“A expressão plástica e a matemática”.
Autor :Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
Co-autor:Rita de Cássia Roger Mariano
Estrutura Curricular
Educação Infantil :Matemática :Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Explorar as figuras matemáticas através da obra de Paul Klee;
Trabalhar a nomenclaturas das figuras geométricas planas;
Trabalhar a enumeração;
Proporcionar um contato das crianças com as artes plásticas;
Desenvolver a criatividade.
Duração das atividades:3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos iniciais sobre Figuras Geométricas Planas.
Estratégias e recursos da aula
Problematização
Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça.
Quando garoto, adorava ouvir os contos de fadas de sua avó, muitos dos quais ela mesma ilustrava.
Logo se interessou por desenhar e pintar - mas sempre fantasia, nunca a partir da natureza.
A morte de sua avó, quando ele tinha apenas cinco anos de idade, foi um golpe triste; sentiu-se "abandonado, um artista órfão".
Klee desenhava constantemente - em geral trabalhos fantásticos e satíricos nas margens de seus livros de exercícios. Nas férias, começava a desenhar paisagens a lápis com esmerada exatidão e sombreado sutil.
Em setembro de 1898, beirando os 19 anos, ele partiu para Munique para estudar arte. Apresentou-se na Academia, mas foi aconselhado a freqüentar primeiro um escola de arte particular.
Klee juntou à escola Knirr e produziu vários nus e retratos.
Conheceu Lily Stumpf, uma pianista, no outono de 1899, e suas afeições tornaram-se arraigadas. No entanto, só se casariam alguns anos depois.
Os primeiros passos em direção ao movimento que mais tarde ficaria conhecido como Expressionismo foram dados nesta época.
É notável que as paisagens de Klee mudaram, perdendo sua objetividade e tornando-se mais monumentais e românticas.
No outono de 1901, Klee foi para a Itália com o escultor Hermann Haller.
Viajaram para Gênova, Nápoles, Roma e Florença. A viagem foi uma revelação.
Naturalmente, Klee explorou os tesouros artísticos da Itália.
Ficou impressionado com os mosaicos do começo da arte cristã, com a arquitetura renascentista e os trabalhos de Michelangelo.
Também foi fortemente influenciado pelo gótico internacional, como o manifestado por Fra Angelico.
Durante esta viagem, além da forte influência visual e estética da pintura italiana, passou por um profunda revisão de todas as suas crenças e teorias sobre arte.
Klee não retornou a Munique, mas voltou para Berna.
Trabalhou duro para completar seus estudos, o que culminou em uma série de quinze gravuras satíricas a água-forte, altamente detalhadas.
De vez em quando ele visitava Munique, e durante uma dessas viagens, em 1904, encontrou os trabalhos de Beardsley, Blake, Goya e Ensor.
A influência de Goya, em particular, foi extremamente forte.
Em outubro de 1906, Klee retornou mais uma vez a Munique para se casar com Lily Stumpf.
Um filho, Felix, nasceu em novembro de 1907.
Neste estágio, sua carreira, como as de muitos artistas, era uma mistura de "sucessos" e "fracassos".
Durante este período, sua fascinação de toda a vida por linha e tonalidade foi consolidada.
Isto é particularmente aparente nas 25 ilustrações que ele fez para Candide, de Voltaire, em 1911 e 1912.
Neste ínterim, 56 dos seus trabalhos foram expostos no Berne Museum, na Kunsthaus, de Zurique, e em uma galeria em Winterthur.
Em 1911, ele conheceu Kandinsky e outros artistas do grupo chamado Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul).
Klee acreditava que eles compartilhavam um impulso profundamente arraigado para transformar a natureza em um equivalente do mundo espiritual e pictórico.
Um encontro ainda mais marcante, com Robert Delaunay, aconteceu em Paris, em abril de 1912. Delaunay dava uma importância igual e independente a cor, luz e movimento em seus trabalhos.
Em resumo, Klee, nesta época, estava em contato com a maioria dos artistas experimentais da Europa Ocidental, muitos dos quais profundamente interessados na questão da cor.
Esta preocupação foi fomentada em uma curta viagem à Tunísia em 1914.
Cores brilhantes e luz forte cristalizavam as idéias de Klee sobre cor e tonalidades.
Depois, a vida foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial, durante a qual Klee serviu como oficial.
Embora tenha produzido alguns trabalhos durante a guerra, ele não começou a pintar seriamente até 1918.
Nesta época já estava ficando bem conhecido.
Em 1919 assinou um contrato com Goltz, o comerciante de arte que atuou como patrono de uma grande exposição dos trabalhos de Klee em 1920.
Em 25 de novembro de 1920, o arquiteto Walter Gropius convidou-o para juntar-se ao grupo Bauhaus.
Então, em 1921, Klee mudou-se de Munique para Weimar para assumir seu papel de mestre de forma na oficina de artefatos de vidro.
Na década seguinte, Klee lecionaria nos institutos de Weimar e Dessou Bauhaus.
Além do aumento do reconhecimento e de várias exposições na Europa, o trabalho de Klee atravessou o Atlântico e foi exibido em Nova York, pela primeira vez, em 1924.
Em 1931, o pintor deixou a Bauhaus e foi nomeado para a Düsseldorf Academy. A Bauhaus, nesta época, foi forçada pelos nazistas a deixar Dessau e a se estabelecer em Berlim.
Em 1932, Klee foi violentamente atacado pelos nazistas e, próximo ao Natal daquele ano, retornou a Berna, onde desenvolveu sua fase artística derradeira, baseada em um desejo pro simplicidade.
Agora ele também se encontrava perto da pobreza, pois seus recursos financeiros na Alemanha haviam sido confiscados.
Seus trabalhos desse período são muito mais amplos, com uma boa qualidade linear e traços geométricos em negrito.
Em 1934, aconteceu sua primeira exposição inglesa, e uma ampla retrospectiva foi apresentada em Berna em 1935.
No mesmo ano, ele desenvolveu os primeiros sintomas de câncer de pele.
Por algum tempo sofreu de depressão, resultante de sua doença, mas, em 1937, retornou o trabalho com ímpeto e energia fenomenais.
Enquanto isso, na Alemanha, alguns de seus trabalhos foram expostos em uma "exibição de arte degenerada", e mais adiante 102 deles seriam confiscados de coleções públicas.
Em 10 de maio de 1940, Klee foi acolhido por um sanatório perto de Locarno e, menos de um mês depois, transferido para a clínica Sant'Agnese.
Morreu em 28 de junho do mesmo ano.
Klee experimentou a mistura de meios artísticos, usando aquarela e pintura a óleo ou tinta, cola e verniz, por exemplo.
No entanto, nem sempre é possível especificar o meio utilizado em alguns trabalhos.
Informações retiradas do livro "VIDA E OBRA DE KLEE" de Linda Doeser.
(c) Ediouro Publicações S.A.
Mostre algumas de suas obras e inicie uma Roda de Conversa com as crianças.
Fale sobre o pintor, recorrendo ao texto lido anteriormente e explore as figuras geométricas que aparecem nas obras. Explore também as cores.
Destaque com as crianças cada figura geométrica de forma isolada: os triângulos, quadrados, etc. Instigue as crianças a observar e a apreciar a pintura.
Faça os seguintes questionamentos:
Que cores Paul Klee utilizou para pintar o fundo da obra?
Que movimentos fez?
Ele usou todo o espaço ou apenas uma parte?
Há espaços em branco?
Atividades
1º Momento: Releitura de Paul Klee
Entregue a cada criança uma folha de papel Canson branca e tinta aquarela.
Deixe a obra exposta e proponha que façam um fundo em suas obras;
Em outro momento, mostre a obra novamente e chame a atenção para as figuras geométricas.
Entregue folhas de “Filipinho” colorido e diga para desenharem e recortarem figuras geométricas.
Redistribua as folhas que eles fizeram o fundo com aquarela e proponha uma colagem.
2º Momento: Móbiles de Figuras Geométricas
Organize a turma em grupos de cinco alunos e proponha a construção de um móbile;
Distribua Folhas de E.V.A para as crianças e solicite que elas desenhem e recortem figuras geométricas planas: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;
Solicite que cada criança recorte apenas 4 (quatro) figuras;
Entregue dois palitos de churrasco (sem ponta) para cada criança;
Ajude as crianças a colocarem um palito sobre o outro, cruzando-os e colando-os;
Passe um fio de nylon e o amarre nas extremidades dos palitos;
Cole as figuras geométricas nas pontas de cada fio de nylon, deixando-as penduradas, variando o tamanho dos fios;
Quando todos os móbiles estiverem prontos, pendure-os na sala de aula e exponha para a toda a turma.
3º Momento: Hora da brincadeira! Quebra – Cabeça das Figuras Geométricas
Construa quatro quebra-cabeças com as figuras geométricas exploradas nas obras de Paul Klee (quadrado, retângulo, triângulo e círculo).
Cada quebra-cabeça deve ser composto de quatro peças e formar o desenho e o nome da figura.
De forma similar, construa os quebra-cabeças para o retângulo, o triângulo e o círculo.
É importante que cada figura esteja pintada de uma cor diferente para facilitar a identificação das partes.
Organize grupos de 3 ou 4 crianças por mesa;
Distribua as peças misturadas de 3 ou 4 quebra-cabeças.
Distribua as peças misturadas de 3 ou 4 quebra-cabeças.
Os outros alunos do grupo devem procurar entre as peças da mesa aquelas que devem juntar à peça escolhida pelo colega para formar uma figura.
Repita o processo até que todas as figuras tenham sido montadas.
Galeria de Artes
Faça uma exposição na escola, exponha a releitura e os móbiles.
Convide a comunidade escolar para visitar a exposição.
Recursos Complementares
Avaliação
É fundamental uma avaliação minuciosa acerca do desenvolvimento das crianças.
É preciso estar atento, para propor e mediar desafios, além de sugerir reflexões em vários momentos da aula, principalmente sobre a necessidade de conhecer mais, de expressar-se por meio de diferentes linguagens.
Sugestão de links/Blog da professora Elizete Arantes
Paul Klee – O diário de um artista/O uso do vídeo na prática pedagógica
Gostaria de apresentar a produção para TV Escola que venho realizando nos últimos tempos.
São várias análises de vídeos e dicas pedagógicas com atividades inovadoras para o ensino de arte fundamental e médio.
Seguem os links:
Os Impressionistas: Edourd Manet:
O Diário de um artista: Paul Klee
Mais vinte vídeos da série Um minuto no Museu 3- com Arte da Civilização Islâmica.
(em fase de publicação).
Veja também em PDF as dicas e os resultados das aulas.
Os Tapetes de Dorian Gray
Devaneio do Olhar: Newton Navarro
Além dos cursos de produção de vídeo com 86 produções sobre cultura e arte potiguar, curso de fotografia digital, concurso fotográfico, curso de animação em vídeo com a técnica de Stop Motion (massa de modelar), ministrados no NTE- Núcleo de Tecnologia Educacional do Natal.
Link para essa postagem
estou pintando um quadro dele na escola!
ResponderExcluiré demais