BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 08, 2012

A energia que move o mundo 4 > Energia sustentável > 08/03/12



A energia eólica no Brasil e no mundo

Conteúdo
Energia e Combustíveis



Introdução



Este é o último plano de aula de uma série de quatro propostas sobre energia no Brasil e no mundo. Nos planos anteriores (“A Questão da Energia no Brasil e no Mundo”, “Etanol e Biodiesel no Brasil e no Mundo” e “O aproveitamento da energia solar”), foram examinados a oferta e o consumo de energia por fonte em diferentes países, a matriz energética brasileira, o papel dos combustíveis fósseis e as fontes que vêm se consolidando nos últimos anos, como o etanol, o biodiesel e a energia solar.
A expansão de fontes alternativas está entre os principais desafios energéticos do mundo contemporâneo, para superar a dependência em relação aos combustíveis fósseis e os presentes impactos sociais e ambientais de seu uso. Outro dado fundamental é o fato de que o petróleo e o carvão mineral, por exemplo, são recursos finitos, não-renováveis – o que impõe a busca por fontes limpas, sustentáveis, renováveis e viáveis economicamente.
Neste plano, vamos examinar o papel da energia eólica, suas formas de obtenção, tecnologias, benefícios e a capacidade instalada em diferentes países e regiões do planeta para produzi-la. Se necessário, retome com os estudantes dados e conceitos apresentados nas aulas anteriores.



Objetivos



• Identificar e analisar os processos produtivos e a importância da energia eólica no Brasil e no mundo
• Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos naturais disponíveis



Conteúdos específicos
Fontes de energia alternativas ou complementares; energia eólica



Ano
1º ao 9º ano



Tempo estimado
Três aulas



Desenvolvimento das atividades
Primeira aula



Como funciona a geração de energia a partir da força e do movimento dos ventos?
 Como é possível captar essa energia natural para gerar eletricidade?
Como está hoje a implantação desse sistema nos diferentes países e regiões do planeta?
Quais as regiões com maior capacidade instalada?
Em que pé está o Brasil em termos de energia eólica?



Essas são algumas das questões que devem ser respondidas para avaliar o uso de energia eólica como fonte alternativa ou complementar no mundo atual.
Proponha à garotada a confecção de cataventos de papel.
Explique à turma que o brinquedo reproduz os movimentos dos antigos moinhos de vento – usados para moer grãos e outros alimentos.
Com ele, é possível ter noção dos princípios envolvidos na geração de energia a pela força dos ventos.
Para esta aula, os alunos vão precisar dos seguintes materiais: cartolina, papéis coloridos, canudos grossos ou palitos de espetinho de churrasco, alfinetes ou tachinhas, régua, tesoura e cola.
Acompanhe com atenção o manuseio desses materiais, para evitar acidentes.



As etapas para a construção do catavento são:



1) Colar os papéis coloridos sobre a cartolina ou fazer um desenho para enfeitá-la;
2) Marcar e recortar um quadrado de cerca de 20 cm de lado;
3) Dobrar o quadrado duas vezes deixando linhas diagonais marcadas e recortar ¼ de cada linha (veja figura 1).
4) Dobrar as pontas de cada lado recortado e colar no centro do quadrado (veja figura 2).
5) Colar um pequeno pedaço de cartolina no centro do catavento para dar mais estabilidade.
6) Pregá-lo em um espetinho ou canudo com alfinete ou tachinha (veja figura 3).



Terminada a confecção dos brinquedos, eles podem ser colocados em local aberto para que se movimentem.
Os alunos terão a chance de verificar a força e a direção do vento, que movimenta as pás do catavento, a exemplo dos moinhos de vento.
Peça que registrem as etapas e conversem sobre os resultados.
Eles serão aproveitados nas aulas seguintes.



Segunda e terceira aulas



Com base na experiência do catavento, os alunos podem fazer pesquisas sobre o aproveitamento histórico da energia eólica.
Isso inclui os barcos a vela, comuns no Egito há cerca de 4 mil anos, e os moinhos de vento para moer grãos, comuns na Babilônia em 2.000 a.C., e na antiga Pérsia (atual Irã), por volta de 200 a.C (ver indicações de sites sobre o tema ao final deste plano).
Peça que todos coletem figuras, ilustrações, fotografias e outras imagens e construam painéis ou cartazes sobre a evolução do uso da energia eólica no mundo.
Lembre-os de incluir os avanços atuais, como as modernas torres de pás e turbinas para geração de eletricidade.
Os estudantes devem criar um título para o trabalho, escrever legendas para as figuras e redigir um texto sobre o uso dos ventos para produzir energia limpa e renovável.
Os trabalhos podem ser expostos na escola para outras turmas.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios