O sonho de Dalí
Autor: Juliana Gomes de Souza Dias
Co-autor:Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
Artes Arte Visual:
Apreciação significativa em arte visual
Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Apresentar aos alunos algumas obras de Salvador Dali e despertar neles a imaginação e criatividade na leitura das obras.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando algumas obras de Salvador Dali:
A persistência da memória
O enigma de desire
Um segundo antes Despertar de um Sonho causado pelo vôo de uma Abelha Cerca de Romãs, 1944
Ao apresentar as obras peça que os alunos citem o que vêem e o que sentem em relação às imagens. Anote no quadro as respostas dos alunos.
Agora distribua para a turma o texto Poema pra Dalí de Katia Canton disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poema-dali-423416.shtml
Poema para Dalí
Era uma vez
Um sonho de menino
Estranho,
Versátil,
Admirável.
De repente, o tempo não existia mais
Tinha parado,
Congelado,
suspendido.
O relógio começou a escorregar por entre as suas mãos
E o tempo foi derretendo.
O menino então falou comigo:
"eu penso, eu digo e falo
o que vem na mente.
E você sente"
Juntos, escrevemos automaticamente
Tudo o que vem à cabeça
Sem censura
nem suspiro.
A gente se entende.
As imagens que surgem do texto são bonitas.
Surgem Dalí e daqui
Tem sol, tem mar, têm casas e árvores
E tem gente estranha.
As cenas são improváveis
E o ritmo é de um sincopado que não existe,
nem nas mais exóticas músicas que ouvimos.
Apenas sonho de meninos?
Se eu fosse um artista
surrealista
Eu também sonharia assim
Perguntaria teu nome
E no meio da fome
Pediria pra você ficar e pintar comigo
Eu iria me nutrir da tua mão de chocolate
E da tua pele de pêssego.
Juntos, iríamos passar tinta, comemorar
e colorir todos os sonhos do mundo.
Poema de Katia Canton
ilustrado por André Davino
Após a leitura do texto deverá ser feito um breve debate entre as imagens e o texto.
Durante o debate o professor deverá instigar a imaginação dos alunos e a criatividade, ressaltando a importância do respeito às opiniões dos colegas, a discussão das idéias, desenvolvendo o senso crítico, a reflexão, etc.
Atenção professor!
Durante o debate contextualize as obras e o artista para turma, falando sobre o movimento surrealista, principais artistas e características das obras de Salvador Dalí.
Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para consulta sobre o tema.
Aula 02: Soltando a imaginação:
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o movimento do surrealismo e sobre o artista Salvador Dalí é hora de soltar a imaginação e a criatividade para interpretar o conto “O quadro de pano”, disponível nos recursos:
Contos populares: parte 2 [Categorias Literárias]
Contos populares: parte 4 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9674/contos_populares._parte_4.mp3)
Contos populares: parte 4 [Categorias Literárias]
Contos populares: parte 5 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9677/contos_populares._parte_5.mp3)
Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias]
Contos populares: parte 7 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9680/contos_populares._parte_7.mp3)
Contos populares: parte 7 [Categorias Literárias]
Após a apreciação do áudio o professor deverá distribuir para os alunos folhas de papel no tamanho A3, tinta guache e pincel.
Cada aluno deverá criar uma obra expressando sua interpretação do conto.
Atenção professor!
Reproduza quantas vezes for necessário o áudio da história, para que os alunos compreendam e interpretem o conto.
Ao término da atividade, cada aluno deverá apresentar para a turma o seu trabalho e explicar sua obra.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Contos populares: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 4 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 7 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Salvador Dali
http://www.ocaiw.com/galleria_maestri/gallery.php?lang=pt&id=323 http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfmfuseaction=termos_texto&cd_verbete=3650 http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html
Revista Nova Escola: Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Edição especial nº. 13. Abril, 2007.
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados.
Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
O TEMPO COMO TEMA DE POEMAS E MÚSICAS
Autor: LUCILENE HOTZ BRONZATO
Co-autor:MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA
Estrutura Curricular
Língua Portuguesa Língua oral e escrita:
Prática de escuta e de leitura de textos
Prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Os alunos poderão aprender que o "tempo" é um tema instigante para todos os setores das artes. Lerão poemas clássicos com esse tema, ouvirão canções e analisarão um das obras mais conhecidas de Salvador Dali, A persistência da memória.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta sequência didática não é necessário nenhum conhecimento como prerrequisito.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA1: ( duas aulas de 50 minutos)
Professor, assista com seus alunos ao vídeo ou escute o áudio da canção “Senhor do tempo” de Charles Brown Jr, disponível em http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/300373/.
Discuta com os alunos as várias acepções da palavra “tempo” que aparecem na música.
Mostre-lhes uma reprodução da obra de Salvador Dali, “A persistência da memória” ( Professor, essa obra é também conhecida como "Relógios moles") .
Discuta a concepção de tempo suscitada pela pintura de Dali.
Professor, você poderá se informar em alguns sites sobre Salvador Dali e sobre a sua obra ( ver recursos complementares).
Peça aos alunos que tentem enumerar os símbolos que representariam o tempo, além do relógio (eles deverão se lembrar, por exemplo, da ampulheta).
ETAPA 2:
Faça com os alunos um levantamento de provérbios, citações, pensamentos que eles já tenham ouvido sobre o tempo.
Por exemplo, diz-se que "tempo é dinheiro", que "o tempo tudo cura", que "o tempo é o senhor da razão"...
Monte um painel ilustrado com os símbolos do tempo e esses conhecimentos populares ( modelo cultural popular).
Após o painel do tempo ter sido montado, apresente aos alunos a canção “ Tempo rei ", de Gilberto Gil, disponível em http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46247/ .
Trabalhe a concepção de tempo vigente na canção.
ETAPA3:
Professor, divida a turma em duas equipes.
A uma das equipes distribua o poema de Mário Quintana Ah! Os relógios, disponível em http://poetamarioquintana.blogspot.com/2009/01/mario-quintana-ah-os-relogios.html
Ah! Os relógios
Amigos, não consultem os relógios
quando um dia em for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais um necrológios...
Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.
E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...
A outra equipe distribua
O relógio, de Cassiano Ricardo
(http://blogdoporto.com.br/2010/08/o-tempo-cassiano-ricardo/)
O relógio, de Cassiano Ricardo
(http://blogdoporto.com.br/2010/08/o-tempo-cassiano-ricardo/)
"Diante de coisa tão doida
Conservemo-nos serenos
Cada minuto da vida
Nunca é mais, é sempre menos
Ser é apenas uma face
Do não ser, e não do ser
Desde o instante em que se nasce
Já se começa a morrer."
Cassiano Ricardo é um poeta joseense que muito contribuiu para a literatura nacional.
Esta avaliação baseia-se no texto “O relógio” desse poeta.
Questões
1) Para o poeta o que representa o relógio?
2) Na primeira estrofe do poema, diante do inexorável, o poeta manifesta qual sentimento?
3) Em todo o poema, há a presença constante de algo inevitável para todo ser humano. De que se trata?
4) Quando se completa 15 anos, para o poeta você tem 15 anos positivos ou negativos? Por quê?
5) Os versos curtos e ritmados do poema podem representar:
a)o tique-taque ininterrupto do relógio.
b)as batidas do coração.
6) Podemos afirmar que perpassa todo o poema que sentimento?
7) Em que o relógio faz pensar?
8) Ser, para o poeta
Desafie as duas equipes a analisarem e interpretarem de modo coerente e relevante os poemas.
Um representante de cada equipe deverá expor a interpretação para a turma toda.
A equipe que conseguir o fazer melhor deverá ser premiada.
ETAPA 4:
Retome com os alunos as diferentes acepções da palavra "TEMPO", trabalhadas até esse momento .
Recorte tiras de papel, peça aos alunos que escrevam as diferentes conotações do "TEMPO" ( transcorrer das horas, estado do clima, momento histórico, etc) e peça-lhes que colem aleatoriamente no painel do tempo.
Distribua mais alguns poemas cujo tema é o TEMPO, como os ombros suportam o mundo (http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp
O tempo passa? Não passa (http://www.astormentas.com/din/poema.asp
Peça aos alunos que declamem os poemas e os colem no painel do tempo.
ETAPA 5:
Professor: faça com seus alunos uma leitura dirigida do poema "O que é o tempo?", de Paula Fonseca. Para tanto, vá exibindo o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hklGHIdfH3w.
Recursos Complementares
Sobre a pintura "A persistência da memória", de Salvador Dali, leia: In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-09-17].
Disponível em Quadro "Persistência da memória" disponível em
http://www.infopedia.pt/ $persistencia-da-memoria-(pintura)
Avaliação
Professor:
Divida os alunos em duplas e peça-lhes para montar um RELÓGIO POÉTICO, no qual a decoração de fundo sejam versos de poemas e canções sobre o tempo.
Exponha os relógios pela escola.
Salvatore Dali: artista de infinita grandeza
Surrealismo
Autor: Adriana Alencar de Oliveira Cruz Estrutura Curricular
Ensino Médio :Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Trabalhar leitura imagética e releitura do texto de Salvatore Dali
Estudar biografia desse artista catalão que unificou poesia e artes plásticas
Estudar características do Surrealismo
Produção de releitura
Produção de texto escrito
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve ter em mente a importância da arte como forma de recriação da realidade e de resignificação de pensamentos e sentimentos, contextualizados na sua interação com o mundo e na constante subjetividade que a vida nos impõe e expõe a cada momento.
Estratégias e recursos da aula
Passos da aula
* Primeira aula:
Ouvir a música Leve de Jorge Vercilo, distribuir a letra e cantar com a turma: http://letras.terra.com.br/jorge-vercillo/46662/
Assistir ao vídeo da música de Jorge Vercilo no YouTube
Ouvir novamente a música, debater idéias e impressões sobre a mesma.
Abordar o nome de Salvatore Dali e fazer um breve comentário sobre a vida do artista.
Exibir galeria de Salvador Dali no Data show:
Debate de idéias: Características do surrealismo e sensações despertadas
1.Que sentimentos foram aguçados ao olhar essas obras?
2.O que são sonhos visuais e realidade?
* Segunda aula:
Exibir o vídeo A incrível arte de Salvatore Dali:
Dividir a turma em equipe, estudar a biografia do artista através de pesquisa na Internet.
Cada equipe se responsabilizará pela leitura da biografia de Dali, após a leitura a equipe fará uma síntese do estudo.
Como complemento de atividade cada grupo deverá escrever uma poesia ou uma paródia sobre Salvador Dali e suas principais obras, a equipe pode também enfocar nessa etapa as principais características do Surrealismo.
Após esse momento cada equipe fará uma releitura de uma obra de Salvador Dali
Links sugeridos para a realização dessa etapa:
*Terceira aula:
Disponibilizar frases ditas por Dali em cartazes para apreciação e debate de ideias.
Apresentação das equipes
Atividade sugerida:
Releitura de uma obra (a que o aluno ou grupo de alunos mais gostaram e se identificaram)
Elaboração de um texto abordando os aspectos trabalhados nesse estudo
Recursos Complementares
-Assistir ao filme Little Ashes, o qual foi dirigido por Paul Morrisson, é ambientado na Madri de 1922 e mostra a juventude do pintor, e os amores.
Avaliação
A partir do estudo proposto o aluno deverá ser capaz de justificar as principais características do surrelaismo e demostrar de forma efetiva aspectos da vida e obra de Salvatore Dali, um artista a frente de sua época, que foi ao mesmo tempo amado e odiado por muitos, dono de um talento ímpar, que revolucionou uma época.
Biografia
Salvador Dali
Salvador Felipe Jacinto Dali y Domenech
1904-1989
As excentricidades e declarações provocadoras fizeram de Salvador Dalí uma das mais polêmicas figuras da arte contemporânea, mas não impediram que sua obra fosse reconhecida como uma das mais audaciosas e apuradas da pintura surrealista.
Salvador Felipe Jacinto Dalí nasceu em Figueras, Catalunha, na Espanha, em 11 de maio de 1904.
Desde cedo revelou talento para o desenho e o pai, um tabelião, mandou-o a Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, da qual seria expulso anos depois.
Na capital espanhola conheceu o cineasta Luis Buñuel e o poeta Federico García Lorca.
Suas primeiras obras, como "Moça à janela", enquadradas numa linha naturalista e minuciosa, já produziam uma ambígua sensação de irrealidade, que se acentuaria posteriormente.
Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista.
Foi por essa época que conheceu a mulher do poeta Paul Éluard, Gala, sua futura companheira e modelo.
Colaborou então com Buñuel em dois filmes célebres, Un chien andalou (1928; Um cão andaluz) e L'Âge d'or (1930; A idade de ouro) e pintou algumas de suas melhores obras: "A persistência da memória" e "O grande masturbador".
Nelas exibia um estilo maduro que, embora mostrasse certas influências de De Chirico, atestava absoluta originalidade como representação de um mundo onírico, povoado de alegorias metafísicas e imagens sexuais, apoiadas numa técnica apurada.
Sua exposição de 1933 lhe deu fama internacional e Dalí lançou-se, então, a uma vida social repleta de provocações e excentricidades.
Essa atitude, por alguns considerada mistificadora e venal, aliada a uma postura apolítica, provocou sua expulsão do grupo surrealista.
Durante esse período, adotou o "método de interpretação paranóico-crítico", baseado nas teorias da psicanálise, associando elementos delirantes e oníricos numa linguagem pictórica realista, com freqüentes imagens duplas e objetos do cotidiano, como em "Construção mole com ervilhas cozidas", "Praia com telefone", "Premonições da guerra civil", "Canibalismo de outono" e "O sono".
Durante a segunda guerra mundial, Dalí radicou-se nos Estados Unidos, perto de Hollywood, e colaborou em alguns filmes.
No final da década de 1940 regressou à Espanha e deu início a uma fase inpirada em obras-primas de pintores do passado, como "A última ceia", de Leonardo da Vinci, "As meninas", de Velázquez, "Angelus", de Millet, "A batalha de Tetuan", de Meissonier, e "A rendeira", de Vermeer de Delft -- seu pintor favorito.
Posteriormente, alternou a pintura com o desenho de jóias e a ilustração de livros.
Enquanto isso, sucediam-se as retrospectivas de sua obra (Nova York, 1966; Paris, 1979; Madri, 1982) e, à medida que diminuíam suas aparições públicas, a polêmica dava lugar à renovação do interesse por sua pintura.
Em 1974 foi inaugurado em Figueras o Museu Dalí. Oito anos depois morreu Gala, fato que incidiu negativamente sobre sua atividade artística.
Em 23 de janeiro de 1989, na mesma Figueras natal, morreu Salvador Dalí.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
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