BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, setembro 28, 2012

Magritte>Vida/Obra>Atividades>28/09/12



Surrealismo - Magritte e Dali
Renè Magritte

Renè Magritte viveu na Bélgica (1898 – 1967).
Suas obras de arte mostram imagens impressionantes, como um olho de uma pessoa cheio de um céu nublado, um par de botas que se transforma em pés e dedos.
Magritte pintava objetos do dia a dia, mas os transformava em algo diferente, fazendo deles imagens mágicas que nos fazem parar e pensar.
Uma das formas com que Magritte e outros pintores surrealistas transformavam objetos do dia a dia era mudando o seu tamanho, fazendo-os muito maiores ou menores do que no mundo real. Certa vez, pintou uma maçã que era tão grande que enchia uma sala inteira.
Atividade:
Desenho Surrealista
a) Desenhe qualquer objeto grande o suficiente para preencher uma folha inteira de papel.
b) Quando o desenho estiver terminado, acrescente pessoas e outros objetos minúsculos à cena, para fazer com que o objeto principal pareça maior, ou seja, surreal.




Salvador Dali
Salvador Dali, o surrealista mais conhecido, nasceu na Espanha e mais tarde morou e se criou nos Estados Unidos ( 1904 – 1985).
Ele chamava suas pinturas s urrealistas de “Fotografias de Sonhos Pintadas à Mão” e impressionou os outros com seus objetos e ideias impossíveis e ultrajantes. Seus quadros mostram combinações estranhas de objetos e figuras, normalmente misturando fotografias e colagem com pintura a óleo. Dali também era um designer de joias e escultor e até se arriscou na produção de filmes.
Atividade:
Colagem Surrealista: Fotografias de Sonhos
a) Recorte várias imagens de revistas e faça uma montagem que surpreenda, crie uma figura inesperada e irreal.



PLANO DE AULA: RENÉ MAGRITTE
Mayara Gomes Lapa
UNESP/IBILCE
Introdução
O presente plano de aula foi preparado para o quinto ano do ensino fundamental, e se trata do pintor surrealista René Magritte.
O objetivo central da aula a ser ministrada é apresentar aos alunos um grande movimento de artes que aconteceu na história da humanidade.
O movimento artístico em estudo é o Surrealismo, e para isso, abordaremos o pintor René Magritte.
Tendo em vista que a aula é dedicada a uma sala de aluna de quinto ano, a proposta do estudo tem o intuito de inserir as crianças neste universo artístico, pois a partir do segundo ciclo do Ensino Fundamental, as tendências e movimentos artísticos serão estudados mais especificamente.
Roteiro da Aula
Para que se atinjam os objetivos previamente estabelecidos, a aula seguirá um roteiro onde a professora e os alunos estarão, a todo o momento, dialogando e trocando ideias.
 O primeiro momento da aula acontecerá da seguinte maneira:
• Chamada de Atenção:
Algumas obras do pintor em foco (René Magritte) estarão dispostas nas paredes da sala de aula, para que, no momento em que os alunos chegarem à sala, sejam atraídos por um material diferente que aguce sua curiosidade.
As carteiras estarão dispostas em semicírculo, com a pretensão de que se estabeleça um ambiente de diálogo e troca de ideias, como pensado no planejamento.
Neste momento a professora indagará os alunos sobre o que eles vêem, com perguntas deste nível:
- O que vocês acreditam que são esses papéis expostos na sala?
- O que vocês enxergam e sentem ao verem estas imagens?
- O que vocês acham que o artista destas obras pretendeu transmitir?
- Vocês já tiveram contato com obras de arte?
-Vocês sabiam que existem diversas tendências e movimentos artísticos que aconteceram ao longo da história de nossa sociedade?
• Contextualização do tema:
A partir das ideias expostas pelos alunos, a professora então expõe a vida do pintor e explica o que é de fato o Surrealismo.
Vida e obra do Pintor:
Magritte nasceu em Lessines, Bélgica no dia 21 de Novembro de 1898, filho caçula de Léopold Magritte. Em 1912, sua mãe cometeu suicídio por afogamento no rio Sambre.
Magritte estava presente quando o corpo de sua mãe foi retirado das àguas do rio.
Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que ele conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922.
Trabalhou em uma fábrica de papel de parede, e foi designer de cartazes e anúncios até 1926, quando um contrato com a Galerie la Centaure, na capital belga, fez da pintura sua principal atividade. Nesse mesmo ano, Magritte produziu sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo sua primeira exposição apresentada no ano seguinte.
René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”.
Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico.
Magritte tinha espírito travesso, e, em A queda, seus bizarros homens de chapéu-coco despencam do céu absolutamente serenos, expressando algo da vida como conhecemos.
 Sua arte, pintada com tal nitidez que parece muitíssimo realista, caracteriza o amor surrealista aos paradoxos visuais: embora as coisas possam dar a impressão de serem normais, existem anomalias por toda a parte: A Queda tem uma estranha exatidão, e o surrealismo atrai justamente porque explora nossa compreensão oculta da esquisitice terrena.
Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp.
Quando a Galerie la Centaure fechou e seu contrato encerrou, Magritte retornou a Bruxelas. Permaneceu na cidade mesmo durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial.
Seu trabalho foi exposto em 1936 na cidade de Nova York, Estados Unidos, e em mais duas exposições retrospectivas nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Museum of Art, em 1992.
Magritte morreu de câncer e foi enterrado no Cemitério Schaarbeek, em Bruxelas.
O que é o Surrealismo?
Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo.
Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e dosubconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico.
Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento.
Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.
Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo.
Por meio do automatismo, ou seja,qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo.
No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente.
A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
• Atividades sugeridas:
Após a apresentação do Surrealismo, da vida e das obra do pintor René Magritte, a professora estará propondo uma atividade onde os alunos possam realizar uma obra surrealista, exteriorizando emoções e pensamentos, saindo do plano real e indo ao plano subjetivo.
A professora disponibilizará folhas de papel “canson” e tinta guache, deixando que cada aluno realize sua atividade para que, posteriormente seja montada uma exposição na escola.
Referências



René François Ghislain Magritte
Plano de Aula Artes
Tema: Meio Ambiente
Conteúdo: Pintura, artista René Magritte
Objetivos:
-Conhecer a vida e a obra de Magritte.
-Produzir um trabalho ao estilo do artista.
Desenvolvimento:
Recursos: imagens das obras do artista, foto do artista, folhas de desenho, tinta têmpera, pincel.
Iniciar a aula fazendo um passeio pelo bairro ou a rua da escola e pedir para que os alunos observem a situação do lugar: se está poluído, se está limpo, se há árvores, etc.
Ao voltar para a sala explicar aos alunos que eles conhecerão um pouco da obra e da vida de René François Ghislain Magritte. Explicar que ele nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898, filho de Léopold Magritte. Foi um dos principais artistas surrealistas belgas.
Estudou por 2 anos na Academia de Belas Artes, em Bruxelas. Em 1926 produziu sua primeira pintura surrealista, "O Jóquei Perdido", tendo sua 1ª exposição apresentada no ano seguinte.Magritte representa e reflete a diferença entre o real e a representação, e existem símbolos recorrentes em suas obras, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real. Ele faz uma justaposição de imagens, dando assim um novo significado a objetos familiares, isto foi frequentemente denominado realismo mágico.
Em 15 de agosto de 1967, Magritte faleceu, vítima de câncer.
Mostrar aos alunos a foto do artista e também sua obra mais lembrada:


René Magritte
Obra principal
A queda



Fazer os seguintes questionamentos sobre a obra principal:
O que você vê nesta obra? Resposta pessoal.
O que você acha que o artista quis expressar com esta obra? Resposta pessoal.
Você acha que isto é real? Por quê? Resposta pessoal.
Mãos à obra:
A professora irá mostrar aos alunos as seguintes obras:






O jóquei perdido
Depois de olhar as obras os alunos terão que representar o meio ambiente que viram de uma forma surreal, expressando o seu modo de ver o meio ambiente hoje.
Eles irão desenhar na folha de desenho e depois pintar com tinta têmpera.
Final da aula: Cada aluno mostrará o seu trabalho e dirá onde está o surreal e porquê. http://espalhandoaarte.blogspot.com.br/2010/11/rene-magritte.html

Mais Jóquei perdido:



Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Textura, artista René Magritte
Objetivos:
- Conhecer a vida e obra do artista René Magritte.
- Criar uma paisagem surrealista utilizando texturas.
Desenvolvimento
Recursos: fita adesiva, obra “Jóquei Perdido” de René Magritte, imagem do artista, folha de ofício, giz de cera, tesoura, cola, caixa.
Iniciar a aula com uma dinâmica, onde embaixo de algumas cadeiras da turma estarão partes da obra “Jóquei Perdido” de René Magritte, que formam um quebra-cabeça.
Ao sinal da professora, cada aluno deverá procurar na sua cadeira e, aqueles que encontrarem deverão se reunir para montá-lo.
 Quando terminarem, o restante dos alunos verá o quebra-cabeça.
Explicar aos mesmos que a obra montada chama-se “Jóquei Perdido” do artista René Magritte (mostrar a obra) e após fazer os seguintes questionamentos para eles:
- Quais são os elementos que aparecem na obra?
Na obra aparecem árvores e um homem montado em um cavalo.
- Como foram feitas as árvores?
As árvores foram feitas com folhas.
- Elas são assim no dia-a-dia?
Não.
- Na obra, as árvores possuem a mesma cor?
Na obra, as árvores não possuem a mesma cor.
- Quais são as cores que elas possuem na obra?
As cores que possuem são preta, vermelha e amarela.
Explicar os alunos que o artista que criou esta obra chama-se René Magritte (mostrar imagem do mesmo). Ele nasceu na Bélgica em 21 de novembro de 1898, e em 1941 entrou na Academia de Belas Artes de Bruxelas.
Seus trabalhos foram baseados no Surrealismo, ou seja, suas obras apresentavam características não-reais, desenhos abstratos, entre outros.
Pintou sua primeira obra surrealista quando tinha 25 anos e faleceu aos 69 anos.
- Vamos criar uma paisagem usando o estilo de René Magritte?
Primeiramente serão coletadas texturas (explicar aos alunos que textura é uma sensação visual ou tátil, que sentimos principalmente quando tocamos um objeto e que cada objeto/ coisa de uma textura diferente), sendo que cada aluno receberá três folhas de ofício e gizes de cera. Os mesmos irão ao pátio da escola retirar texturas de diversos lugares, e quando encontrar alguma textura que gostou, colocará a folha de ofício sobre a mesma e passará o giz de cera sobre a folha.
Quando terminarem, os alunos retornarão para a sala e utilizando essas texturas, criarão uma paisagem surreal, sem sentido, em uma folha de ofício. Após todos terminarem, cada aluno mostrará seu trabalho para a turma, dizendo o que criou.
Final de aula:
Passará entre os alunos uma caixinha contendo algumas questões referentes ao assunto trabalhado na aula. Quando for dita a palavra "parou", o aluno que estiver com a caixa deverá abri-lá, retirar uma questão, ler a mesma para a turma e responder.
Questões que estarão na caixa:
- Como se chamava o artista?
O artista se chamava René Magritte.
- Qual era o nome da obra de René Magritte trabalhada hoje?
O da obra de René Magritte trabalhada hoje se chama Jóquei Perdido.
- Com quantos anos ele pintou sua primeira obra?
Ele pintou sua primeira obra com 25 anos.

Visita Virtual à Fundação Magritte
e à Fundação Dalí
Conhecendo o Movimento Surrealista
Plano de aula
Nome da Atividade: Visita Virtual à Fundação Magritte e à Fundação Dalí- Conhecendo o Movimento Surrealista.
Vejam tudo aqui:




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios