BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, agosto 07, 2012

Que bagunça é essa?>Algazarra das letras>Literatura> 07/08/12


Dicionário
Alfabeto
Literatura
Mania de Explicação
Que bagunça é essa?
Algazarra das letras



Mania de explicação




A explicação de palavras no ABC poético



Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras.
Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem.
Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem.
Criar um dicionário poético.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Apresente para a turma a história “Mania de Explicação” de Adriana Falcão.

"Solidão é uma ilha com saudade de barco." A frase recheada de poesia é uma das muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade e incluiu em Mania de Explicação. E, de página em página, Adriana vai "explicando" algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo. Alguns exemplos: "Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego." ou "Sucesso é quando você faz o que sabe fazer só que todo mundo percebe”. Mania de Explicação encanta o leitor mirim, que se perde, literalmente, por suas páginas, afinal, elas não são numeradas. E, nesse jogo de ir e vir à procura de explicação para alguma palavra, a criança acaba mergulhando ainda mais no espírito do livro, que é o de matar a curiosidade.
Faça uma interpretação oral do livro lido e explore as palavras e os significados dados na história.
Registre essas palavras e seus significados no blocão.

Atividade 2
Divida a turma em grupos. Distribua entre os grupos as palavras anotadas no blocão e proponha que descubram o seu significado no dicionário.
Analise com a turma o significado encontrado no dicionário e compare com a explicação do livro registrada no blocão da atividade 1.
Faça as crianças perceberem a diferença entre o significado do dicionário com a do livro que expressa sentimentos, dando sentido poético para as palavras.

Atividade 3
Faça um levantamento das palavras que as crianças gostariam de explicar o seu significado.
Anote numa tira de papel e coloque numa sacola para que os grupos sorteiem essas palavras.
Proponha que eles expliquem o seu significado usando texto e imagem.
Peça que cada grupo apresente suas palavras, significados e ilustrações para os outros grupos.

Atividade 4
Monte com a turma um dicionário poético. Elabore com as crianças um título para a obra.
O dicionário também poderá ser composto de fotos e desenhos.
Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.

Recursos Complementares
Livro: Mania de Explicação - Adriana Falcão






Avaliação
Avalie durante a realização das atividades se as crianças conseguiram compreender as palavras; encontrar os seus significados e construir um dicionário poético.





Linguagem tem mais postagens sobre este livro


A ordem alfabética em vários contextos sociais



O que o aluno poderá aprender com esta aula
- reconhecer e introduzir usos sociais da ordem alfabética.
- reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada;
- reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas.
Duração das atividades
aproximadamente 2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário levantamento de conhecimentos prévios, já que são atividades que irão introduzir essa capacidade.
 Mas nada impede que o professor possa ter uma conversa com os alunos antes para averiguar seus conhecimentos a respeito da ordem alfabética, perguntando-lhes, por exemplo, em quais suportes eles podem encontrar o uso da ordem alfabética.
Pode também apresentar os vários suportes que podem estar presentes na sala de aula, como: agenda telefônica, lista telefônica, dicionário, diário de classe, listas diversas, que fazem uso da ordem alfabética.
Estratégias e recursos da aula
Lembrando que o que propomos são aulas de introdução, o professor poderá, sempre que possível, retomar atividades com objetivo proposto, que é o reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, para consolidação desta da capacidade).
O professor poderá desenvolver várias atividades com intuito de desenvolver atividades de reconhecimento dos usos sociais da ordem alfabética, como também trabalhar a seqüencia da ordem alfabética através dos suportes que circulam no meio social.
Inicialmente pode-se fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre quando e onde podemos encontrar textos organizados em ordem alfabética.
Posteriormente sugerimos a construção coletiva com os alunos do próprio diário de classe, utilizando os nomes das crianças para trabalhar a ordem alfabética, e/ou propor a construção de um dicionário de palavras novas que irão surgindo dentro do contexto da sala de aula.

Sugestões de atividades:

1. Reconhecer portadores ou suportes de textos onde a ordem alfabética é utilizada:
O professor pode levar vários suportes de textos para a sala como: revista em quadrinhos, revistas, livros literários, livros didáticos, listas telefônicas, dicionário, diário de classe, agenda telefônica e colocá-los expostos e pedir para que os alunos separem os suportes que apresentam a ordem alfabética.
Caso o professor queira fazer atividades para averiguar se os alunos já conhecem ou dominam essa capacidade, segue abaixo um modelo de atividade:







2. Reconhecer o local de inserção de determinada letra/palavra, tendo em vista a seqüencia alfabética, considerando as várias posições das letras nas palavras apresentadas
Neste caso o professor pode criar uma possibilidade de produção de texto com gêneros que utilizam os usos da ordem alfabética como, por exemplo: produção do diário de classe coletivo, ou de um dicionário produzido pela turma.
Algumas atividades para o professor verificar tal capacidade de seus alunos:
















Avaliação
Através das atividades sugeridas acima o professor terá possibilidades de averiguar se os alunos já conseguem dominar as capacidades de ordem alfabética.
Desta forma sugerimos que o professor trabalhe dando ênfase aos usos sociais da língua escrita, além do principio de ordem alfabética, poderá ser avaliado a partir do acerto e entendimento das atividades propostas acima.



Para que serve o dicionário?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19511



ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 1
■Reforçar seus conhecimentos sobre o alfabeto da língua portuguesa e os diferentes tipos de letras.
■Fazer a distinção entre letras, vogais, consoantes e a ordem das letras numa palavra.
■Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética.
■Interagir com os pares de maneira lúdica.
■Enriquecer seu vocabulário através da oralidade.
Vejam nesta aula:
Faça também a seguinte atividade lúdica: “Lá vai minha barquinha carregada de palavras”. Trata-se de um jogo que trabalha oralmente a letra inicial das palavras. Ele é realizado com todos/as alunos/as, coletivamente. Começa-se dizendo: Lá vai minha barquinha carregada de palavras em ordem alfabética... (por exemplo, arroz). Neste caso, significa que na barquinha só poderão entrar palavras em ordem alfabética, ou seja, o/a primeiro/a jogador/a irá dizer a primeira palavra, por exemplo, ARROZ. O/A segundo/a jogador/a irá repetir a primeira palavra, no c .



Aula completa aqui:

ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 2


ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 3

Aprendendo sobre a Ordem do alfabeto

Mais sobre estas obras
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/06/aprendendo-se-conhecer-conviver.html




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios