Dicionário
Alfabeto
Literatura
Mania de Explicação
Que bagunça é essa?
Algazarra das letras
A explicação de palavras no ABC poético
Autor: Sandra Maria Rocha de Arruda
Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras.
Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem.
Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem.
Criar um dicionário poético.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Apresente para a turma a história “Mania de Explicação” de Adriana Falcão.
Faça uma interpretação oral do livro lido e explore as palavras e os significados dados na história.
Registre essas palavras e seus significados no blocão.
Divida a turma em grupos. Distribua entre os grupos as palavras anotadas no blocão e proponha que descubram o seu significado no dicionário.
Analise com a turma o significado encontrado no dicionário e compare com a explicação do livro registrada no blocão da atividade 1.
Faça as crianças perceberem a diferença entre o significado do dicionário com a do livro que expressa sentimentos, dando sentido poético para as palavras.
Faça um levantamento das palavras que as crianças gostariam de explicar o seu significado.
Anote numa tira de papel e coloque numa sacola para que os grupos sorteiem essas palavras.
Proponha que eles expliquem o seu significado usando texto e imagem.
Peça que cada grupo apresente suas palavras, significados e ilustrações para os outros grupos.
Monte com a turma um dicionário poético. Elabore com as crianças um título para a obra.
O dicionário também poderá ser composto de fotos e desenhos.
Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.
Livro: Mania de Explicação - Adriana Falcão
Avaliação
Avalie durante a realização das atividades se as crianças conseguiram compreender as palavras; encontrar os seus significados e construir um dicionário poético.
Linguagem tem mais postagens sobre este livro
A ordem alfabética em vários contextos sociais
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- reconhecer e introduzir usos sociais da ordem alfabética.
- reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada;
- reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas.
Duração das atividades
aproximadamente 2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário levantamento de conhecimentos prévios, já que são atividades que irão introduzir essa capacidade.
Mas nada impede que o professor possa ter uma conversa com os alunos antes para averiguar seus conhecimentos a respeito da ordem alfabética, perguntando-lhes, por exemplo, em quais suportes eles podem encontrar o uso da ordem alfabética.
Pode também apresentar os vários suportes que podem estar presentes na sala de aula, como: agenda telefônica, lista telefônica, dicionário, diário de classe, listas diversas, que fazem uso da ordem alfabética.
Estratégias e recursos da aula
Lembrando que o que propomos são aulas de introdução, o professor poderá, sempre que possível, retomar atividades com objetivo proposto, que é o reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, para consolidação desta da capacidade).
O professor poderá desenvolver várias atividades com intuito de desenvolver atividades de reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, como também trabalhar a seqüencia da ordem alfabética através dos suportes que circulam no meio social.
Inicialmente pode-se fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre quando e onde podemos encontrar textos organizados em ordem alfabética.
Posteriormente sugerimos a construção coletiva com os alunos do próprio diário de classe, utilizando os nomes das crianças para trabalhar a ordem alfabética, e/ou propor a construção de um dicionário de palavras novas que irão surgindo dentro do contexto da sala de aula.
O professor pode levar vários suportes de textos para a sala como: revista em quadrinhos, revistas, livros literários, livros didáticos, listas telefônicas, dicionário, diário de classe, agenda telefônica e colocá-los expostos e pedir para que os alunos separem os suportes que apresentam a ordem alfabética.
Caso o professor queira fazer atividades para averiguar se os alunos já conhecem ou dominam essa capacidade, segue abaixo um modelo de atividade:
2. Reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas
Neste caso o professor pode criar uma possibilidade de produção de texto com gêneros que utilizam os usos da ordem alfabética como, por exemplo: produção do diário de classe coletivo, ou de um dicionário produzido pela turma.
Algumas atividades para o professor verificar tal capacidade de seus alunos:
Avaliação
Através das atividades sugeridas acima o professor terá possibilidades de averiguar se os alunos já conseguem dominar as capacidades de ordem alfabética.
Desta forma sugerimos que o professor trabalhe dando ênfase aos usos sociais da língua escrita, além do principio de ordem alfabética, poderá ser avaliado a partir do acerto e entendimento das atividades propostas acima.
Para que serve o dicionário?
ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 1
■Reforçar seus conhecimentos sobre o alfabeto da língua portuguesa e os diferentes tipos de letras.
■Fazer a distinção entre letras, vogais, consoantes e a ordem das letras numa palavra.
■Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética.
■Interagir com os pares de maneira lúdica.
■Enriquecer seu vocabulário através da oralidade.
Vejam nesta aula:
Faça também a seguinte atividade lúdica: “Lá vai minha barquinha carregada de palavras”. Trata-se de um jogo que trabalha oralmente a letra inicial das palavras. Ele é realizado com todos/as alunos/as, coletivamente. Começa-se dizendo: Lá vai minha barquinha carregada de palavras em ordem alfabética... (por exemplo, arroz). Neste caso, significa que na barquinha só poderão entrar palavras em ordem alfabética, ou seja, o/a primeiro/a jogador/a irá dizer a primeira palavra, por exemplo, ARROZ. O/A segundo/a jogador/a irá repetir a primeira palavra, no c .
Aula completa aqui:
ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 2
ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 3
Aprendendo sobre a Ordem do alfabeto
Mais sobre estas obras
Que bagunça é essa?
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/08/que-bagunca-e-essa-literaturadicionario.html
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/08/que-bagunca-e-essa-literaturadicionario.html
Algazarra das letras
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/08/algazarra-das-letrasliteraturadicionari.html
Mania de explicação
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.