BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, setembro 24, 2012

Rosaura de bicicleta>Literatura>Meio de transporte>Produção de texto> 24/09/12


Livro - Rosaura de Bicicleta
Dona Amélia adora bichos e tem em casa um cachorro, um gato, um papagaio, dois canários, uma tartaruga e uma galinha chamada Rosaura. Um dia, Dona Amélia fica muito espantada, pois Rosaura pede de presente uma bicicleta. Como Dona Amélia vai resolver esse problema?

Leitura em Construção - Plano de Aula
Conteúdo:
Língua Escrita – Prática de Leitura
Leitura de Capa de Livro
Rosaura de bicicleta, de Daniel Barbot
il. Morella Fuenmayor
trad. Ana Maria Machado
Moderna, 1998
Fonte: Dobras de Leitura
Equipe de Criação:
Eliane Fernandes de Lima
Vera Pereira de Oliveira
Revisão e Apontamentos Adicionais:
Peter O’Sagae
Os educandos, acostumados às atividades de leitura de capa de livro de literatura, responderão com tranqüilidade às perguntas propostas, a partir da primeira olhada sobre a capa de Rosaura de bicicleta, de Daniel Barbot:
Que animais aparecem na capa?
Como eles são?
Que pessoa está junto deles?
O que mais chamou sua atenção?
Por quê?
Quais as cores que mais se destacam?
Que impressões elas despertam em você?
E o desenho, como foi feito?
O desenho combina com as cores?
Professora,
Mesmo que grande parte de seus alunos tenha facilidade para responder as questões, saiba que a repetição tem a função de rever e reforçar algumas estratégias de aproximação com o livro.

2º momento
A fim de verificar se as crianças estão "ligadas" na importância desse processo, vale arriscar:
Vocês realmente entenderam como se faz e por quê também devemos fazer a leitura da capa do livro?
Pois bem:
O livro tem título? Como ele está grafado?
Por que será que aparece em letras maiores?
Como são as letras das outras palavras?
Qual o nome do autor? Onde se localiza?
Quem ilustrou?
O que faz Ana Maria Machado?
O que significa "fazer a tradução"?
Então, é uma obra estrangeira?
Vocês já leram outros livros estrangeiros?
Aparece a editora? Qual?
O livro Rosaura de bicicleta foi publicado originalmente na Venezuela, em 1990. Essa informação deve ser compartilhada com seus alunos

3º momento
Antecedendo a leitura da narrativa, os alunos são convidados a formular hipóteses e inferir informações a partir da ilustração e de suas possíveis relações com o título, recuperando a leitura do primeiro momento:
O que os animais fazem em volta da mulher?
Será que eles participarão da história?
Por quê?
O que será que a galinha está fazendo empoleirada perto da mulher?
Que expressões têm a mulher e os animais que estão ao seu redor?
Professora, as crianças poderão comentar que os animais ouvem alguma história de sua dona e imaginem que todos participarão da narrativa pois estão presentes na capa do livro. A terceira questão pretende destacar os gestos da galinha, bico sorridente, asas abertas, como quem conta uma novidade - provocando o espanto à mulher... Essa relação entre as personagens deverá ser desvendada pelos alunos; é até mesmo possível que eles considerem a situação de surpresa diante do inusitado que seria ouvir uma galinha falar.
Vamos ler o título da história...
Rosaura é nome de gente?
A mulher que está sentada será a Rosaura?
Por quê?
Trabalhando na relação do título com a imagem, não se preocupe em estabelecer a correspondência do nome com a personagem penosa. Este é um momento de provocação - não de confirmação das hipóteses construídas.
"Rosaura de bicicleta" ou "A bicicleta de Rosaura" quer dizer a mesma coisa? Por quê?
Escreva o título original e o alternativo na lousa, pedindo para as crianças explicarem os efeitos de sentido que são capazes de perceber. Nesse trabalho, deve-se evidenciar os modos de dizer - que, em lugares diferentes, as mesma palavras dotam um texto de sentidos diferenciados.
Na opinião da classe, qual o título mais curioso, o mais interessante, o mais previsível, ou o modo mais corriqueiro de dizer? E qual seria a intenção do autor optando por uma forma menos usual? Para auxiliar essa atividade de análise e reflexão sobre a linguagem, bastaria pedir que as crianças imaginem (antecipar) o que poderia conter uma história com um ou outro título.   http://aartedeensinarblog.blogspot.com.br/2007/10/leitura-em-construo-plano-de-aula.html


Poema
Minha bicicleta
Tlim... tlim... tlim...
Ando de bicicleta,
sinto que sou grande
e não sou careta.


Tlim... tlim... tlim...
Ando pelas ruas,
ando pelo parquena
minha bicicleta.
Vou fazendo arte.


Tlim... tlim... tlim...
Um cachorro late,
eu avanço rápido,
pedalo e pedalo.
E quando acelero
sinto-me um herói.


Tlim... tlim... tlim...
Tlim... tlim... tlim...
Nada é melhor
que ser um ciclista,
sou um esportista,
eu sou o maior!
Poema de Isabel Furini

Numa tarde ensolarada, João e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça. João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua mãe admirava-o com orgulho.
Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava, oculto pelas grandes árvores, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha aprendido.
- Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
- Muito bem!
Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
- Mamãe, sem as duas mãos!
E a mãe apreensiva, lhe diz:
- Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
Mais alguns minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
- Veja, mãe, sem um pé!
E na volta seguinte:
- Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho...
Eduarda Borges

Marque X na resposta certa:
a) O texto fala sobre:
( ) As aventuras de João com sua bicicleta.
( ) O tombo de João.
( ) A mãe de João.
( ) A vida de João

b) A história acontece:
( ) Numa rua movimentada.
( ) Num parque da cidade.
( ) Numa praça.
( ) Numa vila.

c) A mãe de João estava apreensiva por que
( ) O menino não queria ir embora.
( ) O menino poderia cair da bicicleta.
( ) O menino tinha desaparecido.
( ) O menino não sabia andar de bicicleta

d) O texto termina dizendo "Pobre Joãozinho" por que
( ) O menino quebrou a perna.
( ) O menino chorou para mãe.
( ) O menino caiu da bicicleta e quebrou os dentes.

e) O nome João é um substantivo:
( ) próprio
( ) comum

f) A palavra bicicleta é um:
( ) adjetivo
( ) substantivo comum

http://atividadespracolorir.blogspot.com.br/2011/01/interpretacao-de-texto-para-4-e-5-anos.html

A bicicleta como meio de transporte


O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a bicicleta como meio de transporte;
Utilizar as ferramentas de pesquisa via WEB como recurso didático;
Pesquisar a história da bicicleta e a sua evolução.
Produzir textos orais e escritos de acordo com as anotações pesquisadas na WEB.
Duração das atividades
03 módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ter conhecimento sobre os meios de transportes;
Noções prévias sobre a utilização do equipamento no laboratório de informática
Estratégias e recursos da aula
Desenvolvimento
1º momento
Em sala fazer uma rodinha, convidando os estudantes para conversarem sobre "A bicicleta como meio de transporte", levantando expectativas e informações sobre a bicicleta.
■Vocês sabem como surgiu a bicicleta?
■A bicicleta é antiga?
■Qual é o meio de transporte que você utiliza para ir à escola?
■Quem sabe pedalar?
■Você gosta de pedalar?
■Em quais dias e horários, você pedala?
■Você considera a bicicleta como meio de transporte?
■Quem ensinou você a pedalar bicicleta?
Após socializar as informações trazidas pelos educandos, passar um filme sobre a bicicleta "Toquinho".
Posterior a exibição do vídeo (filme) propor aos estudantes o registro através de desenho ou escrita da parte do filme que mais gostou.
2° momento
Retomar o assunto da aula anterior, e informar aos estudantes que a bicicleta surgiu no século XIX na Europa. É um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais.
A história da bicicleta
Conversa informal sobre a história da bicicleta
Na sala de informática, conversar sobre o equipamento a ser utilizado e dividir a classe em pequenos grupos, orientando-os sobre o site da pesquisa Google (www.google.com.br ).
Cada grupo deverá registrar as informações que acharem interessantes sobre as questões propostas
■Por que a bicicleta é um meio de transporte saudável
■Por que a bicicleta é um meio de transporte econômico?
■Quais são os benefícios que pedalar pode trazer para a saúde do ciclista?


O professor deverá circular pela sala e acompanhar a pesquisa dos estudantes, fazendo intervenções quando necessário .
Socializar informações pesquisadas.
3º momento
Produção de texto
Antes de iniciar a escrita conversar com os estudantes sobre a produção a ser realizada.
■Que tipo de texto irá escrever?
■Para quem ler ?
■O que vocês querem informar ao leitor do texto?
■Quais são os cuidados que vocês deverão ter para que a pessoa que vai ler o texto entenda o que vocês escreveram?
Proposta da atividade:
Realizar uma Produção de Texto individual ou em grupo utilizando-se das anotações pesquisadas..
O professor é o mediador e estimulador da curiosidade do estudante.
Recursos Complementares
O professor poderá enriquecer seus conhecimentos sobre a bicicleta como meio de transporte, consultando a bibliografia
Livros:
- História de la bicicleta
Autor:Max J.B.Pauck, Gerd Volke, Felix R.Paturi
Editora: Editorial Bluno
- Alongue-se
Autor: Bob Anderson
Editora: Summers Editorial
Vídeo bicicleta como meio de transporte integrado
A História da bicicleta
Bibliografia
Avaliação
Observar o posicionamento, a produtividade e a qualidade da participação do estudante nas atividades propostas: relatos, pesquisas e registros.
Analisar os registros dos estudantes verificando o seu conhecimento sobre os meios de transporte e se há citação da bicicleta como meio de transporte frente as suas atividades no decorrer da aula.

Atividades PDF: AQUI

Cante e multiplique 
Multiplicando a partir de cantigas infantis

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as diferentes ideias da multiplicação.
Utilizar procedimentos próprios na resolução de problemas envolvendo as diferentes ideias da multiplicação.
Relacionar a divisão como operação inversa da multiplicação.
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Apresente a canção de Toquinho “Bicicleta”:




http://letras.terra.com.br/toquinho/49096/
 
B-I-C-I-C-L-E-T-A


Sou sua amiga bicicleta.
Sou eu que te levo pelos parques a correr,
Te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar.
Em cima de mim o mundo fica à sua mercê
Você roda em mim e o mundo embaixo de você.
Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar,
Pra isso acontecer basta você me pedalar.
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.
Sou eu que te faço companhia por aí,
Entre ruas, avenidas, na beira do mar.
Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir
Picolés, chicletes, figurinhas e gibis.
Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar,
Pra isso acontecer basta você me pedalar.
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.
Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer,
Os executivos me procuram sem parar.
Todo mundo vive preocupado em emagracer,
Até mesmo teus pais resolveram me adotar.
Muita gente ultimamente vem me pedalar
Mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar.
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.


Explore com as crianças:
- De que fala a nossa canção?
-Que outros tipos de meios de transportes você conhece?
Divida a turma em grupos e peça que cada um desenhe um transporte sugerido pela turma.
Registre no blocão os transportes falados pelas crianças para serem utilizados posteriormente.
Atividade 2
Utilize o desenho da bicicleta e apresente o seguinte desafio:
- Quantas rodas têm 4 bicicletas?
Este problema é uma boa forma de explorar formas de registro em papel e estratégias de contagem. Discuti-las com a turma é a riqueza da atividade.
Como as crianças estão iniciando a relação com as operações matemáticas, peça que representem com bicicletas desenhadas. Se alguma delas somar os termos apresentados no problema (2 rodas+4 bicicletas=2+4=6), em vez de somar as rodas 4 vezes, recorra à própria representação feita no papel para que ela perceba que a adição dessa maneira não é válida. Afinal, onde estão as rodas das outras bicicletas?
Atividade 3
Proponha novos problemas para as crianças, fazendo mudanças no contexto:
Relembre os meios de transportes falados pelas crianças.
Exemplo: carro.
Explore o número de rodas. Apresente o desafio:
- Quantas rodas têm 3 carros?
Utilize a representação numérica do conjunto:
@@@@+@@@@+@@@@= 12 4+4+4=12 3x4=12
Atividade 4
Apresente a cantiga “O meu chapéu”:
O meu chapéu tem 3 pontas.
Tem 3 pontas o meu chapéu.
Se não tivesse 3 pontas,
não seria o meu chapéu.
- Quantas pontas teriam 2 chapéus?
É esperado que inicialmente algumas crianças utilizem apenas desenhos na resolução, mas depois passem a utilizar procedimentos numéricos, como soma sucessiva, e se apóiem em resultados conhecidos de memória.
Recursos Complementares
Avaliação
Avalie se as crianças utilizam desenhos para a resolução de problemas e também procedimentos numéricos como soma sucessiva e resultados conhecidos de memória.

 
Sugestões de cartazes
 







Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Obrigada por publicar o poema "Minha bicicleta", de minha autoria. E parabéns pelo lindo é interessante blog.
    Isabel Furini

    ResponderExcluir
  2. Prazer receber um recado delicado assim. Gosto imensamente de divulgar materiais com autoria.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios