Linguagem Afins:Dinossauros
Informação, gêneros literários, curiosidades, artes, hora da história, poesia...tudo o que você quiser transforma-se em aula lúdica!
Aula Dinossauros:
Autor :Andrea da Silva Castagini
Autor :Andrea da Silva Castagini
Co-autor:Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
Biologia: Identidade dos seres vivos .Origem e evolução da vida
Ciências Naturais: Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer as características gerais dos répteis.
Compreender a correlação existente entre os dinossauros e os répteis.
Contextualizar o surgimento dos répteis com as eras geológicas e a fase em que os dinossauros habitaram a Terra.
Duração das atividades:3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ao trabalhar com o ensino fundamental, talvez seja necessário a explanação sobre as eras geológicas.
Procure trabalhar este tema antes de iniciar as aulas, para situar os alunos sobre o passado geológico.
Estratégias e recursos da aula
Atividade destinada a ensino fundamental e médio
O Parque dos Dinossauros
1°)Eras Geológicas
Pode começar a aula com um trecho de desenho animado (ou filme) que mostre dinossauros e seres humanos convivendo.
Exemplo, Flintstones ou o filme Jurassic Park. Pergunte aos alunos se é verdade que o homem conviveu com os dinossauros.
Situado o conhecimento dos alunos, parta agora para o trabalho com as eras geológicas, onde ficará claro que dinossauros e seres humanos não viveram juntos.
Para isto, peça que pesquisem endereços na internet com informações sobre as eras geológicas.
A partir das informações coletadas, sugira a construção de um modelo 2D ou 3D das eras geológicas, onde ficará mais fácil de entender o posicionamento temporal destes dois grupos de seres vivos.
2°) Os fósseis
Como ficamos sabendo da existência dos dinossauros, se eles deixaram de viver a milhões de anos?
(Buscar o histórico dos primeiros fósseis estudados e correlacionar com as teorias de evolução).
Para trabalhar com os alunos, sugerimos o experimento “Como fazer um fóssil”, acessando o seguinte endereço:
Nos endereços abaixo, poderá ver vídeos sobre os fósseis.
Transitional Tetrapod Fossil
3°) Meu dinossauro de estimação
Aqui o trabalho será uma pesquisa direcionada.
Distribua uma espécie por aluno e recomende a pesquisa nos sítios indicados e em enciclopédias.
Eles deverão buscar o máximo de características e hábitos de vida do dinossauro a eles selecionado.
Também é necessário que eles pesquisem uma imagem que represente a espécie estudada.
Para ajudar a definição das espécies a serem pesquisadas, recomendamos este endereço:
Após a pesquisa, distribua a ficha para que eles preencham com os dados do dino de estimação.
FICHA DO DINOSSAURO
Nome do dono (estudante):
Preencha as informações abaixo:
Qual o nome do seu dinossauro?________________
O que significa este nome?_____________________
Há quanto tempo e em que era geológica ele viveu?________________
Seu dinossauro era herbívoro, carnívoro ou onívoro?_________________
Descreva brevemente o corpo do dinossauro.__________________
Como era o caminhar deste dinossauro?_______________________
Em que tipo de terreno ele vivia?_________________________
Descreva um fato interessante desta espécie.____________________
Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário.
Poderão fazer uma série de slides e mostrá-los em sala de aula ou laboratório de informática.
As fichas preenchidas serão recolhidas e agrupadas, para fazer um índice das espécies do Parque dos Dinossauros.
De posse da imagem impressa do dinossauro, instrua os alunos a colarem-na em um papelão ou cartolina, de modo a ficar mais firme.
Agora deverão recortar uma base em cartolina ou papelão, para deixar a imagem de pé.
Importante: Professor, imprima previamente as ilustrações que representam os períodos geológicos que os dinossauros viveram.
O tamanho mínimo recomendável destas imagens é de uma folha A4.
Se for possível imprimir em tamanho maior, o resultado tende a ser melhor.
E preferencialmente a cores.
Imagem: Andrea Castagini
Diorama do Parque dos Dinossauros.
Agora que os alunos já conhecem mais sobre os dinossauros é a vez de montar o parque dos dinossauros figurativamente.
Coloque as ilustrações dos ambientes de cada período geológico preso a uma parede, rente a uma mesa (ou carteira).
Os alunos colocarão suas imagens de dinossauros a frente da imagem do ambiente, compondo desta maneira o Parque dos Dinossauros.
Se desejar, fotografe o resultado final das composições, para expô-la posteriormente para toda escola.
4°) Dinossauros são répteis
Atividade preferencialmente destinada para o ensino médio
Nesta atividade os alunos deverão pesquisar as características que definem os répteis, os atuais e os extintos (entre eles os dinossauros).
Com os dados pesquisados, montar uma tabela comparativa entre os répteis atuais e os dinossauros.
Este endereço traz imagens tridimensionais de alguns dinossauros:
Cladograma
Com as informações e de posse das imagens do Portal do Professor, instrua os alunos a construir um cladograma, organizando os grupos de répteis nas posições corretas.
Observando as características dos dinossauros e dos demais répteis, peça que os alunos avaliem quais características podem ser consideradas primitivas e quais são derivadas.
VIDEOS
Os seres humanos nunca conviveram com os dinossauros.
Entretanto, existem filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos que mostram nossa espécie vivendo com estes répteis extintos.
Peça aos alunos que pesquisem títulos destes recursos audiovisuais e os tragam para a aula.
Se houver a possibilidade de usar televisão e "DVD player", o professor poderá passar trechos destes vídeos.
O professor poderá pedir como trabalho dos alunos que eles façam uma releitura destes vídeos, na forma de história em quadrinhos.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Crânio do dinossauro Animação/simulação
Transitional Tetrapod Fossil Vídeo
Avaliação
A participação e a produção dos alunos durante esta aula serão usados como objetos da avaliação.
Dinos na Escola
Revista Projetos Escolares Especial nº 26
Editora On line
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.