BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, julho 22, 2011

Hábitos saudáveis> Cuidados com o corpo> 22/07/11


Hábitos saudáveis - cuidados com o corpo

Autores: Andrea da Silva Castagini
Eziquiel Menta

Estrutura Curricular:
Natureza e sociedade:
Os seres vivos
 Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Saúde :Cuidados do corpo

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os cuidados diários básicos com a higiene corporal.
Compreender a importância dos cuidados com o corpo.
Analisar os cuidados com o corpo e as doenças que estão associadas à falta de higiene.

Duração das atividades : 2 aulas de 50 minutos.

Estratégias e recursos da aula:
Inicie a aula mostrando tirinhas do Cascão da Turma da Mônica.

O que a tirinha quer mostrar?
Por que é importante os bichinhos de estimação tomarem banho?
E as crianças, qual a importância desta atitude?
Que doenças podem ser evitadas?
Peça aos alunos que desenhem o que entendem sobre a importância da higiene corporal.
Mostre aos alunos o recurso do Portal do Professor: Corpo Humano.

Corpo humano masculino
  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10163  

Professor questione seus alunos sobre:
Que partes do nosso corpo merecem mais atenção para a higiene?
(para não cheirar mau, para não ter doenças?)
Quais são os cuidados que devemos ter com a higiene do nosso corpo?
Que doenças podem ocorrer quando não se cuida do corpo?
(piolhos, cáries dentárias, frieiras, entre outros).
Providencie um cartaz ou utilize o quadro negro para escrever o que os alunos estão citando como cuidados e doenças.
Mostre aos alunos o vídeo “Banho é bom” do Castelo Ra TIM bum.

Por que o banho é uma atividade que tem que ser feita diariamente?
Qual sua importância?
E o cuidado de lavar as mãos, pode evitar doenças?
Quais?
Divida a turma em duplas.
Se possível providencie papel em rolo para desenho, se isto não for possível, improvise usando o laboratório de informática, com softwares de edição de imagens.
Abaixo disponibilizamos a imagem de um corpo humano genérico.
Se houver papel em rolo ou similar, leve os alunos para o pátio da escola e peça que um dos alunos da dupla, deite-se sobre o papel, enquanto o outro vai desenhar o contorno do corpo do coleguinha.
No laboratório de informática esta etapa já está pronta, com o desenho disponibilizado.
Agora os alunos deverão indicar as partes do corpo que precisam de cuidados de higiene e desenhar ou recortar de revistas e colar sobre o papel, imagens que mostrem esta parte do corpo e os cuidados que devemos ter com ela.
Por exemplo, colar na altura da cabeça um sorriso e uma escova (ou pasta) dental.
Cabelos e shampoos, entre outros.
A intenção é verificar o quanto os alunos têm de autonomia e identificação com seu corpo e cuidados de higiene já interiorizados.
Após a atividade, o professor, deverá pedir que cada dupla apresente rapidamente seu trabalho para os demais colegas.
 Deverá evidenciar aquelas duplas que conseguiram indicar atitud es de higiene diferenciada das dos outros, a fim de estimular que cada aluno absorva estas atitudes como hábitos saudáveis diários.
Outra atividade é trabalhar com fantoches de dedos com os alunos.
Em duplas eles deverão inventar uma história onde mostre a importância dos bons hábitos de higiene.
Sendo a turma do ensino fundamental séries iniciais, o professor poderá desenvolver uma segunda atividade, no laboratório de informática.
Esta atividade é a criação de uma tira de história em quadrinhos que condense o que foi trabalhado com os alunos durante estas aulas.
Para isto, poderá utilizar um sítio que oferta um software de edição de história em quadrinhos, o Toondoo, ou software como o Hagaquê.
Toondoo é um sítio da internet que disponibiliza um software portátil (dispensa instalação) onde é possível criar tiras de história em quadrinhos.

O endereço para acessar é: http://www.toondoo.com


No canto direito da página há um quadro “Toon Maker”.
Clique sobre ele. Abrirá uma página pedindo que se logue no sítio.
A inscrição é rápida, bastando ter um e-mail para a ativação da conta.
Assim que finaliza a incrição, deve se logar na página, fornecendo os dados de nome de usuário (username) e senha (password).
É remetido para a página inicial. Ali novamente poderá clicar sobre Toon Maker.
Abre-se opções de quadrinhos que queira fazer (um pequeno, um só maior, dois, três quadrinhos).
Na parte de cima da página há opções de personagens, fundos, balões de texto, objetos e demais elementos para compor a tirinha em quadrinhos.
 Basta clicar sobre o quadro com a imagem que indica o elemento e escolher.
 É possível também personalizar a imagem escolhida.
Depois de confeccionado a tirinha é possível ter um preview e salvar no próprio sítio.
O botão que possibilita isto está visível quando se clica sobre o primeiro ícone da barra horizontal superior, nomeado de “Toon Doo start here”.

Já o Software Hagaquê tem tutoriais em português:



Os alunos poderão fazer estas tirinhas em duplas ou trios, a fim de dinamizar a orientação do professor junto a eles.
As tirinhas feitas pelos alunos poderão ser debatidas em sala de aula, para sedimentar o conhecimento e interiorização destes hábitos.
É interessante que o professor pontue a importância dos alunos praticarem diariamente as atitudes de higiene corporal, para ter boa saúde e apresentação.
 Se for possível, o professor poderá também falar sobre as mudanças que o corpo dos alunos passará dentro de alguns anos, com a puberdade.
 E que nesta fase é muito importante que as atitudes de higiene sejam hábitos, pois alguns cheiros se intensificam (mais sudorese, em alguns casos há também um pouco de incontinência urinária e nas meninas a menarca com os ciclos menstruais).
Utilize das tirinhas feitas pelos alunos para mostrar aos pais a importância destas ações de cuidado com o corpo.
 Se possível, chame uma enfermeira para complementar as informações a serem passadas para os pais, sobre a higiene e puericultura.
 Um recurso interessante a ser passado para os pais é o áudio Educação à distância, que trata dos cuidados que eles devem ter com os filhos, referente à higie ne do sistema urinário.


Educação a Distância


Recursos Educacionais:

Nome                                   Tipo

Educação a Distância            Áudio
Corpo humano feminino        Animação/simulação
Corpo humano masculino     Animação/simulação


Avaliação:
Utilize das tirinhas elaboradas pelos alunos e da participação deles nas atividades e discussões como forma de avaliação.
Também é possível observar os desenhos do início da aula com as produções finais para fazer um comparativo de aprendizagem.

Fonte:



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios