BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, junho 05, 2011

Pintores e Afins/Dalí- 05/06/11

O sonho de Dalí

Autor: Juliana Gomes de Souza Dias
Co-autor:Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
Artes Arte Visual:
Apreciação significativa em arte visual
Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Apresentar aos alunos algumas obras de Salvador Dali e despertar neles a imaginação e criatividade na leitura das obras.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando algumas obras de Salvador Dali:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/A_persistencia_da_memoria_1931.jpg
A  persistência da memória

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/Enigma_de_desire_1929.jpg
O enigma de desire
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/um_segundo_antes_de_despertar_de_um_sonho.jpg
Um segundo antes Despertar de um Sonho causado pelo vôo de uma Abelha Cerca de Romãs, 1944

Ao apresentar as obras peça que os alunos citem o que vêem e o que sentem em relação às imagens. Anote no quadro as respostas dos alunos.
Agora distribua para a turma o texto Poema pra Dalí de Katia Canton disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poema-dali-423416.shtml

Poema para Dalí

Era uma vez
Um sonho de menino
Estranho,
Versátil,
Admirável.
De repente, o tempo não existia mais
Tinha parado,
Congelado,
suspendido.
O relógio começou a escorregar por entre as suas mãos
E o tempo foi derretendo.
O menino então falou comigo:
"eu penso, eu digo e falo
o que vem na mente.
E você sente"
Juntos, escrevemos automaticamente
Tudo o que vem à cabeça
Sem censura
nem suspiro.
A gente se entende.
As imagens que surgem do texto são bonitas.
Surgem Dalí e daqui
Tem sol, tem mar, têm casas e árvores
E tem gente estranha.
As cenas são improváveis
E o ritmo é de um sincopado que não existe,
nem nas mais exóticas músicas que ouvimos.
Apenas sonho de meninos?
Se eu fosse um artista
surrealista
Eu também sonharia assim
Perguntaria teu nome
E no meio da fome
Pediria pra você ficar e pintar comigo
Eu iria me nutrir da tua mão de chocolate
E da tua pele de pêssego.
Juntos, iríamos passar tinta, comemorar
e colorir todos os sonhos do mundo.
Poema de Katia Canton
ilustrado por André Davino
Após a leitura do texto deverá ser feito um breve debate entre as imagens e o texto.
Durante o debate o professor deverá instigar a imaginação dos alunos e a criatividade, ressaltando a importância do respeito às opiniões dos colegas, a discussão das idéias, desenvolvendo o senso crítico, a reflexão, etc.
Atenção professor!
Durante o debate contextualize as obras e o artista para turma, falando sobre o movimento surrealista, principais artistas e características das obras de Salvador Dalí.
Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para consulta sobre o tema.
Aula 02: Soltando a imaginação:
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o movimento do surrealismo e sobre o artista Salvador Dalí é hora de soltar a imaginação e a criatividade para interpretar o conto “O quadro de pano”, disponível nos recursos:
Contos populares: parte 1 (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2277)
Contos populares: parte 2 (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2282)
Contos populares: parte 2 [Categorias Literárias]
Contos populares: parte 4 [Categorias Literárias]
Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias]
Contos populares: parte 7 [Categorias Literárias]
Após a apreciação do áudio o professor deverá distribuir para os alunos folhas de papel no tamanho A3, tinta guache e pincel.
Cada aluno deverá criar uma obra expressando sua interpretação do conto.
Atenção professor!
Reproduza quantas vezes for necessário o áudio da história, para que os alunos compreendam e interpretem o conto.
Ao término da atividade, cada aluno deverá apresentar para a turma o seu trabalho e explicar sua obra.
Recursos Educacionais
Nome                                       Tipo
Contos populares: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 4 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 7 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Salvador Dali
Revista Nova Escola: Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Edição especial nº. 13. Abril, 2007.
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados.
Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
 
 
O TEMPO COMO TEMA DE POEMAS E MÚSICAS
Autor: LUCILENE HOTZ BRONZATO
Co-autor:MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA
Estrutura Curricular
Língua Portuguesa Língua oral e escrita:
Prática de escuta e de leitura de textos
Prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Os alunos poderão aprender que o "tempo" é um tema instigante para todos os setores das artes. Lerão poemas clássicos com esse tema, ouvirão canções e analisarão um das obras mais conhecidas de Salvador Dali, A persistência da memória.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta sequência didática não é necessário nenhum conhecimento como prerrequisito.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA1: ( duas aulas de 50 minutos)
Professor, assista com seus alunos ao vídeo ou escute o áudio da canção “Senhor do tempo” de Charles Brown Jr, disponível em http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/300373/.
Discuta com os alunos as várias acepções da palavra “tempo” que aparecem na música.
Mostre-lhes uma reprodução da obra de Salvador Dali, “A persistência da memória” ( Professor, essa obra é também conhecida como "Relógios moles") .
Discuta a concepção de tempo suscitada pela pintura de Dali.
Professor, você poderá se informar em alguns sites sobre Salvador Dali e sobre a sua obra ( ver recursos complementares).
Peça aos alunos que tentem enumerar os símbolos que representariam o tempo, além do relógio (eles deverão se lembrar, por exemplo, da ampulheta).
ETAPA 2:
Faça com os alunos um levantamento de provérbios, citações, pensamentos que eles já tenham ouvido sobre o tempo.
Por exemplo, diz-se que "tempo é dinheiro", que "o tempo tudo cura", que "o tempo é o senhor da razão"...
Monte um painel ilustrado com os símbolos do tempo e esses conhecimentos populares ( modelo cultural popular).
Após o painel do tempo ter sido montado, apresente aos alunos a canção “ Tempo rei ", de Gilberto Gil, disponível em http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46247/  .
Trabalhe a concepção de tempo vigente na canção.
ETAPA3:
Professor, divida a turma em duas equipes.
A uma das equipes distribua o poema de Mário Quintana Ah! Os relógios, disponível em http://poetamarioquintana.blogspot.com/2009/01/mario-quintana-ah-os-relogios.html

Ah! Os relógios
Amigos, não consultem os relógios
quando um dia em for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais um necrológios...
Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.
E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...

 A outra  equipe distribua
O relógio, de Cassiano Ricardo
(http://blogdoporto.com.br/2010/08/o-tempo-cassiano-ricardo/)

"Diante de coisa tão doida
Conservemo-nos serenos
Cada minuto da vida
Nunca é mais, é sempre menos
Ser é apenas uma face
Do não ser, e não do ser
Desde o instante em que se nasce
Já se começa a morrer."


Cassiano Ricardo é um poeta joseense que muito contribuiu para a literatura nacional.
Esta avaliação baseia-se no texto “O relógio” desse poeta.
Questões
1) Para o poeta o que representa o relógio?
2) Na primeira estrofe do poema, diante do inexorável, o poeta manifesta qual sentimento?
3) Em todo o poema, há a presença constante de algo inevitável para todo ser humano. De que se trata?
4) Quando se completa 15 anos, para o poeta você tem 15 anos positivos ou negativos? Por quê?
5) Os versos curtos e ritmados do poema podem representar:
a)o tique-taque ininterrupto do relógio.
b)as batidas do coração.
6) Podemos afirmar que perpassa todo o poema que sentimento?
7) Em que o relógio faz pensar?
8) Ser, para o poeta
Desafie as duas equipes a analisarem e interpretarem de modo coerente e relevante os poemas.


Um representante de cada equipe deverá expor a interpretação para a turma toda.
A equipe que conseguir o fazer melhor deverá ser premiada.
ETAPA 4:
Retome com os alunos as diferentes acepções da palavra "TEMPO", trabalhadas até esse momento .
Recorte tiras de papel, peça aos alunos que escrevam as diferentes conotações do "TEMPO" ( transcorrer das horas, estado do clima, momento histórico, etc) e peça-lhes que colem aleatoriamente no painel do tempo.
Distribua mais alguns poemas cujo tema é o TEMPO, como os ombros suportam o mundo (http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp
 O tempo passa? Não passa (http://www.astormentas.com/din/poema.asp
 Peça aos alunos que declamem os poemas e os colem no painel do tempo.
ETAPA 5:
Professor: faça com seus alunos uma leitura dirigida do poema "O que é o tempo?", de Paula Fonseca. Para tanto, vá exibindo o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hklGHIdfH3w.

Recursos Complementares
Sobre a pintura "A persistência da memória", de Salvador Dali, leia: In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-09-17].
Disponível em Quadro "Persistência da memória" disponível em
http://www.infopedia.pt/ $persistencia-da-memoria-(pintura)
Avaliação
Professor:
Divida os alunos em duplas e peça-lhes para montar um RELÓGIO POÉTICO, no qual a decoração de fundo sejam versos de poemas e canções sobre o tempo.
 Exponha os relógios pela escola.
 
 
Salvatore Dali: artista de infinita grandeza
Surrealismo
Autor: Adriana Alencar de Oliveira Cruz
Estrutura Curricular
Ensino Médio :Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Trabalhar leitura imagética e releitura do texto de Salvatore Dali
Estudar biografia desse artista catalão que unificou poesia e artes plásticas
Estudar características do Surrealismo
Produção de releitura
Produção de texto escrito
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve ter em mente a importância da arte como forma de recriação da realidade e de resignificação de pensamentos e sentimentos, contextualizados na sua interação com o mundo e na constante subjetividade que a vida nos impõe e expõe a cada momento.
Estratégias e recursos da aula
Passos da aula
* Primeira aula:
Ouvir a música Leve de Jorge Vercilo, distribuir a letra e cantar com a turma: http://letras.terra.com.br/jorge-vercillo/46662/  
Assistir ao vídeo da música de Jorge Vercilo no YouTube
Ouvir novamente a música, debater idéias e impressões sobre a mesma.
Abordar o nome de Salvatore Dali e fazer um breve comentário sobre a vida do artista.
Exibir galeria de Salvador Dali no Data show:
Debate de idéias: Características do surrealismo e sensações despertadas
1.Que sentimentos foram aguçados ao olhar essas obras?
2.O que são sonhos visuais e realidade?
* Segunda aula:
Exibir o vídeo A incrível arte de Salvatore Dali:
Dividir a turma em equipe, estudar a biografia do artista através de pesquisa na Internet.
Cada equipe se responsabilizará pela leitura da biografia de Dali, após a leitura a equipe fará uma síntese do estudo.
Como complemento de atividade cada grupo deverá escrever uma poesia ou uma paródia sobre Salvador Dali e suas principais obras, a equipe pode também enfocar nessa etapa as principais características do Surrealismo.
 Após esse momento cada equipe fará uma releitura de uma obra de Salvador Dali
Links sugeridos para a realização dessa etapa:
*Terceira aula:
Disponibilizar frases ditas por Dali em cartazes para apreciação e debate de ideias.
Apresentação das equipes
Atividade sugerida:
Releitura de uma obra (a que o aluno ou grupo de alunos mais gostaram e se identificaram)
Elaboração de um texto abordando os aspectos trabalhados nesse estudo
Recursos Complementares
-Assistir ao filme Little Ashes, o qual foi dirigido por Paul Morrisson, é ambientado na Madri de 1922 e mostra a juventude do pintor, e os amores.
Avaliação
A partir do estudo proposto o aluno deverá ser capaz de justificar as principais características do surrelaismo e demostrar de forma efetiva aspectos da vida e obra de Salvatore Dali, um artista a frente de sua época, que foi ao mesmo tempo amado e odiado por muitos, dono de um talento ímpar, que revolucionou uma época.


Biografia
Salvador Dali
Salvador Felipe Jacinto Dali y Domenech
1904-1989
As excentricidades e declarações provocadoras fizeram de Salvador Dalí uma das mais polêmicas figuras da arte contemporânea, mas não impediram que sua obra fosse reconhecida como uma das mais audaciosas e apuradas da pintura surrealista.
Salvador Felipe Jacinto Dalí nasceu em Figueras, Catalunha, na Espanha, em 11 de maio de 1904.
Desde cedo revelou talento para o desenho e o pai, um tabelião, mandou-o a Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, da qual seria expulso anos depois.
Na capital espanhola conheceu o cineasta Luis Buñuel e o poeta Federico García Lorca.
Suas primeiras obras, como "Moça à janela", enquadradas numa linha naturalista e minuciosa, já produziam uma ambígua sensação de irrealidade, que se acentuaria posteriormente.
Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista.
Foi por essa época que conheceu a mulher do poeta Paul Éluard, Gala, sua futura companheira e modelo.
Colaborou então com Buñuel em dois filmes célebres, Un chien andalou (1928; Um cão andaluz) e L'Âge d'or (1930; A idade de ouro) e pintou algumas de suas melhores obras: "A persistência da memória" e "O grande masturbador".
 Nelas exibia um estilo maduro que, embora mostrasse certas influências de De Chirico, atestava absoluta originalidade como representação de um mundo onírico, povoado de alegorias metafísicas e imagens sexuais, apoiadas numa técnica apurada.
Sua exposição de 1933 lhe deu fama internacional e Dalí lançou-se, então, a uma vida social repleta de provocações e excentricidades.
Essa atitude, por alguns considerada mistificadora e venal, aliada a uma postura apolítica, provocou sua expulsão do grupo surrealista.
Durante esse período, adotou o "método de interpretação paranóico-crítico", baseado nas teorias da psicanálise, associando elementos delirantes e oníricos numa linguagem pictórica realista, com freqüentes imagens duplas e objetos do cotidiano, como em "Construção mole com ervilhas cozidas", "Praia com telefone", "Premonições da guerra civil", "Canibalismo de outono" e "O sono".
Durante a segunda guerra mundial, Dalí radicou-se nos Estados Unidos, perto de Hollywood, e colaborou em alguns filmes.
No final da década de 1940 regressou à Espanha e deu início a uma fase inpirada em obras-primas de pintores do passado, como "A última ceia", de Leonardo da Vinci, "As meninas", de Velázquez, "Angelus", de Millet, "A batalha de Tetuan", de Meissonier, e "A rendeira", de Vermeer de Delft -- seu pintor favorito.
Posteriormente, alternou a pintura com o desenho de jóias e a ilustração de livros.
Enquanto isso, sucediam-se as retrospectivas de sua obra (Nova York, 1966; Paris, 1979; Madri, 1982) e, à medida que diminuíam suas aparições públicas, a polêmica dava lugar à renovação do interesse por sua pintura.
Em 1974 foi inaugurado em Figueras o Museu Dalí. Oito anos depois morreu Gala, fato que incidiu negativamente sobre sua atividade artística.
Em 23 de janeiro de 1989, na mesma Figueras natal, morreu Salvador Dalí.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios