BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, junho 11, 2011

Pintores e Afins/Fovismo- Matisse>Aula> 11/06/11

Arte Contemporânea : Fauvismo/Fovismo
Autor: Marileusa de Oliveira Reducino
Co-autor: Elizabet Rezende de Faria
Estrutura Curricular
 Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o movimento de Arte: Fauvismo;
• Elaborar uma performance para apresentar o movimento estudado;
• Avaliar as dinâmicas e clareza das apresentações.
Duração das atividades  3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
• Elaborar seis textos diferentes sobre o movimento do Fauvismo;
• Dividir a sala em seis grupos;
• Entregar para cada grupo um dos textos sobre o Fauvismo;
• Propor aos grupos a leitura dos textos visando posterior apresentação sobre o que foi lido;
• Provocar os grupos, solicitando uma apresentação criativa para expor na próxima aula;
• Explicar que os grupos deverão elaborar uma apresentação performática, de forma que fique claro o assunto exposto;
• Solicitar aos alunos uma pesquisa que aumente o entendimento dos textos lidos.
Aula 2
• Reservar esta aula para a apresentação dos grupos;
• Preparar o anfiteatro da escola para a apresentação;
• Filmar ou fotografar as performances para serem utilizadas na avaliação da próxima aula.
Aula 3
• Preparar, com antecedência, uma apresentação, em slides com as fotos da exposição realizada pelos alunos na aula anterior (se foi feito filmagem organizar um clipe com os melhores momentos das performances);
• Socializar, com os alunos, comentários e avaliações sobre: o tema apresentado, a performance dos grupos, os recursos técnicos utilizados e a clareza sobre o assunto;
• Registrar as avaliações e selecionar no quadro algumas palavras chaves surgidas durante a avaliação coletiva do trabalho;
• Distribuir para os alunos uma folha de papel canson ou cartolina em recortada em tamanho A 4, lápis de cor e/ou giz de cera;
• Apresentar para os alunos, novamente o clipe ou as imagens em PowerPoin,t de modo que os alunos, com gestos rápidos, registrem algumas imagens, organizando uma composição com formas simplificadas;
• Pedir para os alunos colorirem, com lápis de cor, o desenho, de forma que as cores apresentem-se em tonalidades fortes e intensas.
Recursos Complementares
Avaliação
• A avaliação será realizada em sala de aula após a apresentação da performance solicitada, enfocando: a criatividade, a clareza do assunto apresentado, a pesquisa sobre o assunto e a composição plástica produzida a partir da experiência vivida, avaliada e refletida.

 
Fauvismo  ou fovismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
O fauvismo teve origem no final do Século 19, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh.
O estilo destes dois artistas, que trabalharam juntos no mesmo ateliê, guardava semelhanças e foi imitado pelos chamados fauvistas principalmente no uso exacerbado das cores agressivas e a representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica.
A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.
O termo “fauvismo”, na verdade, teve origem a partir das observações corrosivas do crítico de arte Louis Vauxcelles após ter visitado uma mostra de pinturas de vários artistas, entre eles Henry Matisse. Vauxcelles utilizou a expressão “Les Fauves” ao se referir aos artistas.
O uso pejorativo da expressão, que pode significar “os animais selvagens”, prevaleceu nas críticas imediatamente posteriores.
Apesar da negação do rótulo e dos protestos pelos artistas integrados à nova tendência, que não chegaram a lançar nenhum manifesto teórico de afirmação e nomeação da sua linha estética, o termo “fauvismo” acabou permanecendo, talvez indevidamente, nos estudos da história da arte.
Tendo curto período de existência, o que caracterizaria os movimentos vanguardistas posteriores, o “fauvismo” reuniu sob a liderança de Matisse pintores como Georges Braque, Andre Derain, Georges Roualt, Kees van Dongen e Raoul Dufy.
Principais características do fauvismo:
- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho)
- Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.
- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios