BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

segunda-feira, maio 07, 2012

Texto instrucional> Receitas juninas> 07/05/12

Textos Instrucionais:
Livro de Receitas da Festa Junina


  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■· Ler textos instrucionais; ·
■ Estabelecer relação entre as partes lidas nos textos instrucionais; ·
■ Desenvolver o uso das estratégias de leitura (seleção , antecipação, inferência e verificação); ·
■ Verificar o textos, em atividade de revisão, na perspectiva de analista do texto para melhorá-lo ( modificar, substituir, suprimir).
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ter participado das aulas:
Festa Junina: Objeto de estudo;
Festa Junina: Conhecendo muito mais.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Com objetivo de construir livro de receitas da Festa Junina reúnam a classe em círculo e faça uma leitura compartilhada do texto a ser baixado do seguinte link:


Informe-os que estão começando a elaboração de um livro de receitas da Festa Junina e o texto trouxe informações importantes tais como:
"(...)influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula".
Peça que encontre frase ditada e a marque no texto.
Promova uma conversa, apresentando imagens , buscando que eles se lembrem de pratos típicos da festa junina onde o aipim, milho, jenipapo e o leite de coco são parte dos ingredientes.
Registre em um painel a lista de alimentos, resultante da conversa.

Sugestão de imagens:






2º Atividade:
Proponha que o próximo capítulo do Almanaque seja de receitas típicas de festa junina que tenham aipim, milho, jenipapo e leite de coco entre seus ingredientes.
Destaque que as receitas sempre se apresentam de uma mesma forma, divididas em dois tópicos: "Ingredientes" e "Modo de Fazer", tratando-se de um texto instrucional.
Apresente um exemplo:




Revise as características e a função do texto instrucional .
Que são textos que incitam a ação, impõe regras ou fornecem instrução e indicação para realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos.
Solicite exemplos, além das receitas culinárias.
Devem surgir exemplos como Instrução de uso, de montagem, Regras de utilização, Leis, Regras de trânsito, Guias, Obrigações a cumprir, Normas de conduta. Registre, através de texto coletivo, o resultado desse debate.
Promova uma busca pela escola, em duplas, a fim de obter exemplos concretos de textos instrucionais.
A biblioteca , a secretaria e a própria caderneta escolar serão fontes de pesquisa.
Quando os alunos retornarem com os exemplos obtidos, analise cada um, buscando qual a ação, regra ou indicação de trabalho .
Solicite que cada aluno, em casa, pesquise entre os familiares uma receita e anote, respeitando as caracaterísticas do texto instrucional.
3º Atividade:
Organize os alunos em roda e solicite a leitura da receita pesquisada.
Combine as atribuições dos alunos enquanto ouvintes:
- observar se o texto lido está claro e se permite a execução das instruções;
- se possui, entre os ingredientes, àqueles que a turma definiu como característicos da festa junina: aipim, milho, jenipapo e leite de coco.
Auxilie o aluno leitor a fazer as adaptações sugeridas pela turma.
Também reflita com a turma, levando-os a perceber a diferença entre os modos de falar e os modos de escrever.
4º Atividade:
Informe-os que é muito comum no mundo editorial a revisão de texto escrito com alguém por outra pessoa, porque o olhar distanciado dessa pessoa consegue " enxergar" erros que o autor, por estar envolvido com o texto com consegue ver .
Essa função tem nome: Revisor ou Copy-Desk.
Solicite que autor da receita escolha um amigo para fazer a revisão do texto.
Combine regras para essa revisão, tais como: fazê-la lápis, em caso de acentuação gráfica e/ou marcar com um traço, também a lápis, o trecho da palavra grafada errada.
Enfatize que o papel do revisor é colaborativo e não punitiva.
 Circule pela turma para tirar dúvidas.
Exemplo de texto com erros:



Ao final da revisão, peça que o revisor apresente suas observações ao autor, cabendo ao segundo acatar ou não, desde que justifique, baseado na gramática,o porquê do não aceite às observações. O professor é última instância.
Todos os casos polêmicos devem ser aproveitados para uma análise coletiva.
Apresente na lousa a escrita original do autor e a observação do revisor .
Permita que ambos exponham seus pontos de vista, ouça a turma e intervenha relembrando a regra gramatical, apresentando outros exemplos .
 Sistematize na lousa de forma a permitir o registro no caderno dos alunos.
5º Atividade:
Solicite que cada aluno copie e ilustre sua receita , com muita atenção e capricho, porque será desta forma que ele estará nolivro de receitas.
Circule pela sala, orientando, sugerindo e auxiliando na execução do trabalho.
Junte o material,elabore coletivamente um bonita capa, encaderne e faça cópia para cada integrante da sala.
Sugestão de capa:






Recursos Complementares
Para estudos do professor:


Avaliação
A avaliação deverá feita durante toda a realização das atividades, observando a participação nas atividades e no debates, assim coomo as análises gramaticais.
Também deverá ser ponto de avaliação as atitudes e disposições favoráveis à produção e as relações éticas e afetivas que permearam todas as atividades.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios