BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, outubro 23, 2012

Dia da bandeira> Atividades> 23/10/12

Dia da Bandeira

Comemore a data com os pequenos e convide-os a confeccionar lindos trabalhos de Arte.
Conheça também o projeto "Símbolos Nacionais", aplicado pela professora Penelope, em Piracaia, SP
Juliana Bernardino
Objetivos:
★ Apresentar a Bandeira Nacional aos alunos
★ Dar um enfoque contextualizado às comemorações cívicas
★ Estudar o Hino Nacional e o Hino à Bandeira
★ Introduzir noções de símbolos e patriotismo desde a Educação Infantil
Desde bem nova a criança já consegue identificar a Bandeira do Brasil nos lugares por onde passa. Entre seus primeiros rabiscos, aliás, figura a imagem deste símbolo nacional tão adorado pelos pequenos.
No dia 19 de Novembro, portanto, há que se comemorar o Dia da Bandeira com turmas da Educação Infantil.
"Além de ser uma ocasião para falar sobre o respeito que precisamos ter por nossa Nação, a data possibilita importantes estudos, como das cores e das formas geométricas", acredita Penelope Gonçalves Christ, da Escola Prof. Sylvia Amália Guimarães Mendes, de Piracaia, SP.
Neste ano, ela foi além nessa comemoração cívica e desenvolveu com seus alunos o Projeto Símbolos Nacionais.
Conheça-o seguir e confeccione com as crianças uma bandeira criativa, feita com garrafa pet e forminhas de doce - o trabalho é sucesso garantido!
Hino à Bandeira
"Salve, lindo pendão da esperança. Salve, símbolo augusto da paz!".
Estes são os primeiros versos do Hino à Bandeira, cuja letra foi escrita por Olavo Bilac, com melodia de Francisco Braga.
 Ele foi apresentado à Nação pela primeira vez em 1906.
A Bandeira tal como a conhecemos, no entanto, foi adotada quatro dias após a Proclamação da República, em 19 de novembro de 1889. Ela foi desenhada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Décio Vilares.
Projeto bem patriota
Quem disse que as comemorações cívicas precisam acontecer de forma superficial nas turmas de Educação Infantil? Segundo a professora Penelope, crianças dessa faixa etária já podem compreender a importância dos símbolos oficiais para uma Nação, como sua Bandeira e Hino, e aprender a respeitá-los. Em vista disso, criou, em setembro deste ano, o Projeto Símbolos Nacionais, que durou três semanas e culminou na criação de um completo mural. Conheça as atividades que foram desenvolvidas pela professora com sua turma de Fase 2 (5 anos).
O pontapé inicial
Na Escola Sylvia Amália Guimarães Mendes, toda sexta-feira é dia de cantar o Hino Nacional em frente à Bandeira do Brasil.
 E as crianças apreciam muito esse momento.
Porém, a professora Penelope notou que seus alunos não cantavam corretamente, uma vez que não compreendiam muito bem algumas palavras contidas na letra.
Foi assim que a educadora teve a iniciativa de entrar mais fundo no estudo do Hino, da Bandeira e de outros símbolos oficiais.
"Já há algum tempo eu vinha buscando uma oportunidade para trabalhar o tema.
Acredito que é de pequeno que se aprende a respeitar e a valorizar o nosso país."
Estudo do Hino Nacional
Todos os dias ao longo do projeto um verso diferente do Hino Nacional era estudado com os pequenos.
"Eu redigia o verso na lousa e, junto com os alunos, analisava palavra por palavra", explica Penelope.
Veja como realizar esse estudo em sua escola.
★ Destaque palavras diferentes e busque com os alunos o significado no dicionário. Primeiro, deixe que eles levantem hipóteses: o que significa "flâmula"? "Sempre que lia um verso, eu dava uma entonação diferente para a palavra que pesquisaríamos", comenta a professora.
★ Peça para os alunos contarem quantas letras a palavra tem (ou quantas vezes é preciso abrir a boca para pronunciá-la).
★ Questione: essa palavra começa com a letra "F"; qual nome começa com a mesma letra aqui na sala? Fábio, Fabiana etc.
★ Registre e organize em ordem alfabética as palavras que foram estudadas.
Você sabia?
A República Federativa do Brasil possui quatro símbolos oficiais, e a Bandeira Nacional é um deles. Os outros são: o Hino Nacional, o Brasão das Armas e o Selo Nacional.
Análise da Bandeira
O estudo da Bandeira Nacional possibilitou à turma revisar conteúdos e adquirir novos aprendizados. Faça o mesmo com sua turma.
★ Explore as cores da Bandeira e seus significados. De acordo com Penelope, é importante aproximar o estudo do contexto dos alunos. "Aqui em Piracaia, por exemplo, ainda há muita mata virgem, que conseguimos ver através das janelas da escola. Então esse foi um bom gancho para falar das matas, representadas pela cor verde da Bandeira", aconselha a educadora.
★ Trabalhe as formas geométricas quadrado, retângulo, círculo e losango. "Eu aproveitei para mostrar aos alunos que dois triângulos formam um losango."
★ Proponha a confecção de Bandeiras pelos alunos. "Fizemos vários modelos, entre eles com massinha, colagem e pintura", conta Penelope.
Brasão das Armas e Selo Nacional
Considerados símbolos nacionais, o Brasão das Armas e o Selo Nacional também foram estudados pela turma da professora Penelope. "Eu mostrei lugares onde o Brasão é usado, como nos documentos de identidade, na faixa presidencial, no salão principal de escolas e nas prefeituras.
Pesquisas e encerramento
Penelope procurou envolver as famílias no projeto durante todo o seu desenrolar. Para tanto, enviava pesquisas aos pais para serem feitas na presença dos filhos. A professora fazia perguntas que acompanhavam o conteúdo que seria passado no dia seguinte, por exemplo "o que é o Brasão das Armas?"; "onde ele é usado?"; "qual o significado da Bandeira Nacional?" e assim por diante. Ao final, os resultados das pesquisas foram reunidos em um grande cartaz, exposto para toda a comunidade escolar. "Eu digitei as pesquisas e complementei com imagens encontradas na internet ou enviadas pelos próprios pais", explica Penelope.
Bandeira com textura
Desenvolvido pela arte-educadora do Guia Prático, Simone Faure Bellini, este trabalho utiliza sucata e materiais de arte diversos




Bandeira com textura
Desenvolvido pela arte-educadora do Guia Prático, Simone Faure Bellini, este trabalho utiliza sucata e materiais de arte diversos.
Materiais:
★ canaleta
★ papelão
★ cola quente
★ cola branca
★ forminhas de doce douradas
★ fundo de garrafa pet
★ contact azul
★ algodão
★ folhas de plástico ou folhas secas pintadas
1. Sobre um papelão, faça a moldura do retângulo e do losango da Bandeira.
2.No centro do losango, cole o fundo da garrafa pet encapada com contact.
 3.Cole as folhas no retângulo, as forminhas no losango e o algodão sobre o fundo da garrafa pet.
Chaveiro da Nação
Este trabalho é uma linda recordação que os alunos podem levar para suas casas.
Oriente-os para que cada um confeccione o seu próprio chaveiro.
Fique atenta, porém, para que não se espetem com a agulha.
A atividade de alinhavo é um excelente recurso para o desenvolvimento da coordenação motora fina.



Materiais:
★ retalhos de tecido nas cores verde, amarelo e azul
★ cola para tecido ou cola quente
★ linha nas cores verde, amarela e azul
★ agulha
★ peça para chaveiro
1. Corte o tecido em círculos pequenos.
2. Faça os fuxicos, alinhavando as extremidades.
3. Cole os fuxicos formando a Bandeira do Brasil.
4. Alinhave a peça do chaveiro em um dos fuxicos.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios