BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, setembro 20, 2012

A Galinha Ruiva> Jogo>Poesia>>Metodologia> 20/09/12


A GALINHA RUIVA:
UM CLÁSSICO INTERDISCIPLINAR



A história "A Galinha ruiva"tem  todos os elementos de que precisamos para interdisciplinar ao máximo e tornar bastante significativos os conteúdos.
 A história é um clássico infantil, não há professor que não conheça, mas acho importante abordar porque muitos estão começando agora e talvez não conheçam as possibilidades que esta fábula oferece.
Vamos lá, pegando por conteúdos:



Linguagem e ética:
Fundamental levar a turma a recontar oralmente, a refletir sobre os diferentes finais da história, a reproduzir os sons de cada personagem.
A galinha ruiva divide ou não o bolo com seus "amigos"? (Amigos falsos, pois na hora que o bicho pegou pro lado da galinha, nenhum deles quis ajudar; claro que não se deve dizer exatamente assim para a turma, mas propor um questionamento é importante para favorecer a capacidade de análise e síntese deles e o senso crítico).
Na roda de conversação o tema dá pano pra manga, as crianças em geral têm muito a dizer, basta que sejam motivadas.
Uma boa história merece sempre uma boa conversa depois, a fim de que os elementos sejam elaborados. Contar por contar, não vale.
O reconto oral com registro no quadro é um bom momento para se trabalhar a noção de texto escrito e o direcionamento da escrita.
A criança de quatro anos já está apta para a observação do movimento, sem cobranças, claro.



Leitura de imagens:
As cenas são ricas para serem exploradas.
Cores primárias e secundárias, animais que falam (característica das fábulas), o contexto do campo (sítio onde se passa a narrativa), as expressões dos animais, em especial a cara de decepção da galinha ao receber um "não" bem redondo dos seus amigos, a preguiça deles que não deram conta do recado e preferiram dormir em vez de ajudar.
Para que este seja um momento rico é interessante que o professor leve não apenas uma versão da história, pois cada uma mostra as cenas de uma forma, com uma riqueza de detalhes.



Matemática, Ciências e Culinária:
O trabalho de preparar com a turma a receita do Bolo de Milho da Galinha ruiva é um capítulo à parte: eles amam!!!
Nesse momento trabalhamos a quantidade dos ingredientes e as medidas.
As crianças se encantam com a transformação dos materiais em líquido e em pó que, juntos, "viram" um bolo, ao ser colocado no forno.
Muitas hipóteses podem ser elaboradas quanto ao processo de assar o bolo, registrá-las em um cartaz ou mesmo no quadro, é bem legal.
Ao final, no momento de compartilhar o bolo é muito divertido confrontar as hipóteses com o resultado obtido. (iniciação ao método científico).
Deve-se explorar também a origem de cada ingrediente: farinha de milho, ovos, leite, açúcar, óleo e o mais sensacional de todos: o fermento, responsável pelo crescimento da massa.
Sem ele o bolo não cresce; é legal separar um pouco da massa sem adição de fermento e colocar em uma assadeira à parte para que as crianças possam observar e comparar o processo da fermentação.



Artes:
Desenho livre sobre a história, sobre a elaboração da receita, pintura livre, recortes e colagens, construção de uma galinha com sucata, confecção de dedoches dos personagens e dramatização.



Psicomotricidade:
 Mímicas sobre os animais, modo de locomoção, expressão corporal livre sobre música relacionada ao tema (sugestão: CD A Galinha Pintadinha, sucesso total!De norte a sul do país).










DESCRIÇÃO DO JOGO.
NOME: A galinha ruiva.
CATEGORIA: Todos se foram.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos, utilizando as palavras “mais ou menos”, ou outras;
Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
FAIXA ETÁRIA: 3-4 anos.
MATERIAIS:
Um tabuleiro, representado pela imagem impressa de uma galinha e de ovos (25 ovos);
1 dado, confeccionado com uma caixa pequena de papelão e com desenho de ovos para representar as quantidades.
NÚMERO DE JOGADORES POR RODADA: 4 crianças.
REGRAS:
A cada rodada, a criança joga o dado e de acordo com a quantidade, ela retira do tabuleiro o número de ovos do ninho.






Turma da Mônica

A HISTÓRIA DA GALINHA RUIVA EM POESIA

Eu sou a galinha ruiva,
gosto muito de brincar
mas, também ponho ovinhos;
para tu comeres ao jantar.
Moro além numa casinha,
comigo vivem mais quatro
o porquinho, o peru, o cão e o gato.
Olá, olé somos todos muito amigos.
Olá, olé pois assim mesmo é que é.
Olhem, olhem amiguinhos,
venham ver o que eu achei.
Uns grãos de trigo tão lindos,
como eu nunca imaginei.
Isso não serve para nada,
atira com eles ao chão,
vem connosco passear
e cantar uma canção.
 E agora, o que é que eu faço?
Ah! Vocês querem me ajudar,
os grãozinhos a semear?
Ron, ron não quero não;
 Glu, glu, glu nem eu tão pouco;
Ão, ão, ão eu também não;
Miau, miau, miau só se eu estivesse louco.
Eu não preciso de vós,
façam lá o que quiserem,
emeio-os eu sozinha,
já que vocês não os querem.
Ela é tola, ela é louca.
Para que lhe havia de dar. Peru
Andar com tanto trabalho;
Em vez de vir brincar!
O meu trigo está maduro
,as espigas a estalar,
taõ loirinho e taõ madurinho,
quem mo ajuda a ceifar?
Ron, ron, não quero não.
Glu, glu, glu, nem eu tão pouco.
Ão, ão, ão eu também não.
Miau, miau, miau,
só se eu estivese louco!
Então vou ceifá-lo eu,
e ao moinho o vou levar,
transformá-lo em farinha,
Para o poder cozinhar.
Está cada vez pior,
a nossa amiga galinha,
 pensar seja o que for,
que eu vou fazer na cozinha.
Agora que está moído
,é que vou amassar,
e fazer bolos fofinhos
para depois saborear.
Amigos, meus amiguinhos,
meu pãozinho está a cozer
e cheira que é um regalo
.Quem mo ajuda a comer.
Ron, ron, ron ajudo eu .
Glu, glu, glu e eu também .
Ão, ão, ão eu também quero.
Já me está a cheirar bem.
 Ah, meus ricos amiguinhos,
não me quisestes ajudar,
fui só eu que trabalhei,
e só eu o comerei!
Aqui fica esta lição,
Aos que me estão a escutar;
Para comer o que é bom,
É preciso trabalhar!







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios