"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto." (Nelson Mandela)
"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo."
(Nelson Mandela)
Literatura afro-brasileira
Objetivos:Promover ações afirmativas em prol da igualdade;
Desenvolver valores como: respeito, solidariedade e amizade;
Diversificar as representações, valorizando pessoas com habilidades diferentes;
Reconhecer a importância e inteirar-se do assunto para que as intervenções sejam de fato eficientes;
Viver e conviver com a inclusão no seu sentido cada vez mais amplo;
Considerar e respeitar as diferentes culturas sociais e familiares no tratamento com o indivíduo;
Entender a necessidade da diversidade de associações e do trabalho sensitivo para todas as crianças.
Desenvolver a linguagem oral expressando pensamentos e idéias.
Perceber e respeitar as diversidades étnico/cultural e física existentes em seu meio social.
Conhecer e explorar diferentes ritmos, brincadeiras, valorizando a diversidade cultural.
METODOLOGIA:
Em rodas de conversa e/ou através de histórias explorar o tema diversidade levando as crianças a perceber as diferenças que se apresentam entre elas.
Realizar a leitura e contar histórias utilizando recursos diversificados (fantoche, blocão, DVD etc). Realizar apresentação de teatros em sala e com a interação das demais salas (0 a 5 anos).
Trabalhar com atividades de percepção,eu e o outro, utilizando o espelho, o tato, em que as crianças possam perceber as características de cada um.
Explorar figuras de revistas e das historias. ( em roda, conversar com as crianças sobre as imagens)
Realizar com as crianças atividades de registro como o desenho das historias trabalhadas.
Construir com as famílias um boneco que possa representar as características da criança.
Apresentar para as crianças o boneco e conversar sobre a imagem. Observando que somos diferentes e precisamos respeitar as nossas diferenças.
Nos momentos de roda, apreciar as músicas do cd palavra cantada, ampliando o repertório musical das crianças.
Realizar com as crianças danças circulares através de músicas que envolvam variados ritmos e brincadeiras cantadas.
Realizar atividades que envolvam ritmos corporais. Ex andar devagar, andar de acordo com as palmas, pular de acordo com o ritmo, entre outros
Apreciar dvds, e posteriormente realizar conversas sobre os temas abordados nas historias apresentadas.
Afro-literatura
outros olhares sobre o texto literário
Texto literário é todo aquele que nos modifica, nos faz sair da cômoda posição de leitor para a de sujeito-leitor — que tem o direito de intervir no texto, caminhar por ele, invadi-lo.
É aquela produção textual que nos instiga e arrebata, trazendo consigo a beleza inquietante de nos permitir criar, recriar e tecer outras significações a partir de sua tessitura.
A produção literária afro-brasileira possibilita aos seus leitores todos esses movimentos, além de provocar a necessária reflexão sobre as relações étnico-raciais na sociedade brasileira.
A afro-literatura brasileira poderia ser entendida/percebida, ainda, como aquela produção que:
* possui uma enunciação coletiva, ou seja, o eu que fala no texto traduz buscas de toda uma coletividade negra;
* propõe (e se propõe como) uma releitura da história de nosso país;
* traduz uma ressignificação da memória do povo negro brasileiro;
* realiza fissuras nos textos que representam o discurso hegemônico da nacionalidade brasileira;
* se caracteriza por um processo de reterritorização da linguagem, ocupando lugares e desmontando estereótipos;
* se configura como narrativa quilombola, porque realiza verdadeiras manobras de resistência: é pouco disseminada e sofre boicote de editores e distribuidores; no entanto, sua produção é constante e bem extensa.
* trabalho com esse novo padrão estético-étnico-racial e cultural pode ocorrer de modo paulatino, porém mostra-se eficaz.
-dialogar com o texto, mesmo antes de abri-lo, criar “aquele” clima antes e ao apresentar o texto escolhido para a leitura;
-acrescentar informações pertinentes ao tema do livro escolhido por meio de vídeos, passeios, presença de artistas, autores, ilustradores e outras pessoas ligadas ao contexto de produção da obra a ser lida;
- promover roda de conversa acerca do título, especulando sobre seu conteúdo;
-apresentar as ilustrações; estabelecer alianças com professores (as) de outras disciplinas para um trabalho coletivo e interdisciplinar.
Nesse caso, há uma outra reflexão a se fazer: quais livros selecionar?
É fato que, em geral, os livros mais divulgados, conhecidos e lidos são os que apresentam, ainda, maior nível de estereotipia, racionalização e propostas utilitárias que cumprem o papel de veicular ensinamentos, a fim de determinar o comporta-mento do leitor, reafirmando e/ou legitimando os preconceitos, as discriminações e as imagens caricaturizadas da população negra.
É importante levar em consideração o modo como são trabalhados o texto e a ilustração.
Para construção/constituição de acervo que contemple a diversidade étnico-racial, os professores e demais profissionais envolvidos nessa escolha necessitam estar atentos aos materiais:
* que apresentem ilustrações positivas de personagens negras;
* cujos conteúdos remetam ao universo cultural africano e afro-brasileiro;
* que possibilitem aos leitores o acesso a obras onde habitem reis e rainhas negras, deuses africanos, bem como os mitos afro-brasileiros;
* cujas tessituras realizadas durante a leitura possam construir a elevação do aumento da auto-estima das crianças negras;
* que representem, sem estereótipos, a população negra brasileira;
Muitas obras, praticamente desconhecidas, rompem com a tradição da representação estereotipada das narrativas e ilustrações em relação à população negra.
Mais que livros na mão: compromisso com a valorização da diversidade
As políticas públicas parecem pretender avançar neste campo da leitura e da literatura por meio da distribuição de livros.
Cabe intensificar ações mais comprometidas com o enfrentamento do desafio que é trazer para a sala de aula o universo cultural africano e afro-brasileiro.
Cabe intensificar ações mais comprometidas com o enfrentamento do desafio que é trazer para a sala de aula o universo cultural africano e afro-brasileiro.
Contudo, sabe-se que somente a distribuição de livros não garante a leitura, nem mesmo o acesso a eles.
Para que o livro circule na sala de aula, e fora dela, depende também, e em grande parte, do grau de organização da unidade escolar - biblioteca funcionando, orienta-dores informados e responsáveis por ela, divulgação do acervo e dos temas dos livros, propostas interessantes a todos os envolvidos.
Para que o livro circule na sala de aula, e fora dela, depende também, e em grande parte, do grau de organização da unidade escolar - biblioteca funcionando, orienta-dores informados e responsáveis por ela, divulgação do acervo e dos temas dos livros, propostas interessantes a todos os envolvidos.
A formação de leitores compromissados com a valorização da diversidade, imprescinde da existência de professores, leitores, investigadores que sempre se perguntem uns aos outros:
Quais são as políticas públicas em curso?
Quais são os bons livros?
Quais são as editoras que têm contemplado positivamente a diversidade não apenas em relação a obras com personagens negras mas também em relação aos escritores, ilustradores e outros profissionais envolvidos na produção?
Como está a distribuição e circulação destes livros?
Quais são as políticas públicas em curso?
Quais são os bons livros?
Quais são as editoras que têm contemplado positivamente a diversidade não apenas em relação a obras com personagens negras mas também em relação aos escritores, ilustradores e outros profissionais envolvidos na produção?
Como está a distribuição e circulação destes livros?
Finalizando, independente de seu pertencimento étnico-racial, todos e todas merecem ter acesso a obras literárias comprometidas com a promoção da igualdade das relações étnico-racial.
Referências
SOUSA, Andréia L. Nas tramas das imagens: um olhar sobre o imaginário da personagem negra na literatura infantil e juvenil. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
________. “O Exercício do Olhar: Etnocentrismo na Literatura Infanto-Juvenil”. In: SILVEIRA PORTO, Maria do Rosário et al. Negro, Educação e Multiculturalismo. São Paulo: Ed. Panorama, 2002.
________. Personagens Negros na Literatura Infantil e Juvenil. In: CAVALLEIRO (org.). Racismo e Anti-Racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
SOUZA, A L. S. Negritude, Letramento e Uso Social da Oralidade. In: CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e Anti-Racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
________ . Igualdade nas relações raciais - as leis fora do papel. Bolando Aula de História - Apoio para professores do Ensino Fundamental. Ano 7. n. 47 novembro de 2004. Gruhbas, São Paulo, 2004.
AUTORAS
Ana Lúcia Silva Souza
Andréia Lisboa de Sousa
Rosane de Almeida Pires
Veja a reportagem completa aqui:
Sugestões literárias
Literaturas que valorizam a diversidade étnica e cultural afro-brasileira e africana são uma ótima alternativa para abordar os conteúdos exigidos pela lei 10.639, que obriga o ensino da “História e Cultura afro-brasileira e africana” nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de todo Brasil.
Veja 12 dicas de livros recomendados para pais, filhos e professores sobre o tema,acessando o link abaixo:
Livro Vivendo a diversidade
Educação para crianças
Pilar Espí
Editora Fapi
Atividades variadas
http://www.filestube.com/829b30df79e4fa7e03e9,g/Vivendo-a-Diversidade-Livro-3.html
http://cantinhodaprodenise.blogspot.com.br/2008/11/vivendo-diversidade-cultura-afro.html
https://picasaweb.google.com/prof.tatiane.gon/LIVRODIVERSIDADE#5242952114270565906http://cantinhodaprodenise.blogspot.com.br/2008/11/vivendo-diversidade-cultura-afro.html
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