BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, abril 21, 2012

Mães> 21/04/12> Aulas>Poesias>



 Fortalecendo os laços familiares e o
respeito por quem nos deu  a vida.

Cada mãe é diferente
Autor: Glória Maria de Oliveira
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Identificar as características de um texto poético;
§ Possibilitar as diferentes formas de interpretação;
§ Refletir sobre a escrita do texto lido;
§ Posicionar-se criticamente frente a estrutura do texto;
§ Identificar semelhanças e diferenças entre as figuras maternas;
§ Discutir com a turma sobre o papel feminino e a posição da mulher no mundo contemporâneo, envolvendo os aspectos históricos e geográficos, numa perspectiva interdisciplinar.

Vejam tudo aqui:


Dia das Mães

No dia de homenagear as mães, você pode fazer atividades recreativas entre mães e filhos na escola, ou mesmo orientar seus alunos a respeito do que podem fazer em casa. Seguem algumas sugestões:
Que tal fazer a produção de um texto coletivo onde cada aluno possa demonstrar seu carinho pelas mães? Esse texto pode ser reproduzido em letras maiores e exposto no pátio da escola, com o nome de cada aluno e suas mães no final.
Você pode pedir com antecedência que seus alunos escrevam quais as característica das respectivas mães e no dia do encontro na escola, poderá ler esses relatos, pedindo que as mães se identifiquem através deles. Neste momento cada aluno entregará uma lembrançafeita por eles às suas mães.
Fazer uma gincana no festa da escola, em que os grupos sejam formados por mães e filhos pode ser bem divertido!
Estimule seus alunos a criar músicas em estilos diferentes para as mães. Pode ser um rap, rock in roll ou mesmo uma música romântica. Já temos algumas sugestões:
•Sandy e Junior
•Turma do Balão Mágico
Criar poesias demonstram carinho e aguçam a criatividade dos alunos, por isso incentive-os a criar poesias especiais para suas mães. Temos algumas sugestões:
•Vinícius de Morais
•Carlos Drummond de Andrade
•Mario Quintana
Pra que você possa fazer lembranças especiais para o Dia das Mães com seus alunos temos algumas sugestões em nosso site, veja só:
•Marcador de livro
•Monte uma flor
•Porta-joias
•Livro de Receitas


Vejam mais aqui:



Aula:
Agradeço a Deus pela  mãe que me deu


Texto base: Mateus 1:18 e cap. 2:23
Tema: "Agradeço a Deus pela mãe que me deu."
Objetivos: Valorizar a figura da mãe através da aprendizagem sobre o plano de Deus ao criar as mães.
Aprender sobre o amor de Deus refletido no amor que nossa mãe tem por nós.
Versículo: "Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Provérbios 31:30
História
Existia na cidade de Nazaré uma moça que se chamava Maria.
 Ela era obediente e fiel a Deus. Ela estava prometida para casar com um rapaz chamado José.
Mas Deus tinha um plano todo especial na vida de Maria.
Antes que se casassem, Deus mandou um anjo para dar um aviso a Maria. Que aviso será que ele deu?
O anjo disse: _ Maria! Você tem alegrado o coração de Deus. Por isso, ele a escolheu para levar em sua barriga o filho de Deus que vai salvar o mundo todo do pecado!
E Maria perguntou: _Mas, como pode ser? eu ainda nem me casei.
E o anjo disse: _ O Espírito Santo de Deus fará você ficar grávida.
Então disse Maria ao anjo: _ Que alegria ter sido escolhida por Deus! Que tudo aconteça como o Senhor Deus quiser!
E o anjo foi embora.
Então, José, vendo que Maria estava grávida, achou que as pessoas não iriam entender e pensou em se afastar dela. Mas Deus mandou um anjo para avisar a José que o bebezinho que ela estava esperando era o filho de Deus.
O anjo disse: _ José, não fique preocupado em casar com Maria, porque o bebê é o Filho de Deus que veio para salvar o mundo do pecado.
Então José ficou feliz em saber que não tinha nenhum problema.
E quando Jesus nasceu, Maria cuidou dele com muito carinho e amor.
Quando Jesus se tornou um menino, a mamãe o levou para a igreja, para aprender mais e mais sobre Deus, seu Pai.
Maria foi uma mãe dedicada e carinhosa, que cuidou do seu filho e fez tudo o que Deus mandou fazer. Assim como Maria, Deus nos deu nossa mãe para nos dar muito amor e cuidado. Ela é escolhida por Deus para cuidar da gente.
Devemos agradecer a Deus pela mamãe e obedecê-la em tudo, pois ela sabe o que nos fará felizes. Nossa mamãe pode ser nova ou já velhinha, alta ou baixinha, pode ser nossa mamãe ou uma avó que nos criou e se tornou a nossa mamãe.
Mas todas são especiais para Deus.
Vamos orar agradecendo a Deus pela mamãe?




Plano de aula 1: MÃE- Apreensão das ideias do texto

- Unidade estrutural
- Unidade temática
- Ritmo, fluência e entonação
- Ampliação vocabular
- Concordância nominal
Objetivos:
- Expressar sentimentos, opiniões e experiências pessoais em diversas situações comunicativas.
- Recontar fatos e histórias do cotidiano organizando suas idéias e seguindo uma seqüência lógica, ainda que com a mediação do professor.
- Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais em sala de aula.
- Ler textos (verbais e não-verbais) em diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
- Ler textos (verbais e não-verbais) de variados gêneros em voz alta, demonstrando capacidade de transposição fonografológica (relação fonema/grafema).
- Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.
Critérios de Avaliação:
- Participa de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando as opiniões do outro e considerando os diferentes modos de falar.
- Relata experiências do cotidiano estabelecendo relação entre os fatos e seguindo sua seqüência cronológica ainda que com ajuda.
- Reconta histórias ouvidas e/ou lidas, evidenciando seus elementos relevantes.
- Expressa sentimentos e opiniões, procurando adequar-se ao interlocutor e à situação.
- Utiliza adequadamente os símbolos próprios da escrita, respeitando a convenção ortográfica, ainda que não o faça com precisão.
- Demonstra reconhecimento do processo de interlocução e da função social da linguagem.
- Lê em voz alta demonstrando, gradativamente, ritmo, fluência e entonação.
Desenvolvimento:
- Iniciar o trabalho com perguntas para reflexão: quando é comemorado o dia das mães?
Porque se comemora o dia das mães no segundo domingo de maio?
Como nós costumamos comemorar o dia das mães?
Todas as pessoas comemoram da mesma maneira?
Você acha que todos os dias deveriam ser dia das mães?
Como são as mães hoje em dia? O que fazem?


Plano de aula2:MÃE

- Sugere-se que os alunos dramatizem situações como: o que sua mãe faz todos os dias?
O que sua mãe gosta e não gosta de fazer?
- Brincar de: “Se você fosse a mãe, o que você faria?”: propor que se coloquem no lugar de uma mãe e imaginar o que elas falariam nas seguintes situações: Mãe, no meu aniversário eu quero um vídeo- game, uma bicicleta e uma piscina.
 Hoje eu briguei na escola...Eu não quero almoçar, quero comer salgadinho!
Posso ficar com esse cãozinho abandonado?
Mas eu não quero ir dormir, o filme não acabou ainda! Eu não quero tomar banho e pentear o cabelo!
- Perguntar o que eles fariam se: encontrasse sua mãe chorando?
Ela ficasse doente?
 Ela estivesse usando uma roupa muito feia na sua opinião?
Ela dissesse que não compraria aquele brinquedo tão sonhado por você?
Comprasse um presente só para seu (sua) irmão (ã)?
- Trabalhar com quadrinhas.
A quadra é um poema de quatro versos que preserva muitas vezes a cultura popular.

 
 
- Depois de muita leitura apontada, questione os alunos onde o texto poderia ser ouvido: no parque de diversões, no jardim, no circo, em casa, na escolar ou outros.
- Retome a discussão sobre a veracidade ou ficção descrita no texto, levando os alunos a perceberem o metáfora da quadrinha.
- Encaminhe a reescrita da quadrinha, supondo que se tratassem de duas pessoas.
- Comente e destaque as modificações necessárias ocorridas em todo o texto para concordar com o número de pessoas.
- Proponha, então, que os alunos, em grupos, completem as seguintes reescritas:

Através de nova leitura, localize no texto a palavra BOTÃO e peça que montem com o alfabeto móvel.
Chame à frente da sala uma criança cujo nome inicie com a letra F e G e trabalhe intensamente o nome da letra e o som que ela representa.
Substitua, então, a primeira e a terceira letra pela F e G, respectivamente e proponha leitura.

Trabalhe com os nomes de outros alunos (que iniciem com M e L) e desafie a formação de novas palavras, a partir da substituição.
Incentive a descoberta de palavras contidas nas palavras a seguir: CORAÇÃO
Escreva no quadro a palavra anteriormente decomposta para que seja refletida quanto ao número de letras, de sílabas e do número de letras que formam as sílabas.
Enfatizar o som “ÃO” e pedir que relacionem outras palavras que rimem com CORAÇÃO e BOTÃO.
Distribua material para a confecção de tarjetas silábicas com o nome das mães e inicie o trabalho oralmente: antes de grafar as sílabas é necessário que os alunos percebam essa segmentação na oralidade.
Percebido o número de sílabas de seu nome, oriente a dobradura para a repartição da tarjeta com as dobras necessárias.
Depois de grafadas as sílabas que compõem o nome, inicie a reflexão coletiva sobre todos os aspectos que foram envolvidos nesse trabalho.
Pedir que as crianças apresentem outras parlendas, cantigas e poemas que envolvam sejam dedicados a mãe. Sendo possível registre estes textos e deixe exposto em sala.
Propor a confecção de cartões com estes textos. Aproveite e apresente os dados que compõe um cartão: destinatário, texto poético, enunciado e data.
Ler nesta semana o livro “Se as Coisas Fossem Mães” de Sylvia Orthof.

Trouxe daqui:












Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios