéticos memorizados
Objetivos
• Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
• Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
• Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo estimado
Um mês.
Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas, canções).
Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha o projeto: selecionar os textos poéticos conhecidos e preferidos para organizar uma coletânea e, com ela, montar um livro.
Defina com as crianças o título da obra e quem será o destinatário: alunos da escola, pais, professores, amigos.
Converse com o grupo sobre os textos poéticos que conheça e que gostaria de ver incluídos na coletânea.
2ª etapa
Forme duplas ou trios e distribua para cada grupo uma folha com quatro textos, sendo dois escolhidos pelo grupo.
Se os textos forem parecidos na extensão, nas palavras e nas frases, será mais difícil para os alunos fazer a diferenciação entre eles, pois a tarefa exigirá que se debrucem sobre a composição de cada palavra.
Para propor que os leitores não convencionais participem da atividade e aprendam com ela, é necessário garantir que conheçam de cor o texto em sua forma oral.
Para os alunos que já leem convencionalmente, distribua livros com textos poéticos.
Eles vão selecionar os que gostam mais para incluir na coletânea.
Flexibilização para deficiência auditiva
Forme um trio dos alunos com deficiência com outros mais avançados e competentes nessa tarefa. Escolha textos bem explorados em aula, os quais as capas sejam bem conhecidas e que tenham ilustrações que traduzam bem o conteúdo do texto.
3ª etapa
Proponha às crianças que ainda não leem procurar algumas palavras do texto (“Onde está escrito ... ?”) e socialize com o grupo pistas utilizadas para encontrar a palavra.
 Peça que justifiquem as escolhas (“Por que você acha que é esta a palavra?”), pois essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito.
Para o grupo que ficou com os livros, peça que expliquem as razões da seleção e as estratégias utilizadas. Nessas atividades de leitura os pequenos são vistos como leitores plenos, e não meros decifradores ou sonorizadores de textos.
Flexibilização para deficiência auditiva
Estimule os amigos do trio a deixar o aluno participar ao relacionar o texto à capa.
Deixe-o manusear o livro e se dedicar à leitura das ilustrações.
4ª etapa
Ao finalizar a leitura, organize uma conversa coletiva com o objetivo de compartilhar as descobertas e as estratégias para a localização dos textos. É um momento também para as crianças contarem os problemas que enfrentaram para encontrar o trecho destacado entre outros tão parecidos. Para concluir, é preciso organizar os textos selecionados em um livro e depois distribuir para os destinatários definidos.
Produto final
Coletânea de poesias.
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos alunos: quais foram as pistas utilizadas, como justificaram as escolhas e se as duplas trabalharam bem.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios