BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 31, 2011

Dinossauros e Afins/01 - 01/06/11

Linguagem Afins:Dinossauros
Informação, gêneros literários, curiosidades, artes, hora da história, poesia...tudo o que você quiser transforma-se em aula lúdica!


Aula Dinossauros:
Autor :Andrea da Silva Castagini
Co-autor:Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
 Biologia: Identidade dos seres vivos .Origem e evolução da vida
Ciências Naturais: Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer as características gerais dos répteis.
Compreender a correlação existente entre os dinossauros e os répteis.
Contextualizar o surgimento dos répteis com as eras geológicas e a fase em que os dinossauros habitaram a Terra.
Duração das atividades:3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ao trabalhar com o ensino fundamental, talvez seja necessário a explanação sobre as eras geológicas.
Procure trabalhar este tema antes de iniciar as aulas, para situar os alunos sobre o passado geológico.
Estratégias e recursos da aula
Atividade destinada a ensino fundamental e médio
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1880/imagens/labinformatica.png
O Parque dos Dinossauros
1°)Eras Geológicas
Pode começar a aula com um trecho de desenho animado (ou filme) que mostre dinossauros e seres humanos convivendo.
Exemplo, Flintstones ou o filme Jurassic Park. Pergunte aos alunos se é verdade que o homem conviveu com os dinossauros.
Situado o conhecimento dos alunos, parta agora para o trabalho com as eras geológicas, onde ficará claro que dinossauros e seres humanos não viveram juntos.
Para isto, peça que pesquisem endereços na internet com informações sobre as eras geológicas.
A partir das informações coletadas, sugira a construção de um modelo 2D ou 3D das eras geológicas, onde ficará mais fácil de entender o posicionamento temporal destes dois grupos de seres vivos.
2°) Os fósseis
Como ficamos sabendo da existência dos dinossauros, se eles deixaram de viver a milhões de anos?
(Buscar o histórico dos primeiros fósseis estudados e correlacionar com as teorias de evolução).
Para trabalhar com os alunos, sugerimos o experimento “Como fazer um fóssil”, acessando o seguinte endereço:
Nos endereços abaixo, poderá ver vídeos sobre os fósseis.
Transitional Tetrapod Fossil

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1880/imagens/fossil.jpg
3°) Meu dinossauro de estimação
Aqui o trabalho será uma pesquisa direcionada.
Distribua uma espécie por aluno e recomende a pesquisa nos sítios indicados e em enciclopédias.
Eles deverão buscar o máximo de características e hábitos de vida do dinossauro a eles selecionado.
 Também é necessário que eles pesquisem uma imagem que represente a espécie estudada.
Para ajudar a definição das espécies a serem pesquisadas, recomendamos este endereço:
Após a pesquisa, distribua a ficha para que eles preencham com os dados do dino de estimação.

FICHA DO DINOSSAURO
Nome do dono (estudante):
Preencha as informações abaixo:
Qual o nome do seu dinossauro?________________
O que significa este nome?_____________________
Há quanto tempo e em que era geológica ele viveu?________________
Seu dinossauro era herbívoro, carnívoro ou onívoro?_________________
Descreva brevemente o corpo do dinossauro.__________________
Como era o caminhar deste dinossauro?_______________________
Em que tipo de terreno ele vivia?_________________________
Descreva um fato interessante desta espécie.____________________

Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário.
 Poderão fazer uma série de slides e mostrá-los em sala de aula ou laboratório de informática.
As fichas preenchidas serão recolhidas e agrupadas, para fazer um índice das espécies do Parque dos Dinossauros.
De posse da imagem impressa do dinossauro, instrua os alunos a colarem-na em um papelão ou cartolina, de modo a ficar mais firme.
Agora deverão recortar uma base em cartolina ou papelão, para deixar a imagem de pé.
Importante: Professor, imprima previamente as ilustrações que representam os períodos geológicos que os dinossauros viveram.
O tamanho mínimo recomendável destas imagens é de uma folha A4.
Se for possível imprimir em tamanho maior, o resultado tende a ser melhor.
E preferencialmente a cores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1880/imagens/dioramaportal.jpg
Imagem: Andrea Castagini
Diorama do Parque dos Dinossauros.
Agora que os alunos já conhecem mais sobre os dinossauros é a vez de montar o parque dos dinossauros figurativamente.
Coloque as ilustrações dos ambientes de cada período geológico preso a uma parede, rente a uma mesa (ou carteira).
Os alunos colocarão suas imagens de dinossauros a frente da imagem do ambiente, compondo desta maneira o Parque dos Dinossauros.
Se desejar, fotografe o resultado final das composições, para expô-la posteriormente para toda escola.
Atividade inspirada no sítio: http://olc.spsd.sk.ca/DE/webquests/dino/dinowq.htm   
4°) Dinossauros são répteis
Atividade preferencialmente destinada para o ensino médio
Nesta atividade os alunos deverão pesquisar as características que definem os répteis, os atuais e os extintos (entre eles os dinossauros).
Com os dados pesquisados, montar uma tabela comparativa entre os répteis atuais e os dinossauros.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1880/imagens/cranio_dino.jpg
Este endereço traz imagens tridimensionais de alguns dinossauros:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1880/imagens/velocirapto.jpg
Cladograma
Com as informações e de posse das imagens do Portal do Professor, instrua os alunos a construir um cladograma, organizando os grupos de répteis nas posições corretas.
Observando as características dos dinossauros e dos demais répteis, peça que os alunos avaliem quais características podem ser consideradas primitivas e quais são derivadas.
VIDEOS
Os seres humanos nunca conviveram com os dinossauros.
 Entretanto, existem filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos que mostram nossa espécie vivendo com estes répteis extintos.
Peça aos alunos que pesquisem títulos destes recursos audiovisuais e os tragam para a aula.
Se houver a possibilidade de usar televisão e "DVD player", o professor poderá passar trechos destes vídeos.
O professor poderá pedir como trabalho dos alunos que eles façam uma releitura destes vídeos, na forma de história em quadrinhos.
Recursos Educacionais

Nome                                                 Tipo

Crânio do dinossauro                   Animação/simulação

Transitional Tetrapod Fossil         Vídeo

Avaliação
A participação e a produção dos alunos durante esta aula serão usados como objetos da avaliação.
 
 
Dinos na Escola
Revista Projetos Escolares Especial nº 26
Editora On line
 












Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios