BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

domingo, outubro 02, 2011

Filmes na aula de Educação Física > 02/10/11



"A profissão de Educação Física exige uma responsabilidade
grande porque cuida de pessoas.
Competência gera respeito."
L.Carlos Moraes


A utilização de filmes como recurso didático
 nas aulas de Educação Física Escolar

Há hoje uma necessidade de preparar o aluno para o dia de amanhã, fazer dele um cidadão pronto para enfrentar com autonomia e poder de decisão as mais diversas situações.
Uma pesquisa feita por Gomide (2000) mostra que filmes podem influenciar as atitudes de crianças e adolescentes: seus comportamentos foram influenciados em um jogo de futebol, o grupo que assistiu ao filme violento demonstrou comportamentos agressivos de forma acentuada.
Já aqueles que assistiram aos filmes infantis, ou de cooperação, demonstraram um comportamento mais sereno, ou de apoio ao companheiro.
O filme pode assim influenciar de forma positiva no comportamento e temperamento, poderá também beneficiar os professores como um recurso preparatório de trabalho, pois terão de servir como mediadores nesta nova geração (BETTI, 2003).
  O professor que deseja ir além e fazer de suas aulas um meio de buscar seu aluno e nele fazer a diferença pode usar o cinema.
O professor pode fazer um diferencial na vida de seu aluno, utilizando um filme e método certo.
Para isso:
Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente.
É educar o olhar.
É decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espaço imagético.
Cinéfilos e consumidores de imagens em geral são espectadores passivos.
Na realidade, são consumidos pelas imagens.
Aprender a ver cinema é realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador crítico (CARMO, 2003, p. 77).
Objetivos
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia baseada em propostas aplicadas de educação física escolar com o uso de filmes e conjuntos de imagens em sala de aula, desenvolvendo também assuntos de questões éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e humanos.
Sabendo disso, utilizamos e propomos 10 (dez) filmes, já que (os filmes) fazem parte do cotidiano dos alunos, buscando diversificar a metodologia de atuação para trabalhar assuntos transversais e específicos, previstos e propostos pelo PCN e na Educação Física Escolar.
Além de propor a utilização de filmes e o que fazer para enriquecer as aulas, antes e depois do filme, na Educação Física Escolar, como recursos facilitadores à proposta pedagógica e avaliativa do professor, visamos estruturar algumas propostas efetivas a partir de alguns filmes para este trabalho, como forma de exemplificar e demonstrar as possibilidades destas intervenções no contexto das aulas de Educação Física Escolar.
Vale ressaltar que o interesse aqui não é desenvolver um manual de filmes para aplicação em aulas, mas sim exemplificar através destas obras selecionadas como seria possível trabalharmos com o “cinema educacional” no contexto da educação física escolar.
Cabe a cada docente e educador que desenvolva suas próprias escolhas e atualize-se constantemente com relação às obras e temas selecionados, sendo que existem diversas opções, para cada público e temática a ser discutida.
Violência
Assuntos
Violência, agressão, tomadas de decisões, comportamento e influência das más amizades.
Objetivos
Conhecimento: discutir sobre as consequências da violência, o que leva uma pessoa ter atos violentos, o que elas causam à sociedade e às pessoas que as praticam, o que pode a violência causar no futuro de quem a pratica.
Habilidades: demonstrar como lidar com problemas e como solucionar dificuldades, através de jogos que usem estratégias e lógicas complexas.
Atitudes e valores: desenvolver respeito pelo próximo, pela sociedade e por si mesmo.
Atividades
Antes dos filmes: propor o jogo rouba bandeira, onde a turma será separada em duas equipes: equipe “A” e equipe “B”.
Cada equipe usará uma metade da quadra e no fundo de cada lado deverá constar uma bandeira ou objeto que deverá ser “roubada” pela equipe adversária.
As equipes deverão, sem o auxílio do professor, montar estratégias que permitirão à equipe pegar a bandeira do adversário enquanto defende a própria bandeira, se alguém da equipe A for pego dentro do espaço da equipe B, este deverá permanecer parado (“duro”) até que alguém da sua equipe venha e toque nele para que seja “livre” novamente.
 Ao redor da bandeira deve haver uma espaço (aproximadamente 2 m²), onde quem vem buscar a bandeira não poderá ser endurecido, pois é uma área neutra.
O objetivo é mostrar que se trabalharem em prol do bem comum, juntos, poderão conseguir a vitória.
Neste momento, a estratégia será fundamental.
Se necessário for, o professor deve intervir e conversar com a(s) equipe(s): o que precisam fazer para ganhar (como por exemplo: separar a equipe em duas e uma parte fica só na defesa da bandeira, enquanto a outra parte deverá buscar a bandeira do adversário e salvar os companheiros que estiverem pegos do lado adversário).
 O jogo acaba quando uma das equipes trouxer a bandeira do adversário para o seu campo sem ser pego.
Após os filmes: utilizando as mesmas regras do rouba bandeira, agora separarem três (ou quatro) equipes e dividir também a quadra em quantidades iguais às das equipes.
As equipes deverão agora atacar e defender mais de uma equipe.
Se uma equipe tiver duas bandeiras em seu campo, a equipe adversária só poderá pegar uma bandeira de cada vez até que junte todas em seu campo.
Ao trazer a bandeira, a mesma deve ser posta junto da bandeira da própria equipe.
Acaba quando todas as bandeiras estiverem em posse de uma única equipe.
Comentários e sugestões
Importante alertar os alunos sobre o tema da violência antes de fazer o exercício prático.
Após os jogos, o professor pode dialogar com as equipes os pontos positivos e negativos da estratégia.
 O professor pode expor sua opinião mostrando o quanto é importante o trabalho em grupo, pois em jogos de competição sempre haverá um vencedor e um perdedor, sempre haverá aquele que fará o ponto e o que defende a equipe.
Possivelmente, em um determinado momento, acontecerá de todos de uma equipe atacarem e não ficar ninguém para defender.
É ai que eles irão perceber que uma tomada errada de decisão pode prejudicar uma equipe completa.
Este é o momento de alertá-los, sobre as amizades, suas influências positivas ou negativas, o que acontece com quem usa a violência e a marginalidade como meio de solucionar problemas, o que acontece com quem se vinga e o que podem fazer no lugar da violência.
Exemplo prático:
O filme “A Gangue Está Em Campo”, relata adolescentes praticando esportes e fugindo da marginalidade, podendo ser atletas e se reabilitarem com um futuro promissor e de sucesso.
Alunos do ensino médio nem sempre sabem perder, e normalmente usam da violência para conseguirem seus objetivos, mesmo que por meio de força física ou verbalmente.
Mas são bons para reconhecerem os erros e se auto avaliarem.
Obras propostas
Título: A Gangue Está Em Campo
Sinopse: Dwayne Johnson estrela este emocionante filme baseado em uma história verídica, sobre um grupo de adolescentes delinquentes que conseguiram uma segunda chance de transformar suas vidas através do futebol americano.
Informações técnicas: Título original: Gridiron Gang, Faixa etária: a partir de 14 anos
Título: Poder Além da Vida
Sinopse: Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um jovem que parece ter uma vida perfeita.
Bonito, popular e vitorioso em campeonatos de ginástica olímpica, sua felicidade é destruída quando um acidente de carro o impede de praticar o esporte e prestigiar as festas que faziam parte de sua vida.
Informações técnicas: Título Original: Peaceful Warrior, Faixa etária: 12 anos, Direção:

Vejam toda a metodologia e mais sugestões de filmes aqui:
 
  As Doze Virtudes do Professor de Educação Física
Assunto básico: Como motivar seus aluno





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios