BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, outubro 15, 2012

O amigo da bruxinha>Literatura mágica>Diversão> 15/10/12



Amigos pra valer!


Autor: Luciana Soares Muniz
Com as aulas propostas o/a aluno/a poderá aprender a importância da amizade, através do trabalho com poesia, música, expressão corporal e leitura.
As atividades ainda possibilitarão trabalhar habilidades linguísticas e o potencial criativo dos/as educandos/as.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a já tenha trabalhado na perspectiva de despertar no/a aluno/a o gosto pela leitura.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a inicie a aula conversando com a turma sobre as coisas que encontram na escola: professor/a, amigos/as, dentre outras.
 Depois providencie uma cópia para cada aluno/a do poema abaixo e uma cópia ampliada para que você possa trabalhar no quadro.


A Escola
(Claudio Thebas)


Todo dia,
Na escola,
A professora,
O professor.
A gente aprende,
E brinca muito
Com desenho,
Tinta e cola.
Meus amigos
Tão queridos
Fazem farra,
Fazem fila.
O Paulinho,
O Pedrão,
A Patrícia
E a Priscila.
Quando chega
O recreio
Tudo vira
Brincadeira.
Como o bolo,
Tomo o suco
Que vêm dentro
Da lancheira.
Quando toca
O sinal,
Nossa aula
Chega ao fim.
Até amanhã,
Amiguinhos,
Não se esqueçam, não,
De mim...
Fonte: THEBAS, Cláudio. Amigos do Peito. Belo Horizonte: Formato, 1996.


Como forma de registro, você professor/a, poderá ajudar a turma a organizar os nomes dos/as alunos/as da turma em ordem alfabética.
 Depois solicite que façam um círculo no nome dos/as coleguinhas que mais brincam no momento do recreio.
Ao final da atividade, entregue uma folha em branco e solicite que cada aluno/a faça um desenho da sua turma.
Organize um mural para expô-los.


Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula, você professor/a irá trabalhar com uma história da Eva Furnari, bem como com sua biografia.
É importante que você descubra, através de um diálogo com a turma, quem já conhece alguma história da autora.
Após esta sondagem, apresente o livro: “O Amigo da Bruxinha”, explore com a turma a capa do livro, título, autora, editora e imagem.


Amigos pra valer


Após a exploração da capa, apresente a história “A Gangorra” para a turma.
Solicite que os/as alunos/as façam a observação atenta de cada quadrinho.
 Converse com a turma, que esta história não tem escrita, mas possibilita a sua compreensão através das expressões das personagens, seus sentimentos e sensações.
Desta forma, essa produção sugere um poder de inventar e criar que cada um/a tem.
Veja os quadrinhos abaixo:




Amigos pra valer 2
Depois de observarem a história, converse com a turma sobre o que entenderam.
O registro poderá ser feito no caderno a partir de questões como:
1- Por que a autora colocou como título: “A Gangorra”?
2- Quais são as personagens que aparecem durante a história?
3- Por que a bruxinha transformou o macaco em leão?
4- Você gostou do final da história?
Ainda nesta aula, sugerimos que você professor/a conte um pouco para a turma sobre biografia da autora: Eva Furnari.
Para maiores informações sobre sua história, sugerimos que acesse os sítios abaixo:


Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a para esta aula sugerimos que você faça uma roda com a turma e converse sobre a temática amizade.
Fale sobre a importância de conhecermos uns/umas aos/às outros/as, descobrindo as características, o que gostam e o que não gostam de fazer, dentre outras coisas.
Para isso, construa com a turma um roteiro de entrevista, a ser realizada com um/a colega da classe.
As crianças vão elaborando suas sugestões, do que têm mais curiosidade em saber sobre o/a colega.
Sugestões de perguntas:
1- Qual o seu nome?
2- Qual a sua i dade?
3- Qual a data do seu nascimento?
4- Qual o nome da cidade onde você nasceu?
5- Qual brincadeira você mais gosta?
6- Qual o seu brinquedo favorito?
7- Que animal de estimação você tem ou gostaria de ter?
8- Qual a sua cor preferida?
9- Que filme você já assistiu e mais gostou?
10- Que história você já ouviu e mais gostou?
11- Qual a sua comida preferida?
Com o roteiro de entrevista pronto, e depois de todos/as terem copiado em seus cadernos de Língua Portuguesa, faça um sorteio para decidir quem irá entrevistar quem.
Para isso, divida a turma em dois grandes grupos e escreva em papéis pequenos os nomes dos/as integrantes de um dos grupos.
 Assim, apenas um grupo sorteará os nomes e realizará a entrevista.


Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos
Inicie a aula conversando com a turma sobre a entrevista realizada.
 Explique que terão como desafio, escrever uma biografia do/a colega entrevistado/a.
Para isso, retome a biografia da autora Eva Furnari, trabalhada anteriormente.
 Dialogue com a turma, sobre a importância de utilizar os dados coletados durante a entrevista para organizar um texto biográfico.
Depois da biografia pronta, solicite que façam um retrato do/a colega para colocar na biografia.
Aproveite a oportunidade para fazer um mural e expor as atividades, para que toda a turma conheça um pouco mais do/a colega.
Para finalizar as atividades propostas sobre a temática amizade, trabalhe a letra da música: “Amigos do Peito”, da Turma do Balão Mágico.


Amigos Do PeitoA Turma do Balão Mágico
Composição: Erik Vonn / Memo Mendez Gulu / Edgard Poças)


Meu nome é Mike
Gosto muito de brincar
Eu sou o Tob
Não me canso de cantar...
Sou Simony
E queria apresentar
Novos amigos
Que acabaram de chegar...
Sou Jairzinho
O mais novo do balão...
Oiiiiii!
Eu sou o Fábio
Também vou nessa canção...
Somos amigos
E queremos divertir
Nossos amigos
Do balão que vai subir...
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de uma vez
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de vocês...(2x)
Viver a vida
Viajando nas canções
Viver cantando
Alegrando os corações...
Viver os sonhos
Tudo que acontecer
Fazer amigos
Mas amigos prá valer...
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de uma vez
Somos amigos
Amigos do peito
Após a leitura, cante com a turma a música.
Trabalhe a importância da amizade e de conhecer todos/as aqueles/as com quem convivemos.
Converse com a turma sobre o significado de “Amigos do Peito”.
Proponha que após se conhecerem melhor procurem brincar com amigos/as que quase não brincam.
 Explique a importância de sermos todos/as amigos/as e não excluirmos ninguém.
 Por isso, proponha que em cada dia no pátio as crianças brinquem com uma brincadeira preferida do/a colega.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno/a. Procure perceber se a turma estará mais unida ao conhecer melhor os/as colegas.

Deixa a imaginação entrar!

• Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
• Inferir informações;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Desenvolver a imaginação;
• Recontar narrativas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A professora antes de levar algum livro de literatura para a turma pode sondar se existe algum livro indicado ou se os alunos conhecem o livro que se propôs no caso desta atividade, “O amigo da bruxinha”, de Eva Furnari.
Estratégias e recursos da aula
• Para realização desta atividade propomos que o professor trabalhe em círculo com os alunos, em roda. Para isso se faz necessário um espaço amplo e arejado.
• O professor utilizará recursos discursivos, como o diálogo e as trocas de idéias, através de um livro de literatura.
Pode-se utilizar também lâminas e retro-projetor para projetar as cenas dos textos não verbais.


Propostas:
• Nesta atividade sugerimos o livro “O amigo da bruxinha”, de Eva Furnari.
É um livro de imagens que podem ser recontadas de várias formas pelos alunos.
Primeiro momento:
 Você professor poderá fazer uma roda com os alunos e apresentar o livro, a partir do título começando a levantar hipóteses sobre o assunto da obra.
Você poderá trabalhar, também, o sentido atribuído a palavra “amigo”, perguntando para os alunos o que eles lembram quando escutam esta palavra, além de olharem a definição desta palavra no dicionário.
Segundo momento:
Logo, você professor poderá projetar uma cena do livro e trabalhar com ela.
A cena que sugerimos é a seguinte:


Como o objetivo de trabalhar a linguagem oral, o professor poderá desenvolver capacidades de leitura, para isto durante a exploração da imagem, procure:
Antecipar os conteúdos dos textos que serão lidos em função contextualização das imagens;
Levantar e confirmar hipóteses com os alunos relativas a este conteúdo que está sendo lido;
Ajudar os alunos a buscarem pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências) – isto faz com que se amplie a compreensão do texto lido;
Construir a compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando as informações explícitas e implícitas;
Ampliar as possibilidades de imaginação dos pequenos leitores.
Para que isto seja feito, você poderá fazer perguntas, tais como:
- A cena fala sobre o quê?
- O título da cena é “O telefone”, por quê?
- O que irá acontecer?
- No último quadrinho o som emitido pelo gato “trim” se refere a qual barulho?
- Nesta cena será o gato o amigo da bruxinha?
- É uma cena engraçada ou triste? (...)
Você, professor pode pedir que alguns alunos narrem ou encenem cada quadrinho da história, trabalhando a narrativa oral.
 As crianças podem formar grupos de modo que cada grupo reconte a história, de formas diferentes e até mesmo com finais diversos.
Terceiro momento: depois de explorar oralmente a leitura visual, o professor pode sugerir uma produção de texto, reconto escrito (caso os alunos já dominem a habilidade de escrita), se não, o professor pode construir coletivamente com os alunos em papel de tamanho maior, tipo “craft”, o reconto criado por eles e expor na sala.
Avaliação
Estas atividades possibilitam ao professor avaliar a capacidades orais, como seqüencia de idéias, desenvoltura, entendimento (coerência).
Permite avaliar se os alunos conseguem desenvolver algumas capacidades de leitura como levantamentos de hipóteses e inferências, neste caso em textos não verbais.
As imagens são importantes textos que devem ser explorados de forma a desenvolver nas crianças as capacidades de identificar o que as ilustrações dizem, pois, sempre podem vir ou não acompanhadas de textos verbais complementando-o ou dialogando-o.
No caso desta atividade as crianças poderão ser avaliadas a partir de uma narrativa não verbal que será construída por elas em duas formas oral e textual.
O fato do texto possibilitar várias interpretações a partir das diferentes cenas, permite a criação de vários textos, através dos recontos orais e escrito.
 Nesta fase de ensino-aprendizagem a leitura de imagens é de fundamental importância e necessária.
Sugerimos que o professor avalie os alunos durante a realização das atividades, o que permite diagnosticar as capacidades de leitura (expostas acima) que devem ser enfocadas mais, a partir de outras atividades com os mesmos objetivos.


Produção de texto a partir das HQs

Livro aqui:







 


Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Gosto muito da sensibilidade e criatividade no planejamento das aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ter gostado.Trago tudo da net. Aceito sugestões de pesquisas.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios