Jogos olímpicos e seus símbolos
- Identificar os símbolos dos Jogos Olímpicos
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Modalidades esportivas
Estratégias e recursos da aula
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Os símbolos também servem para auxiliar pessoas que não sabem ler ou que dominam pouco a leitura, pois este meio nos proporciona a transmissão de informações através de formas gráficas (desenhos) de mais fácil compreensão.
PROBLEMATIZAÇÃO
Você conhece todos os símbolos Olímpicos?
Qual a importância de cada símbolo dentro dos Jogos Olímpicos?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Dentre todos os símbolos olímpicos podemos destacar os aros (bandeira) como sendo o mais forte símbolo, talvez conhecido por todos.
Os aros existem desde 1913, idealizado pelo Barão Pierre de Coubertin.
Após ter apresentado aos alunos o mais conhecido símbolo dos jogos olímpicos, vamos dividir à turma em seis equipes e pedir para que cada equipe realize pesquisa sobre um símbolo dos Jogos Olímpicos, seguindo os seguintes passos:
1º: Os símbolos a serem pesquisados por cada equipe poderá ser definido por sorteio.
2º: Pesquisar tudo o que encontrarem sobre o símbolo.
3º: Preparar uma apresentação para ser demonstrada para o grande grupo.
4º: Após apresentação de todos os grupos o professor poderá organizar uma conversa sobre as apresentações, reservando espaço para que os alunos possam falar sobre cada apresentação, o que acharam de interessante, o que não sabiam e quais símbolos já conheciam.
Apresente aos alunos o recurso a seguir:
Símbolos [Visõe s do esporte]
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
1. Para que servem os simbolos?
2. Quais simbolos conhece?
3. Qual a importancia dos simbolos em nossa vida?
CATARSE
Através dos tempos a humanidade croiu vários símbolos, muitos destes criados para facilitar o nosso dia-a-dia, através dos símbolos somos capazes de identificar muitas coisas que estão ao nosso redor.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
1. Realizar uma pesquisa sobre a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos e montar um mural com quadro de medalhas obtidas nas competições.
2. Agora é hora de montarmos juntamente com nossos alunos uma olímpiada interna da escola, primeiramente veremos quais as modalidades poderão ser executadas, as que não forem selecionadas e as que não tiverem possibilidades de serem realizadas deverão ser trabalhadas em forma de vídeo (aula teórica) para que haja uma familiarização por parte dos alunos.
3. Vamos organizar o cerimonial de abertura, cada turma representa um país.
4. Ao término da competição cada modalidade receberá a premiação correspondente a classificação.
Recursos Complementares
Avaliação
- Durante a realização da aula teórica através das intervenções e questionamentos levantados pelos alunos e na realização das atividades práticas através do desempenho individual e coletivo.
O Voleibol da Recreação aos Jogos Olímpicos
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.