BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, fevereiro 05, 2012

Leitura de textos jornalistícos>Apresentação de blog>Recomendo> 05/02/12

Vi,li,gostei e ...
Recomendo os blogs da Edma...

Acredito que conheçam os blogs desta professora...Mas lá vai eu falar mais.
Estas palavras  abaixo são dela:

"Em Educação não nos apropriamos de nada, as ideias são para serem compartilhadas, só assim poderemos crescer, umas com as outras e todas com a mesma finalidade no mesmo foco, a EDUCAÇÃO".

Partindo deste princípio também, "vasculhei"seus blogs, para trazer-lhes notícias boas!

São tantas informações práticas, como planos de aulas diversos, prontos.
Uma infinidade de projetos, enfim... Dá pra notar quanto ela trabalha...

Linguagem tem um princípio de divulgar o que é bom.
Publicarei várias atividades de Edma no decorrer dos dias...
Enquanto isso,cheguem lá...
Falta a meu ver um quesito importante nas postagens : Ela não diversifica as postagens nos marcadores.
È uma pena, facilitaria bem mais....Acho eu...
Mas  em termos pedagógicos,seus trabalhos são bem fáceis de serem realizados, bem versáteis e primorosos em seus objetivos.


Pertinho de Deus, tudo em ensino Religioso



Leitura de textos jornalísticos


Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Leitura de textos jornalísticos
Conteúdo relacionado
Reportagens
• Acervo de livros, jornais, revistas, enciclopédias que circulam pela escola.
Atividades permanentes
• Construir na classe um mural muito criativo para leitura de textos informativos.
Objetivos
Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
Conhecer a organização de alguns jornais.
Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
Localizar as informações principais numa reportagem.
Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
Destacar as diferentes vozes numa reportagem.
Conteúdos específicos
Diferentes gêneros presentes no jornal.
Cadernos dos jornais.
Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
Papel das imagens e das legendas.
Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
Identificação das vozes dentro da reportagem.
Série: 2º, 3º, 4º e 5º Anos.
Obs. É possível estender este planejamento para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Tempo estimado: Sete aulas.
Material necessário: Diferentes jornais, transparência, retroprojetor, uma folha de papel craft e fita crepe.
Obs. De acordo com a disponibilidade de material da escola, o professor poderá adaptar estes materiais.
Desenvolvimento:
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos.
Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais.
O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
O texto de reportagem, tema desta seqüência, é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos.
Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta.
Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações.
As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas.
 Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.


ATIVIDADE 1 – Data ...../....../.....

O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais.
Apresente a seguinte situação:
 Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro.
Onde deve procurar?
 Observe as opiniões dos alunos.
Traga para sala de aula diferentes jornais e entregue um exemplar para cada grupo.
A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido.
No fim da atividade, chame um estudante de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam.
Peça que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:
Nome do jornal
Cadernos encontrados
Tipo de assunto
Dever de casa:
Como lição de casa dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.


ATIVIDADE 2 – Data ...../....../.....

Apresente aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem.
Peça a leitura de cada um dos textos.
Pergunte aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras conclusões numa folha de papel craft ou 40 quilos.
Chame a atenção para a reportagem.
Se os alunos não souberem o nome desse tipo de texto, informe.
Dever de casa:
Como lição da casa peça que tragam textos que julguem ser reportagens.

ATIVIDADE 3 – Data ...../....../.....

Organize a turma em grupos e peça que cada um apresente os textos trazidos.
Retome o que foi registrado no papel craft sobre as reportagens.
Cada equipe deve avaliar se os textos trazidos pelos colegas são reportagens de acordo com o que foi registrado no cartaz.
No fim da atividade, solicite que os estudantes apresentem o que cada grupo discutiu.
 Amplie a lista de características da reportagem.


ATIVIDADE 4 – Data ...../....../.....

Apresente uma reportagem em transparência ou copiada.
Pergunte de qual caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em sua cidade.
Liste no quadro-negro as hipóteses dos alunos.
Localize com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data.
Em seguida, peça que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens.
Pergunte sobre o que consideram que a matéria tratará.
Escreva na lousa.
Leia a reportagem junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto.
Chame a atenção também para o nome da jornalista responsável.
Grife as vozes no texto e as informações contidas nele.
Terminada a leitura, volte às hipóteses levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi aprendido com a leitura e oriente todos a registrar no caderno.
Dever de casa:
Como lição de casa peça que a turma traga outras reportagens.


ATIVIDADE 5 – Data ...../....../.....

Retome a atividade da aula anterior e organize duplas.
Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas:
Título
Jornal
Caderno
Assunto abordado


ATIVIDADE 6 – Data ...../....../.....

Proponha a leitura de outra reportagem.
Terminada a tarefa, peça que registrem em outro quadro, com as seguintes colunas:
Título da reportagem
Jornalista
Assunto principal
Quem foi consultado
No fim, faça a verificação coletiva das atividades.
Muito mais do que buscar acertos ou erros é importante dar ênfase aos procedimentos utilizados para encontrar as informações solicitadas.
Dever de casa:
Como lição de casa, os estudantes devem fazer o mesmo com outra reportagem. Sugestão: você pode criar um banco com as reportagens trazidas pela garotada. Use uma caixa para arquivá-las.


Avaliação
Durante a realização da seqüência, registre o desempenho dos alunos de acordo com planilha abaixo:


SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS

Ano:............
Escola ................................................................................................
Aluno (a): ..........................................................................................
Professor(a):.......................................................................................
Período de realização: de......../....... / ........... a ......../........../..........

Identifica diferentes textos publicados nos jornais.
Reconhece características estudadas nas reportagens.
Identifica as ideias centrais nas reportagens lidas.
Identifica as diferentes vozes nas reportagens.
Trouxe os materiais solicitados.
Fez os registros pedidos
Outras observações:

Fonte:

Observação:
Desconheço se este trabalho é de autoria da proprietária do blog.
Meu objetivo é de compartilhar e divulgar.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios