Poesias como recurso para ampliar
o repertório e desenvolver a oralidade
das crianças desde a pré-escola.
Objetivos
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.
Conteúdo - Comunicação oral.
Anos :Pré-escola.
Tempo estimado :Dois meses.
Material necessário:
- Filmadora
- Caixa de papelão
- Aparelho de som
- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil, 16 reais)
Livros:
- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)
- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)
Flexibilização:
Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete.
É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão.
Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece.
Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor.
Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia.
Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando.
Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas.
Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto.
Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas.
Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa.
Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado.
No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar.
Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados.
Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação.
Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento.
Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.
2ª etapa
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.
3ª etapa
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto.
Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito.
Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem.
Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.
4ª etapa
Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz.
Proponha que a recitem coletivamente.
Repita o procedimento com outros poemas.
Use a filmadora para gravar esses momentos.
Bola de gude
Ricardo Azevedo
A maior bola do mundo
é de fogo e se chama sol.
A bola mais conhecida
é a de jogar futebol.
Certa bola colorida
jogar bem eu nunca pude
é de vidro essa bandida
e chama-se bola de gude.
5ª etapa
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.
6ª etapa
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau.
Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores.
Convide as famílias para o evento.
7ª etapa
Ensaie com a turma os poemas.
Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.
Produto final:
Sarau infantil.
Avaliação:
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.
Consultoria :Adriana Sobhie
Diretora da Secretaria Municipal de Educação de Tupã, SP
Linguagem oral com poesias
A poesia é um ótimo recurso para aumentar o universo cultural das crianças e desenvolver a oralidde mesmo que elas ainda não saibam ler.
"Poesia é descoberta das coisas que eu nunca vi."
A definição do escritor brasileiro Oswald de Andrade (1890-1954) se encaixa perfeitamente no que os textos do gênero podem representar para os pequenos que estão descobrindo as possibilidades da linguagem e da oralidade.
Organizar frequentemente leitura de versos em voz alta para os alunos e ensiná-los a recitar é uma maneira de propiciar a ampliação do universo discursivo deles (leia o projeto didático).
"A poesia tem características, como a musicalidade e a rima, que despertam o interesse das crianças pelas palavras, mesmo que elas ainda não saibam escrevê-las", diz Adriana Sobhie, diretora de orientação educacional da Secretaria de Educação de Tupã, a 514 quilômetros de São Paulo.
O contato estabelecido pelos alunos com o material poético pode ocorrer desde cedo: eles se relacionam com poemas ao se movimentar no ritmo de uma canção, por exemplo.
Afinal, um poema acompanhado de instrumentos é música.
E eles mesmos têm seus momentos poéticos, quando brincam de rimar com elementos do cotidiano, como "O pincel caiu em cima do pastel cheio de mel".
Mas isso não quer dizer que um trabalho bem feito na Educação Infantil possa dispensar muita pesquisa e estudo.
O primeiro passo é definir o que vai ser lido.
As escolhas têm de despertar a curiosidade das crianças pela sonoridade, entre outras coisas.
"Não faz sentido descartar textos que apresentem termos difíceis de serem pronunciados ou priorizar produções que não despertam o interesse da turma pelo contexto só porque são consideradas clássicas", diz Renata de Souza, coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil Maria Betty Coelho Silva (CELLIJ), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente.
As educadoras da EMEIF Nossa Senhora de Fátima, em Tupã, por exemplo, escolheram Bola de Gude, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, que conta a opinião de um menino sobre bolas e, em especial, da que dá nome ao poema.
Outro ponto importante é a dedicação aos textos antes de apresentá-los ao grupo.
Outro ponto importante é a dedicação aos textos antes de apresentá-los ao grupo.
Leia o material várias vezes para compreender o tema e ensaie a leitura em voz alta, conferindo ritmo e entonação.
Isso contribui para você ser encarado como um bom modelo de declamador.
Para desenvolver a oralidade, também vale usar as adivinhas, como "O que é, o que é, quanto mais curto for, mais rápido é?" (o tempo).
Breves e simples, são de fácil memorização.
Parlendas, como "amanhã é domingo, pede cachimbo...", costumam apresentar frases na ordem direta, o que facilita a repetição também.
Já os trava-línguas são interessantes por serem complicados: os pequenos não resistem ao desafio de dizer, por exemplo, "O rato rasgou a roupa do rei de Roma" corretamente e, à medida que vão acertando, acelerarem o ritmo da pronúncia.
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