BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, novembro 14, 2011

Natal com consciência ambiental> 14/11/11



Natal com consciência ambiental

Autor: Mariane P.M Lopes
Co-autor:Tânia A.Ambrizi Gebara
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Aprimorar a escrita alfabética;
• Trabalhar a consciência ambiental reaproveitado materiais e transformando sucata em enfeites de Natal;
Duração das atividades
4 horas/aula.
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;
Estratégias e recursos da aula
Professor (a), para realizar esta atividade, sugiro que você peça às crianças que tragam de casa bolinhas de desodorante roll-on, reforçando às famílias que não é necessário comprar o desodorante, somente enviar se tiver disponível e caixinhas de fósforo e sabonete além de rolos internos de papel higiênico.
Seria interessante pedir às crianças que começassem a recolher o material no início do semestre e trouxessem os materiais no final do ano.
Faça uma discussão com as crianças sobre a necessidade de se reaproveitar materiais ao invés de jogá-los no lixo.
Além de ser importante para o meio ambiente, os brinquedos que as crianças construírem podem ser divertidos e originais.
Você pode antes trabalhar a aula “Brinquedo feito de mateirial reutilizável” para ajudar as crianças a trabalhar com a temática.
Associando o Natal a reutilização de materiais:
Faça antes com as crianças uma atividade simples.
Elas trabalharão a leitura e o cuidado com o outro.
ÁRVORE DE NATAL
TEXTO ADAPTADO DO SITE:

Existem várias lendas sobre a origem da árvore natal, a mais acreditada é que ela teria surgido na Alemanha na há mais de 300 anos atrás.
Um certo dia, Martinho Lutero estaria andando por uma floresta de pinheiros.
Ao reparar no céu cheio de estrelas ficou fascinado com sua beleza e com a lembrança de que Deus disse a Abraão que sua descendência seria tanta quanto as estrelas existentes no céu.
 A descendência é simbolizada por frutos de uma árvore.
Deus plantou uma árvore, no jardim do Édem, chamada "árvore da Vida", que representa Jesus e seus frutos, os gerados de Cristo.
O fato de apresentá-la no final de dezembro e início de janeiro é para lembrar o nascimento de Jesus.


Alguns acessórios geralmente utilizados na Árvore de Natal:

• Pisca-pisca - é um acessório resumido em um fio com diversas lâmpadas que é utilizado para decoração de casas e árvores de Natal representando as estrelas.
• Bolas de Natal - são esferas decoradas e coloridas que são usadas nas árvores de Natal simbolizando os bons frutos.
• Papai Noel - são mini bonecos usados nas árvores de Natal representando a bondade.
• Ponteira - podem ser estrelas ou objetos em forma circular que ficam no ponto mais alto da árvore representando a estrela principal.

Professsor, é importante, para trabalhar com essa temática, que você faça uma sondagem com as famílias da turma, sobre o significado do Natal.
Organize um instrumento e posteriormente faça a análise das respostas oralmente com o grupo.
Se quiser ainda pode tabular os dados referentes às questões iniciais, veja sugestão abaixo.
Você pode utilizar um gráfico de barras para melhor visualização das respostas pelas crianças.
Montamos em nossa sala de aula um Árvore de Natal de materiais reciclados.
Mas e na sua casa?
Como é comemorado o Natal?
Vamos conversar com a família e registrar para compartilharmos com os colegas.
1. Qual a religião das pessoas da sua família? __________________________
2. Vocês comemoram o Natal? Sim ____ Não _____
3. De que forma? Quais são as tradições do Natal na sua família?____________
Vocês costumam trocar presentes? Sim ____ Não _____
Se pudesse desejar um presente que o dinheiro não pode comprar para todos os colegas, o que seria?
4. procure no dicionário as palavras do texto que você não conhece ou peça a um adulto para ajudá-lo.
Corrigindo juntos a atividade, peça às crianças que escrevam o que desejam a um colega em um pequeno pedaço de papel colorido.
Depois ajude-os a enfeitar os rolinhos de papéis higiênicos como se fossem velas de Natal.
Se tiver disponível, ofereça as criança s materiais diversos para que eles enfeitem as velas, como durex colorido, retalhos de papéis coloridos ou pedaços de pano, tampinhas, botões coloridos, etc.


Depois de fazer as velas, vocês podem enfeitar agora a árvore de Natal.
Seria importante que você antes pintasse as bolinhas de Natal com tinta spray.
Depois em sala, ajude as crianças a amarrar as bolinas na árvore de Natal com lacinhos.
 Um outro grupo pode usar papéis de presente para embalar as caixinhas e utilizá-las para enfeitar o pé da arvore de Natal da turma.
As velas podem enfeitar o local onde está a árvore até o último dia de aula do semestre.
No último dia as crianças podem trocar entre elas as velas como presente para os colegas.
Recursos Complementares
Materiais reutilizáveis como rolo de papel higiênico, bolinhas de desodorante e caixas pequenas de fósforo ou sabonete que podem ser pedidos as crianças com certa antecedência.
Se tiver disponível, ofereça as crianças materiais diversos para que eles enfeitem as velas, como durex colorido, retalhos de papéis coloridos ou pedaços de pano, tampinhas, botões coloridos, etc.
Tinta spray dourada e prata.
Uma árvore de Natal com o recurso que você tiver disponível.
Avaliação
Nesta atividade você pode fazer:
■Avaliação da leitura do texto, pedindo que oralmente para a turma cada aluno leia um pequeno trecho do texto.
■Avaliação do processo do trabalho em equipe, observando como as crianças se portam, resolvem problemas e propõe soluções.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios