Arte Contemporânea : Fauvismo/Fovismo
Autor: Marileusa de Oliveira Reducino
Co-autor: Elizabet Rezende de Faria
Estrutura Curricular
Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o movimento de Arte: Fauvismo;
• Elaborar uma performance para apresentar o movimento estudado;
• Avaliar as dinâmicas e clareza das apresentações.
Duração das atividades 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
• Elaborar seis textos diferentes sobre o movimento do Fauvismo;
• Dividir a sala em seis grupos;
• Entregar para cada grupo um dos textos sobre o Fauvismo;
• Propor aos grupos a leitura dos textos visando posterior apresentação sobre o que foi lido;
• Provocar os grupos, solicitando uma apresentação criativa para expor na próxima aula;
• Explicar que os grupos deverão elaborar uma apresentação performática, de forma que fique claro o assunto exposto;
• Solicitar aos alunos uma pesquisa que aumente o entendimento dos textos lidos.
Aula 2
• Reservar esta aula para a apresentação dos grupos;
• Preparar o anfiteatro da escola para a apresentação;
• Filmar ou fotografar as performances para serem utilizadas na avaliação da próxima aula.
Aula 3
• Preparar, com antecedência, uma apresentação, em slides com as fotos da exposição realizada pelos alunos na aula anterior (se foi feito filmagem organizar um clipe com os melhores momentos das performances);
• Socializar, com os alunos, comentários e avaliações sobre: o tema apresentado, a performance dos grupos, os recursos técnicos utilizados e a clareza sobre o assunto;
• Registrar as avaliações e selecionar no quadro algumas palavras chaves surgidas durante a avaliação coletiva do trabalho;
• Distribuir para os alunos uma folha de papel canson ou cartolina em recortada em tamanho A 4, lápis de cor e/ou giz de cera;
• Apresentar para os alunos, novamente o clipe ou as imagens em PowerPoin,t de modo que os alunos, com gestos rápidos, registrem algumas imagens, organizando uma composição com formas simplificadas;
• Pedir para os alunos colorirem, com lápis de cor, o desenho, de forma que as cores apresentem-se em tonalidades fortes e intensas.
Recursos Complementares
Avaliação
• A avaliação será realizada em sala de aula após a apresentação da performance solicitada, enfocando: a criatividade, a clareza do assunto apresentado, a pesquisa sobre o assunto e a composição plástica produzida a partir da experiência vivida, avaliada e refletida.
Fauvismo ou fovismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
O fauvismo teve origem no final do Século 19, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh.
O estilo destes dois artistas, que trabalharam juntos no mesmo ateliê, guardava semelhanças e foi imitado pelos chamados fauvistas principalmente no uso exacerbado das cores agressivas e a representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica.
A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.
O termo “fauvismo”, na verdade, teve origem a partir das observações corrosivas do crítico de arte Louis Vauxcelles após ter visitado uma mostra de pinturas de vários artistas, entre eles Henry Matisse. Vauxcelles utilizou a expressão “Les Fauves” ao se referir aos artistas.
O uso pejorativo da expressão, que pode significar “os animais selvagens”, prevaleceu nas críticas imediatamente posteriores.
Apesar da negação do rótulo e dos protestos pelos artistas integrados à nova tendência, que não chegaram a lançar nenhum manifesto teórico de afirmação e nomeação da sua linha estética, o termo “fauvismo” acabou permanecendo, talvez indevidamente, nos estudos da história da arte.
Tendo curto período de existência, o que caracterizaria os movimentos vanguardistas posteriores, o “fauvismo” reuniu sob a liderança de Matisse pintores como Georges Braque, Andre Derain, Georges Roualt, Kees van Dongen e Raoul Dufy.
Principais características do fauvismo:
- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho)
- Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.
- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.