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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, janeiro 22, 2012

Carnaval>Tarsila>Comemorações populares> 22/01/12


COMEMORAÇÕES DE FESTAS POPULARES NA ESCOLA:
O QUE ISSO TEM A VER COM RELIGIÃO?


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Perceber que a expressão da religiosidade sempre esteve presente em diferentes povos e culturas.
2) Compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica.
3) Pesquisar sobre a origem do carnaval e da festa junina e reconhecer estas festas como expressão cultural
Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Estratégias e recursos da aula
COMENTÁRIOS INICIAIS DIRECIONADOS AO/A PROFESSOR/A:
Professor/a, sabe-se que a religiosidade está presente nos povos desde a criação do mundo.
No entanto, a expressão da religiosidade ao longo dos tempos foi-se modificando, crenças e doutrinas se ampliaram sendo que, atualmente, existe uma diversidade de doutrinas, que precisam ser respeitadas nas suas especificidades garantindo o direito de escolha do cidadão pelos preceitos religiosos que deseja seguir e liberdade de expressão de sua fé, desde que não fira ou desrespeite a vida e os direitos de outros seres humanos.
Como espaço democrático, a escola pública não deve pregar uma ou outra religião, mas respeitar a expressão de religiosidade de cada membro da comunidade escolar.
Nesse sentido, é importante que se faça uma reflexão sobre algumas festas populares que tradicionalmente são comemoradas na escola, como o carnaval e a festa junina.
 Existe um grupo de estudiosos que defende que tais festas são representações de uma religião específica e, por isso, não devem ser cultivadas na escola.
Essa aula tem o propósito de levar o/a aluno/a a refletir sobre tais festas, não numa perspectiva de defesa a um culto religioso específico, mas de expressão do patrimônio cultural do nosso país que, desde a sua origem, sofreu influência de diferentes povos, reunindo uma diversidade cultural que se revela nos hábitos, costumes, tradições do povo brasileiro.
É importante ressaltar que as festas populares africanas e europeias chegaram ao Brasil, misturaram-se aos costumes indígenas e tornaram-se tradicionais, passando a fazer parte do folclore brasileiro.
ATIVIDADE 1:
1º Momento:
Professor/a inicie sua aula dizendo aos/as alunos/as que você gostaria de socializar algumas curiosidades com eles/as:
Você sabia...
Você sabia que o carnaval se originou das festas do início da primavera no Egito Antigo?
Você sabia que alguns pesquisadores acreditam que o carnaval surgiu a partir das festas greco-romanas realizadas para comemorar a colheita?
Você sabia que no sul do Brasil tem-se o costume de dançar em festas juninas a "dança das fitas" de origem européia e que era realizada no início da primavera?
Você sabia que a "dança das fitas" é uma homenagem ao renascer das árvores após o inverno e ao início do plantio do campo?
2º Momento:
Após a apresentação das curiosidades iniciais, pergunte aos/as alunos/as o que conhecem sobre a festa junina e o carnaval. Solicite que eles/as relatem experiências vividas e sua percepção sobre as comemorações dessas festas na escola? Professor/a, procure anotar as falas dos/as alunos na lousa.
3º Momento:
Após essa etapa, convide os/as alunos/as para fazer uma pesquisa no Laboratório de Informática da escola sobre a origem do carnaval e da festa junina, acessando os seguintes endereços:





Solicite aos/às alunos/as que registrem no caderno as principais informações obtidas, bem como as possíveis dúvidas surgidas.
4º Momento:
Abra espaço para que as pesquisas sejam socializadas e lance a seguinte pergunta na lousa: Qual a relação entre a comemoração da festa junina e do carnaval na escola e o culto a uma religião?
ATIVIDADE 2:
1º Momento:
Apresentar imagens de artistas que representaram o Carnaval e a Festa Junina por meio de suas pinturas e obras.






Entrudo, Augustus Earle, aquarela, 1822.




Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral, 1924, óleo sobre tela.






Paisagem Imaginativa, Guignard, 1939, óleo sobre madeira.






São João, Di Cavalcanti, 1969, óleo sobre tela.

2º Momento:
Após apresentar as imagens, dividir a turma em duplas e solicitar que escolham uma das obras apresentadas para que pesquisem em material on-line sobre as mesmas.
Solicite, ainda, que observem os elementos presentes nas obras que, em suas percepções, caracterizam a Festa Junina e o Carnaval. É importante que a história sobre todas as imagens seja pesquisada.
3º Momento:
Disponibilizar aos/as alunos/as papel craft, tinta, cola colorida, lápis de cor, giz de cera e solicitar que os/as a mesmos/as produzam desenhos/pinturas baseados nas obras de arte pesquisadas.
Orientá-los/as que a proposta não é copiar tais obras, mas fazer releituras das mesmas.
Professor/a, se possível faça uma parceria com o/a professor/a de Artes de sua escola para que desenvolvam esse trabalho juntos, uma vez que poderá fornecer orientações e informações mais específicas na condução desta atividade, enriquecendo a mesma.
4º Momento:
Monte uma exposição na escola com as produções dos/as alunos/as.
Professor/a, o material a seguir apresenta algumas sugestões de Projeto Pedagógico para você abordar o tema "Festas e Tradições" na sua aula podendo ampliar a mesma.
ATIVIDADE 3:
1º Momento:
Convidar os/as alunos/as para ouvirem a história a "Festa no céu"
Professor/a no Livro "Viagem pelo Brasil em 52 histórias" distribuído gratuitamente pelo Ministério da Educação consta essa história.
Trata-se de um livro bastante interessante que reúne uma diversidade de histórias representativas do folclore brasileiro.
2º Momento:
Explorar com os/as alunos/as a história "A festa no Céu":
O que vocês acharam da história?
Como vocês acham que se sentiu o sapo quando soube que não foi convidado a participar da festa?
Qual a providência tomada pelo sapo?
 Vocês já viveram experiência semelhante: não ter sido convidado para uma festa?
Você já foi impedido de participar de alguma festa?
Qual o sentimento experimentado nessa vivência?
Professor/a, esse é um momento propício para explorar com a turma o fato de que alguns/mas alunos/as são impedidos/as, em nome da religião, de participar de comemorações de festa junina e do carnaval na escola.
Discuta com os/as mesmos/as os motivos pelos quais este impedimento acontece, a importância de se respeitar a crença religiosa de cada um, o direito à liberdade de crença religiosa garantido pela Constituição e os possíveis sentimentos vivenciados pelos/as alunos/as que não participam dessas festividades no ambiente escolar.
3º Momento:
Proponha aos/às alunos/as que façam sugestões de como devem ser comemoradas o "Carnaval" e a "Festa Junina" na escola, rompendo com celebrações religiosas, adoração a santos e outras manifestações que apontem para uma religião específica.
Essas propostas deverão ser apresentadas em Conselhos de Classe, Assembléias ou outros fóruns de discussão nos quais os/as alunos/as tenham a possibilidade de participar com suas idéias, colaborando nas transformações necessárias dentro do ambiente escolar.
Recursos Complementares
Artigo eletrônico: Festas comemorativas: a religiosidade no calendário escolar


Artigo eletrônico: Evento mais festejado depois do carnaval,


Artigo eletrônico: Festa junina na escola - uma prática educomunicativa,


Artigo eletrônico: Liberdade de crença religiosa na Constituição de 1988,


SALERNO, S. Viagem pelo Brasil em 52 histórias, São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
SANTA ROSA, N. S. Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001.
Avaliação
Professor/a, procure identificar durante as discussões em aula se os/as alunos/as puderam compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica. Observe se os/as alunos/as reconheceram a importância do carnaval e da festa junina enquanto festas populares que foram trazidas por outros povos e tornaram-se tradicionais como representações folclóricas e culturais do povo brasileiro.




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