Pontilhismo
Leve essa técnica para a sala de aula e produza lindos trabalhos com a turma
Objetivos:
★ Apresentar uma importante técnica de pintura aos alunos, deixando-os livres para se expressar por meio da produção artística
★ Trabalhar a coordenação motora fina e o senso estético
As Artes Visuais estão presentes no cotidiano das crianças e as ajudam a expressar as mais variadas sensações.
Esse processo ocorre naturalmente, quando os pequenos riscam no papel, desenham, brincam com massinha de modelar, colam figuras, entre outras atividades do dia a dia.
Mas é essencial também a orientação do professor, que deve apresentar materiais e técnicas diversas para a livre manifestação dos pequenos.
Nesta aula, a ideia é estimulá-los a apreciar obras feitas a partir da técnica do pontilhismo, bem como a produzir seus próprios trabalhos.
Aproveite a sugestão de atividade a seguir, proposta pela arte-educadora do Guia Prático, Simone Faure Bellini.
O movimento
Também conhecido como neoimpressionismo, o pontilhismo surgiu na França no século 19.
Seus principais representantes foram Georges Seurat e Paul Signac.
No Brasil, Belmiro de Almeida e Eliseu Viscont foram alguns dos artistas que se destacaram no uso da técnica.
No pontilhismo, pequenos pontos de cor são pintados em justaposição, formando imagens com um efeito óptico diferente do da pintura convencional.
Uma obra de destaque para apresentar aos alunos e, a partir daí, estudar o pontilhismo é Tarde de Domingo na Ilha de Grand Jatte, de Seurat.
O quadro está exposto no Instituto de Arte de Chicago, EUA, mas na internet há vários sites que trazem a obra. Um deles é:
Imprima e leve para a turma apreciar.
Está no Referencial Curricular Nacional
Tarde de domingo
"As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc." (RCN, volume III)
Quem foi Seurat?
Era uma vez ..... um garoto que gostava muito de desenhar.
Era uma vez ..... um garoto que gostava muito de desenhar.
Ele foi crescendo e seus pais o matricularam em uma escola de desenho.Seu nome era Georges Seurat, e seu nome é diferente porque ele era francês.
Seurat gostava também de saber as novidades que os cientistas descobriam e ficou muito interessado quando aprendeu como os nossos olhos vêem os objetos e as cores.
Sabendo disso e desenhando muito bem, ele começou a pintar de uma forma diferente dos outros pintores.
Ao invés de misturar as tintas na paleta(tipo de "prato" onde os artistas misturam as tintas) ele colocava pontos de cores puras lado a lado na tela e o olho de quem olhasse a sua pintura veria o colorido que as cores misturadas formavam.
Até parece mágica !
Essa forma de pintar recebeu o nome de PONTILHISMO e uma das pinturas mais conhecidas que Seurat fez foi a " Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte" .
Ele ficava muito tempo passeando sob o sol nesta ilha ( no Rio Sena nos arredores de Paris) até que fez essa pintura em uma tela muito grande (206 cm x 306 cm) e hoje ela está em um museu (Instituto de Arte de Chicago -Est.Unidos).
A Arte do Pontilhismo
Autor :Frederico Marcelo Crochet
Co-autor:Nelson Vieira da Fonseca Faria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:Dados da Aula
Estudar o Pontilhismo, seu papel no movimento modernista e seus principais artistas.
Incentivar a produção artística individual dos alunos.
Produzir um trabalho com a técnica pontilhista.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, com o texto “Pontilhismo” disponível no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo (acesso em 07/04/2010), chamando atenção para as origens desse movimento artístico, bem como seus principais artistas e seu desenvolvimento no Brasil.
É importante que os alunos tenham acesso a imagens de diferentes períodos onde essa técnica foi empregada.
Maggie – Cris Alencar
Durante a apresentação das obras, o professor deve atentar os alunos a justaposições de cores, que através de uma ilusão de ótica permite à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
Ex.: Em muitos casos, quando o pintor desejava representar o verde, ele pontilhava as áreas desejadas com pontos amarelos e azuis, deixando que o olhar do espectador mesclasse essas cores chegando ao tom verde.
Outra característica importante na execução da técnica do pontilhismo, e que deve ser levada em conta, durante a apresentação das obras aos alunos, é o trabalho de claro/escuro através da maior ou menor concentração de pontos mesmo Que sejam do mesmo tom.
Após discussão e apresentação das imagens, o professor pedirá que os alunos tragam canetinhas hidrocor para próxima aula, se necessário, a escola deve disponibilizar esse material.
Aulas 2 e 3:
Retomando a aula anterior o professor pedirá para que cada aluno crie um desenho, de tema livre, usando a técnica do pontilhismo com as canetinhas hidrocor.
Os alunos devem ser desafiados a conseguir novos tons através da justaposição de cores e a buscar um efeito de claro/escuro através da maior ou menor concentração de pontos relembrando as imagens apresentadas na aula anterior.
É importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para melhor realização dessa tarefa.
Recursos Complementares
Sobre o efeito visual alcançado pela justaposição de cores:
Sobre Georges Seurat, principal artista do pontilhismo:
Vídeo com imagens de obras famosas do Pontilhismo:
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.
Fonte:
No tempo das cavernas
Com um pouco de criatividade, as crianças são motivadas a viajar.
Objetivos:
★Estimular formas de expressão
★ Estimular o potencial de criação
A pré-história é um tema rico para trabalhar com as crianças.
Não é à toa que aparece em desenhos animados e livros infantis.
A sugestão desta aula de Arte é levar os pequenos numa viagem pelo tempo, fazendo-os desenhar como se estivessem em uma caverna.
A pintura rupestre dos alunos, porém, será feita sobre papel kraft amassado.
Pintura rupestre
Materiais:
★ papelão
★ papel Kraft
★ cola
★ tesoura
★ pincel
★ tintas guache vermelha, preta e marrom
★ esponja
Você sabia?
A arte rupestre constitui um importante documento histórico dos primórdios da humanidade.
Arqueologistas já encontraram diversas dessas pinturas em várias partes do globo.
Elas eram feitas sobre rochas ou em paredes de cavernas por homens primitivos.
Acredita-se que tinham caráter ritualístico.
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