A GALINHA RUIVA:
UM CLÁSSICO INTERDISCIPLINAR
A história "A Galinha ruiva"tem todos os elementos de que precisamos para interdisciplinar ao máximo e tornar bastante significativos os conteúdos.
A história é um clássico infantil, não há professor que não conheça, mas acho importante abordar porque muitos estão começando agora e talvez não conheçam as possibilidades que esta fábula oferece.
Vamos lá, pegando por conteúdos:
Linguagem e ética:
Fundamental levar a turma a recontar oralmente, a refletir sobre os diferentes finais da história, a reproduzir os sons de cada personagem.
A galinha ruiva divide ou não o bolo com seus "amigos"? (Amigos falsos, pois na hora que o bicho pegou pro lado da galinha, nenhum deles quis ajudar; claro que não se deve dizer exatamente assim para a turma, mas propor um questionamento é importante para favorecer a capacidade de análise e síntese deles e o senso crítico).
Na roda de conversação o tema dá pano pra manga, as crianças em geral têm muito a dizer, basta que sejam motivadas.
Uma boa história merece sempre uma boa conversa depois, a fim de que os elementos sejam elaborados. Contar por contar, não vale.
O reconto oral com registro no quadro é um bom momento para se trabalhar a noção de texto escrito e o direcionamento da escrita.
A criança de quatro anos já está apta para a observação do movimento, sem cobranças, claro.
Leitura de imagens:
As cenas são ricas para serem exploradas.
Cores primárias e secundárias, animais que falam (característica das fábulas), o contexto do campo (sítio onde se passa a narrativa), as expressões dos animais, em especial a cara de decepção da galinha ao receber um "não" bem redondo dos seus amigos, a preguiça deles que não deram conta do recado e preferiram dormir em vez de ajudar.
Para que este seja um momento rico é interessante que o professor leve não apenas uma versão da história, pois cada uma mostra as cenas de uma forma, com uma riqueza de detalhes.
Matemática, Ciências e Culinária:
O trabalho de preparar com a turma a receita do Bolo de Milho da Galinha ruiva é um capítulo à parte: eles amam!!!
Nesse momento trabalhamos a quantidade dos ingredientes e as medidas.
As crianças se encantam com a transformação dos materiais em líquido e em pó que, juntos, "viram" um bolo, ao ser colocado no forno.
Muitas hipóteses podem ser elaboradas quanto ao processo de assar o bolo, registrá-las em um cartaz ou mesmo no quadro, é bem legal.
Ao final, no momento de compartilhar o bolo é muito divertido confrontar as hipóteses com o resultado obtido. (iniciação ao método científico).
Deve-se explorar também a origem de cada ingrediente: farinha de milho, ovos, leite, açúcar, óleo e o mais sensacional de todos: o fermento, responsável pelo crescimento da massa.
Sem ele o bolo não cresce; é legal separar um pouco da massa sem adição de fermento e colocar em uma assadeira à parte para que as crianças possam observar e comparar o processo da fermentação.
Artes:
Desenho livre sobre a história, sobre a elaboração da receita, pintura livre, recortes e colagens, construção de uma galinha com sucata, confecção de dedoches dos personagens e dramatização.
Psicomotricidade:
Mímicas sobre os animais, modo de locomoção, expressão corporal livre sobre música relacionada ao tema (sugestão: CD A Galinha Pintadinha, sucesso total!De norte a sul do país).
DESCRIÇÃO DO JOGO.
NOME: A galinha ruiva.
CATEGORIA: Todos se foram.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos, utilizando as palavras “mais ou menos”, ou outras;
Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
FAIXA ETÁRIA: 3-4 anos.
MATERIAIS:
Um tabuleiro, representado pela imagem impressa de uma galinha e de ovos (25 ovos);
1 dado, confeccionado com uma caixa pequena de papelão e com desenho de ovos para representar as quantidades.
NÚMERO DE JOGADORES POR RODADA: 4 crianças.
REGRAS:
A cada rodada, a criança joga o dado e de acordo com a quantidade, ela retira do tabuleiro o número de ovos do ninho.
Turma da Mônica
A HISTÓRIA DA GALINHA RUIVA EM POESIA
Eu sou a galinha ruiva,
gosto muito de brincar
mas, também ponho ovinhos;
para tu comeres ao jantar.
Moro além numa casinha,
comigo vivem mais quatro
o porquinho, o peru, o cão e o gato.
Olá, olé somos todos muito amigos.
Olá, olé pois assim mesmo é que é.
Olhem, olhem amiguinhos,
venham ver o que eu achei.
Uns grãos de trigo tão lindos,
como eu nunca imaginei.
Isso não serve para nada,
atira com eles ao chão,
vem connosco passear
e cantar uma canção.
E agora, o que é que eu faço?
E agora, o que é que eu faço?
Ah! Vocês querem me ajudar,
os grãozinhos a semear?
Ron, ron não quero não;
Glu, glu, glu nem eu tão pouco;
Ão, ão, ão eu também não;
Miau, miau, miau só se eu estivesse louco.
Eu não preciso de vós,
façam lá o que quiserem,
emeio-os eu sozinha,
já que vocês não os querem.
Ela é tola, ela é louca.
Para que lhe havia de dar. Peru
Andar com tanto trabalho;
Em vez de vir brincar!
O meu trigo está maduro
,as espigas a estalar,
taõ loirinho e taõ madurinho,
quem mo ajuda a ceifar?
Ron, ron, não quero não.
Glu, glu, glu, nem eu tão pouco.
Ão, ão, ão eu também não.
Miau, miau, miau,
só se eu estivese louco!
Então vou ceifá-lo eu,
e ao moinho o vou levar,
transformá-lo em farinha,
Para o poder cozinhar.
Está cada vez pior,
a nossa amiga galinha,
pensar seja o que for,
que eu vou fazer na cozinha.
Agora que está moído
,é que vou amassar,
e fazer bolos fofinhos
para depois saborear.
Amigos, meus amiguinhos,
meu pãozinho está a cozer
e cheira que é um regalo
.Quem mo ajuda a comer.
Ron, ron, ron ajudo eu .
Glu, glu, glu e eu também .
Ão, ão, ão eu também quero.
Já me está a cheirar bem.
Ah, meus ricos amiguinhos,
não me quisestes ajudar,
fui só eu que trabalhei,
e só eu o comerei!
Aqui fica esta lição,
Aos que me estão a escutar;
Para comer o que é bom,
É preciso trabalhar!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.