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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
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Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quarta-feira, setembro 05, 2012

Eleições>Eleitor> Aulas>Abordagem em classe> 05/09/12

ELEIÇÕES: O ELEITOR

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer os pré-requisitos para ser eleitor
- Informar-se sobre os documentos necessários para o eleitor votar
- Confeccionar títulos de eleitor para as crianças na sala
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As crianças deverão ter noção do que significa o termo eleitor.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: Com as crianças organizadas na roda, o professor deverá iniciar uma conversa sobre os requisitos para ser eleitor, fazendo questões como: qualquer pessoa pode votar?
Que coisas são necessárias?
A partir daí, o professor pode trazer informações sobre o Tribunal Regional Eleitoral – TRE- e o título de eleitor.
2° Momento: Com base no diálogo estabelecido, o grupo poderá construir um painel com um texto coletivo, expondo as informações básicas sobre os requisitos de um eleitor.
3° Momento: Em seguida, o professor deverá encaminhar uma conversa sobre a possibilidade de fazer uma eleição na sala de aula e, para isso, cada criança deverá ter o título de eleitor e um documento de identificação com foto.
 Este poderá ser o RG - Registro Geral - ou a carteira de identidade da escola.
Caso as crianças não possuam, sugerimos a confecção juntamente com a do título de eleitor.
 Este deverá seguir o modelo de um título real.
Para a confecção da carteira de identidade, o professor poderá solicitar às crianças que tragam fotos 3X4 ou pedir que façam seu auto retrato no local destinado a foto, no documento.
4° Momento: Para a confecção do título de eleitor, o professor deverá trazer uma cópia do modelo real em tamanho ampliado, fixá-lo na parede e preencher com os dados solicitados.
Esta atividade poderá ser feita com as informações do próprio professor.
 Em seguida, o professor deverá distribuir os títulos das crianças já com os dados preenchidos previamente.
 Neste momento, fazendo de conta que estão no TRE, cada criança deverá aguardar sua vez para assinar ou colocar sua impressão digital.
Recursos Complementares
Documentação no TRE.
Avaliação
Esta aula deverá possibilitar ao professor avaliar se as crianças conhecem os pré-requisitos de um eleitor.
Nesse contexto, o professor deverá avaliar se, além de sua função social, as crianças reconhecem os conteúdos de um título de eleitor.

DEBATE SOBRE ELEIÇÃO: As propostas das crianças em sala de aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.Tomar consciência do processo eleitoral, conhecendo os direitos e deveres do povo;
2.Construir idéias, soluções acerca dos problemas sociais e do cotidiano;
3.Vivenciar simbolicamente o processo de debates de uma campanha eleitoral.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Processo eleitoral; Eleição. Estratégias e recursos da aula
1º Momento - conversa na roda
Problematize:
Votar é escolher as pessoas que vão representar nossos interesses, fazer as leis do país e governá-lo. Proponha ao grupo a seguinte situação:
Você chega na quadra da escola onde sempre brinca com seus amigos e encontra um grupo de crianças de outra turma.
Vocês querem jogar futebol, mas os outros ocuparam a quadra antes e querem jogar.
Não há espaço para dois jogos ao mesmo tempo e começa a discussão: você e seu grupo acham que têm direito de jogar futebol porque lá todos os dias.
E as outras crianças acham que têm direito de jogar porque, naquele dia, chegaram antes.
Quem tem razão?
Vamos partir do princípio de que não vale resolver no tapa.
A solução, então, é conversar.Só que não dá para todo mundo falar ao mesmo tempo.
O QUE FAZER?
Peça que encontrem uma solução para o impasse.
Observe as respostas das crianças.
De acordo com as soluções apresentadas o professor poderá fazer a seguinte intervenção:
Cada grupo deve escolher um representante, os dois irão conversar e o que eles decidirem será respeitado por todos
.Proposta aceita, os que queriam representar o grupo se candidataram e cada um escolheu a pessoa que considerava mais apta para ir conversar com a outra.
Depois de muito papo, elas chegaram a várias decisões.
 A primeira delas é a mais importante: todas as crianças têm direito de brincar na quadra.
A segunda é que foi estabelecido um horário para jogar futebol.
A partir daí situe as eleições que está acontecendo no país ou no município/ estado.
Pergunte sobre o que sabem. Leve imagens dos candidatos a presidente - (adequar conforme as eleições do ano para governadores ou prefeitos).
Converse sobre sua função.
Desafie a turma a pensar e a escrever propostas.
Caso fossem candidatos o que fariam pelo Brasil?
Solicite as crianças que tragam panfletos com os nomes dos candidatos.
Construa uma lista com o nome dos candidatos. Se possível faça um passeio a câmara municipal ou a assembléia legislativa
2º momento- organizando a brincadeira
Proponha um jogo simbólico em que as crianças vão apresentar as propostas como se fossem candidatos para os colegas da sala.
 Depois desse momento elas tem que escolher candidatos para a representar a turma;
Para este momento, o professor propõe que cada grupo indique nomes/colegas que desejam participar da brincadeira como candidatos.
 Em seguida, os candidatos irão discutir com o grupo as suas propostas e fazer uma lista de ações que pretendem desenvolver caso sejam eleitos.
3º momento - as crianças debatem suas propostas de governar a cidade
O professor propõe assistir trechos de um debate pela TV com candidatos, assim como sobre o processo eleitoral.
È preciso que o professor veja com antecedência trechos do debate.
Após a visualização do vídeo, o professor deverá conversar com as crianças quais foram às propostas apresentadas pelos candidatos.
Após a conversa propor que registrem por escrito o que compreenderam.
Sugerimos os vídeos abaixo:
Eleitor do futuro: dia da eleição:
4º Momento - O Debate com os candidato
Em cada bloco as crianças são convidadas a fazer perguntas.
As perguntas serão divididas em escritas e orais.
O professor vai intercalando uma pergunta escrita e outra oral.
Organize uma eleição na escola.
Promova comícios e visitas as salas de aula com panfletos de cada candidato.
Marque o dia da votação.
Escolha uma comissão eleitoral para organizar as cédulas com os nomes e fazer a apuração junto com o professor.
Confeccione uma cabine com papelão.
Após este momento, proponha um texto coletivo sobre a experiência vivenciada.
Recursos Complementares
Aparelho de som e microfone.
Leia +
Avaliação
Avaliar a criatividade das crianças como forma de expor suas idéias para solucionar os problemas da cidade;
Avaliar os níveis de escrita, coesão e coerência na produção de textos;
Avaliar a habilidade para expor as idéias de forma clara.





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Um comentário:

  1. Querida amiga

    Ensinar
    o que pode transformar
    um País,
    é uma missão
    que nos conduz a esperança.


    Que haja sempre em ti,
    o olhar da alegria.

    ResponderExcluir

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