BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 08, 2011

Brincando com Tarsila > Estímulos artísticos literários e geométricos> 08/10/11





Brincando com arte
Tarsila do Amaral

Uma proposta interessante de releitura de obras ,com o objetivo de direcionarmos nossos olhares para outros angulos,trazendo a tona nossa imaginação e dando passagem para a ludicidade, viabilizando novas formas metodológicas para incentivarmos nossos alunos.
O livro apresenta uma obra da artíst aplástica Tarsila do Amaral,seguido de sugestão de releitura.
Muitas são as maneiras de explorar estas obras.
Bricolagem: Através de gravuras similares das revistas,os alunos recortam, colam,montam sua  brincadeira por meio de interferências e modificações visuais.
Desenhos por partes e posterior pinturas.

O touro




Natureza Morta com relógios



Manacá






A Caipirinha



Morro da favela



O mamoeiro




A gare


E.F.C.B.


O sapo


A feira II



O lago



A lua

Imagens do livro abaixo


Brincando com arte
Tarsila do Amaral
Autor: Angela Braga-Torres

O contato visual com obras das artes plásticas tem um papel insubstituível na formação estética, ética e moral das pessoas.
Quando uma pessoa tem contato frequente com o patrimônio artístico-visual de seu país e do mundo, ela vai desenvolvendo parâmetros que lhe permitem discernir o que tem real valor estético do que é banalização da arte; de igual modo ela desenvolve senso crítico acerca dos valores éticos e morais que as obras de arte põem em discussão.
 Sempre é tempo de iniciar o contato mais continuado com as obras de artes plásticas, porém, durante a infância e a adolescência esse contato tem um valor ainda mais amplo e profundo, pois auxilia o desenvolvimento de outras áreas do saber, tais como a História, a Geografia, a Literatura, a Filosofia, os Estudos Sociais etc., que têm seus conceitos mais rapidamente assimilados quando concretizados visualmente em exemplos extraídos das obras de arte significativas.


Geometria com Tarsila do Amaral  - 1
Autora:Maria Amelia A.R.Ribeiro
Co-autores: Arminda B. de Carvalho V. Lima, Cristiane S.D`Agostini, Eliana A. C. Pereira
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral;
■ Identificar, e diferenciar figuras geométricas;
■ Apreciar obras de artes fazendo releitura;
■ Expressar-se através da música.
Duração das atividades
4 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■O que o aluno sabe sobre arte;
■Qual o pintor famoso que ele já ouviu falar.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
O professor(a) irá sondar com os alunos o que eles sabem sobre arte e questionar se eles tem conhecimento de algum pintor importante.
Logo a pós o professor apresentara vídeos sobre a biografia de Tarsila do Amaral, introduzindo um pouco de sua importância para o cenário da arte.


http://www.youtube.com/watch?v=q9Y2y1Fe-2Q


2ª aula
Apresentação de algumas obras, tais como Calmaria ll, Agare e O Mamoeiro, de Tarsila do Amaral.
Em seguida os alunos farão uma análise através de questionamentos:


1- Em sua opinião por que esses quadros receberam tais nomes?
2- O que você vê nas obras de Tarsila do Amaral?
3- Ao observar os quadros, você se lembrou de imagens ou objetos familiares? Quais?
4- Quais figuras geométricas você reconhece nos quadros de Tarsila do Amaral?
5- Que semelhança e diferenças você pode apontar entre as figuras geométricas que aparecem nas obras?
6- Faça um desenho com algumas da figuras geométricas que identificou nas obras.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-gare.php  
http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:50265?context=popular  
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/tarsila_calmariaII.html  


3ª aula
Após conhecer um pouco da vida da pintora e suas obras os alunos irão reproduzir as telas através de materiais recicláveis (palito de picolé, caixa de remédio, tampinha de garrafa, jornal, entre outros).
4ª aula
Dinâmica de apreciação de obras através da música, onde os alunos irão ouvir atentamente a música Aquarela de Toquinho, em seguida irão ouvir novamente e identificar a geometria no contexto da música reproduzindo através de desenhos e pinturas.


http://www.youtube.com/watch?v=2-V21HepcgY  


Recursos Educacionais


Vídeo: Tarsila do Amaral – Biografia artística.


http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm  


http://www.youtube.com/watch?v=W5sOWgaIbcw&feature=related  


Recursos Complementares
Sugestão de leitura sobre vida e obra de Tarsila do Amaral:
http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/webquest.pdf  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral


Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente enfocando a dinâmica musical visando identificar os avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos será observado durante a excução das atividades propostas sob a intevenção do professor e através de auto avaliação, sendo esses elementos essenciais para verificação de competências e habilidades previstas.


http://portaldoprofessor.portaldoaluno.org.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28027


Geometria com Tarsila do Amaral - 2


Autor: Maria Núbia Pessoa
Co-autor: Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar elementos das obras de arte de Tarsila do Amaral.
Identificar formas geométricas na obra apreciada.
Construir uma obra de arte com figuras geométricas.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo.
O MAMOEIRO - TARSILA DO AMARAL
Na continuação do diálogo, o professor levanta alguns questionamentos tais como:
■ O que vocês estão vendo?
■ Nessa obra apareca alguma forma como círculo, quadrado,triângulo,retângulo?
■ Que outros elementos vocês estão observando?
■ Que cores aparecem na obra?
A partir das observações feitas pelas crianças, o professor registra e solicita a construção de desenhos.
Em outro momento,a professora sugere a turma que façam outras produções com recortes de formas geométricas utilizando o seguinte material:tesoura, cola, cartolina, papel ofício e hidrocor (caso queira acrescentar algum detalhe).
A professora junto com as crianças faz recortes de varias formas geométricas e distribui para o grupo, onde cada criança constrói suas próprias produções, utilizando o material disponível.
Recursos Complementares
TARSILA do AMARAL, vida e obra
Avaliação
Identificar formas geométricas.
Construir uma obra de arte com figuras geométricas.
Fonte:
http://portaldoprofessor.portaldoaluno.org.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15855


Máscaras através da obra Operários:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22656


Vida e obra da artista Tarsila do Amaral e sua contribuição para a construção da identidade artística nacional:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1379


Conhecendo Tarsila:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15600

O site oficial da pintora Tarsila do Amaral possui uma área destinada às crianças, que pode ser utilizada por educadores em sala de aula.
Os recursos disponíveis podem ser baixados e executados no próprio computador.
Algumas atividades ainda estão sendo elaboradas e devem entrar ao ar em breve.
Além disso, a página oferece informações sobre a artista, suas obras e notícias a respeito das exposições que vêm sendo realizadas no Brasil e no exterior.
Para os professores que quiserem ilustrar as aulas, o portal disponibiliza ainda o Catálogo Raisonné, com 2.132 obras online.

http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/09/01/site-oficial-da-tarsila-do-amaral-tem-area-destinada-as-criancas/




Mais matemática:



http://www.somatematica.com.br/online.php


http://www.leoakio.com/


http://diadematematica.com/docentes/tag/geometria/



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios