Esporte Escolar e Esporte de Rendimento
Autor: ROSANGELA MENTA MELLO
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Definição de: Esporte, Recreação e Educação Física.
Estratégias e recursos da aula
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O esporte escolar, muitas vezes é um reflexo do esporte competitivo.
Ao pensar esporte na escola a primeira coisa que nos vem a mente é Educação Física.
O esporte praticado na escola serve para a socialização, podendo ser explorado sua potencialidade reconhecer nas pessoas suas capacidades esportivas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Você seria capaz de diferenciar o esporte escolar daquele esporte veiculado pela mídia (competições)?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Queremos saber o verdadeiro significado de esporte, sabemos que para ser um atleta de renome além do talento deve-se ter empenho, dedicação e acima de tudo força de vontade para chegar lá.
Atividade
Peça para que os alunos relatem em forma de texto tudo o que sabe sobre o esporte.
Escolha um esporte qualquer e fale sobre ele: surgimento, evolução, curiosidades etc.
"O esporte que reconhecemos hoje é fruto de profundas transformações sociais ocorridas com o advento da chamada Revolução Industrial na Europa dos Séculos XVIII E XIX, com origens, sobretudo, inglesas". (BETTI, 2004, p.17).
Pesquisa
- Dividir a turma em grupos para realizarem pesquisa sobre determinada modalidadse esportiva (do interesse do grupo) quanto a: origem e evolução, ressaltando quando passou a ser praticada profissionalmente (criação de sua federação); e, quando a modalidade passou a ser esporte olímpico.
- Ainda em grupos, pesquisarem diferentes instituições sociais, como escola, igreja, estado, associações, entre outras, para saber de que forma essas instituições influenciam ou sofrem influencia do fenômeno esportivo.
- Após estas investigações, cada equipe deverá elaborar um painel demonstrando os principais dados coletados e apresentando-o aos colegas.
- Num segundo momento, cada grupo deverá, relatar, por escrito, aquilo que julgou ser mais importante em todos os trabalhos apresentados, evidenciando a influência das mais variadas instituições sobre o fenômeno esportivo.
O esporte, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, passou a ter conotações mercadológicas.
O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social.
Para muitos, esse fenômeno representava uma forma de status e, para alguns era o meio mais rápido de ascensão social.
Atualmente, a educação física escolar é vista como um elemento de socialização que contribui para o desenvolvimento mental e social.
Os profis sionais [Esporte na es cola] .Acesse o vídeo no link -final da postagem
O vídeo apresenta entrevista com o atleta Claudinei Quirino que relata sobre sua vida profissional esportiva, onde iniciou suacarreira por vaidade.
Roteiro de Discussão:
1. O que é ser atleta profissional?
2. Será que todos os atletas profissionais são valorizados igualmente?
3. Qual é a missão da escola em relação ao esporte?
4. Como que a escola consegue mostrar a cada um qual é o seu talento?
A escola pode ser responsável por mostrar o caminho correto que cada um deve seguir, através das aulas de Educação Física podemos observar as potencialidades de cada um.
CATARSE
O esporte assim como o esporte de rendimento já fez parte da Educação Física, hoje isso está mudado pois um dos objetivosda Educação Física Escolar é a socialização dos alunos.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Vamos realizar comosalunosa atividade proposta no vídeo (os profissionais).
Atividade proposta: Voleibol com rede humana.
Com esta atividade todos os alunos poderão participar dasaula sem que seja feita exclusão.
- Dividir a turma em três equipes, sendo três times com o mesmo número de participantes.
- As regras utilizadassão as mesmas do voleibol.
- Dois times posicionam-se normalmente na quadra, o terceiro time fará a vez da rede, ficando sobre a linha que divide a quadra.
- Quando um time cometer um erro ficará no lugar do queestá na rede.
- Para diferenciar os times poderemos usar fitas de cores diferentes amarradas a cabeça dos alunos.
- Vence quem fizer 15 pontos primeiro.
Através desta atividade os alunos desenvolvem: o domínio do corpo, saque, passe, recepção, bloqueio e finalização, sem contar à introdiução aos sistemas defensivo, ofensivo e transição de posições.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os profissionais [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
O esporte enquanto elemento educacional. acessada em 17/11/2009.
Avaliação
Através da produção de texto e conteúdo da pesquisa realizada, pela participação nos momentos de discussão e nos momentos de prática.
Vamos correr?
Atividades alusivas à Olimpíadas
Projetos Escolares Olimpíadas
Editora On Line
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.