Piet Mondrian
Pieter Cornelis Mondrian, nasceu em Amersfoort na Holanda e embarcou na carreira artística apesar de todas as objeções da sua família.
Estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdão de 1892 a 1895 e depois começou a pintar.
Os primeiros trabalhos de Mondrian, na sua grande maioria, eram pinturas de calmas paisagens em tons de suaves cinzentos, cor de malva e verdes escuros.
Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começou a experimentar cores mais brilhantes no intuito de transcender a natureza, criando uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstrato.
Mudou-se para Paris em 1912, e é então que Mondrian toma contacto com pintores cubistas, rendendo-se às suas ideias e mudando progressivamente de seminaturalista para a crescente abstração.
Mondrian encontrou novos caminhos!
Durante a primeira guerra mundial, Piet pinta na Holanda, e ajuda a fundar uma revista de artes De Stijl, que influenciou a pintura, o design e a arquitectura europeia.
O princípio do século XX ficou marcado pela tentativa de representar a realidade das maneiras mais abstractas, onde a pintura é um exemplo por excelência desse novo olhar.
O pintor holandês levou a abstração até ao máximo dos seus limites.
Ele começou a formular as suas próprias teorias estéticas.
Ao seu estilo e princípios artísticos chamou de Neoplasticismo.
Nas suas últimas composições, Mondrian evita qualquer sugestão de reprodução do mundo material, usando linhas pretas verticais e horizontais que delimitam blocos de puro branco, vermelho, amarelo ou azul. Mondrian exprimiu uma concepção, que revelou ser um expoente elevado de harmonia e de beleza.
É esta procura constante da harmonia e da beleza que leva Piet Mondrian a encontrar a matemática!
Mondrian descobriu o famoso número de ouro e com ele chegou ao retângulo de ouro.
Mondrian descobriu o famoso número de ouro e com ele chegou ao retângulo de ouro.
Partilhou com Da Vinci a ideia de que a arte deveria ser sinónimo de beleza e movimento contínuo, por isso ambos utilizaram o rectângulo de ouro.
A razão de ouro exprime movimento, pois mantém-se em espiral até ao infinito, e o retângulo de ouro exprime a beleza, pois é uma forma geométrica agradável à vista.
Assim, o retângulo de ouro passou a ser presença constante nas suas pinturas.
Eis alguns dos mais famosos quadros de Mondrian, onde podemos observar diversos retângulos de ouro:
Releituras de suas obras:
Sua característica é a busca de objetividade, é o desejo de declarar-se anti-individualista, e pretender a universalidade e a permanência.
O holandês Piet Mondrian(1872-1944) foi considerado o pai do Neoplasticismo.
Muitos foram os artistas que deram novas representações ao real, mas Mondrian foi para além deles!
No Brasil, percebe-se referências ao trabalho de Mondrian na obra de Lygia Pape (1927-2004) e Milton Dacosta (1915-1988).
Arte pura,pura arte
Releituras
Essa atividade foi feita da seguinte forma: os alunos reproduziram, segundo a sua inspiração, a arte na folha de sulfite. Depois, encaparam com essa folha uma caixa de leite (ou suco) e depois colocou as partes que faltavam, como braços e antenas. AQUI
Móbile:
Piet Mondrian - Móbile - Cores primárias, Artes Visuais, Aula de artes. Atividades práticas de artes para sala de aula, Atividades práticas de artes, Artes Visuais, Exemplos de Artes, Atividade Pedagógica, Artes para sala de aula, Ensino de artes, Educação Artística, Ensino Educação Artística, Uso das cores, Plano de aula de artes, Plano de ensino de artes, Plano de aula educação artística, Como pintar - Como desenhar - Práticas de ensino de artes, Atividades Práticas de Artes - Prática de educação artística em sala de aula: AQUI AQUI
Pieter Cornelis Mondrian, geralmente conhecido por Piet Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) foi um pintor neerlandês modernista. Criou o movimento artístico neoplasticismo e colaborou com a revista De Stijl e depois com as formas da pintura concreta. Composição com vermelho, amarelo e azul (1921). Nessa obra de 1921 o artista já exibe uma composição na
qual as cores apresentadas são as primárias, dispostas em
figuras quadradas e retangulares delimitadas por nítidos
traços pretos. AQUI
Nesse vídeo explicamos a obra composição em Branco, vermelho e amarelo de Piet Mondrian, bem como o movimento De Stijl, a Teosofia e o Neoplasticismo, conceitos que tem ligação com a biografia do artista. AQUI
Outras sugestões: AQUI
Matemática/sugestão: AQUI
Sobre o artista: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.