BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, junho 18, 2012

Olimpíadas 2012> Esporte escolar> Atividades> 18/06/12

Esporte Escolar e Esporte de Rendimento

Autor: ROSANGELA MENTA MELLO
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Definição de: Esporte, Recreação e Educação Física.
Estratégias e recursos da aula
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
O esporte escolar, muitas vezes é um reflexo do esporte competitivo.
Ao pensar esporte na escola a primeira coisa que nos vem a mente é Educação Física.
O esporte praticado na escola serve para a socialização, podendo ser explorado sua potencialidade reconhecer nas pessoas suas capacidades esportivas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Você seria capaz de diferenciar o esporte escolar daquele esporte veiculado pela mídia (competições)?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Queremos saber o verdadeiro significado de esporte, sabemos que para ser um atleta de renome além do talento deve-se ter empenho, dedicação e acima de tudo força de vontade para chegar lá.
Atividade
Peça para que os alunos relatem em forma de texto tudo o que sabe sobre o esporte.
Escolha um esporte qualquer e fale sobre ele: surgimento, evolução, curiosidades etc.
"O esporte que reconhecemos hoje é fruto de profundas transformações sociais ocorridas com o advento da chamada Revolução Industrial na Europa dos Séculos XVIII E XIX, com origens, sobretudo, inglesas". (BETTI, 2004, p.17).
Pesquisa
- Dividir a turma em grupos para realizarem pesquisa sobre determinada modalidadse esportiva (do interesse do grupo) quanto a: origem e evolução, ressaltando quando passou a ser praticada profissionalmente (criação de sua federação); e, quando a modalidade passou a ser esporte olímpico.
- Ainda em grupos, pesquisarem diferentes instituições sociais, como escola, igreja, estado, associações, entre outras, para saber de que forma essas instituições influenciam ou sofrem influencia do fenômeno esportivo.
- Após estas investigações, cada equipe deverá elaborar um painel demonstrando os principais dados coletados e apresentando-o aos colegas.
- Num segundo momento, cada grupo deverá, relatar, por escrito, aquilo que julgou ser mais importante em todos os trabalhos apresentados, evidenciando a influência das mais variadas instituições sobre o fenômeno esportivo.
O esporte, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, passou a ter conotações mercadológicas.
O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social.
Para muitos, esse fenômeno representava uma forma de status e, para alguns era o meio mais rápido de ascensão social.
Atualmente, a educação física escolar é vista como um elemento de socialização que contribui para o desenvolvimento mental e social.
Os profis sionais [Esporte na es cola] .Acesse o vídeo no link -final da postagem
O vídeo apresenta entrevista com o atleta Claudinei Quirino que relata sobre sua vida profissional esportiva, onde iniciou suacarreira por vaidade.
Roteiro de Discussão:
1. O que é ser atleta profissional?
2. Será que todos os atletas profissionais são valorizados igualmente?
3. Qual é a missão da escola em relação ao esporte?
4. Como que a escola consegue mostrar a cada um qual é o seu talento?
A escola pode ser responsável por mostrar o caminho correto que cada um deve seguir, através das aulas de Educação Física podemos observar as potencialidades de cada um.
CATARSE
O esporte assim como o esporte de rendimento já fez parte da Educação Física, hoje isso está mudado pois um dos objetivosda Educação Física Escolar é a socialização dos alunos.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Vamos realizar comosalunosa atividade proposta no vídeo (os profissionais).
Atividade proposta: Voleibol com rede humana.
Com esta atividade todos os alunos poderão participar dasaula sem que seja feita exclusão.
- Dividir a turma em três equipes, sendo três times com o mesmo número de participantes.
- As regras utilizadassão as mesmas do voleibol.
- Dois times posicionam-se normalmente na quadra, o terceiro time fará a vez da rede, ficando sobre a linha que divide a quadra.
- Quando um time cometer um erro ficará no lugar do queestá na rede.
- Para diferenciar os times poderemos usar fitas de cores diferentes amarradas a cabeça dos alunos.
- Vence quem fizer 15 pontos primeiro.
Através desta atividade os alunos desenvolvem: o domínio do corpo, saque, passe, recepção, bloqueio e finalização, sem contar à introdiução aos sistemas defensivo, ofensivo e transição de posições.
Recursos Educacionais
Nome                    Tipo
Os profissionais      [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

O esporte enquanto elemento educacional. acessada em 17/11/2009.
Avaliação
Através da produção de texto e conteúdo da pesquisa realizada, pela participação nos momentos de discussão e nos momentos de prática.


Vamos correr?
Atividades alusivas à Olimpíadas
Projetos Escolares Olimpíadas
Editora On Line









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios