BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, dezembro 17, 2012

O hábito saudável da leitura>Objetivos>Turma da Mônica>Ortografia> 17/12/12


O hábito saudável da leitura
Recapitulando...
É sempre bom enfatizar o seguinte:

Nos livros aprendemos sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos, encontramos sonhos, fantasias e emoções.
O bom livro é um insubstituível veículo de cultura e prazer.
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, melhorar sua própria vida, ou ainda para aprender escrever.
A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização.
A criança, quando ouve uma história, tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, que na faixa de idade em que ela se encontra são predominantes.
A leitura é um modo de participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário.
Para desenvolver o gosto pela leitura, desde a infância é importante que a criança se familiarize com os livros, com os mundos mágicos, imaginários.
A hora da leitura é lazer. É divertimento, mas também oportunidade para a criança desenvolver-se no sentido ético, estético e de formação.
Ela projeta o seu próprio mundo e, ao representá-las, encontra maneiras de expressar o que sente, o que cria e o que inventa.
A importância de se contarem histórias para as crianças é enorme.
A criança gosta de ouvi-las.
Ela vibra e se emociona com os personagens.
A sua capacidade de brincar e inventar encontra um meio de expressar-se através das várias situações que aparece nas histórias.
Há oportunidade de emendar todos os fatos, de exteriorizá-las, de desejar lê-la, antecipando o hábito de leitura.
É importante desenvolver a interação com o livro original, pois muitos são artificialmente didatizados ou submetidos a simplificações ou adaptações, não como alienação à realidade, mas participação observadora para partilhar a capacidade criadora.
Fonte:  Revista Veja – edição 2074 ano nº 33 de 20 / 08 / 08 e o jornal O POPULAR domingo de 17 de agosto de 2008



OBJETIVOS

- Incentivar e criar a prática da leitura.
- Iniciar através da contação e recontação de história, a imitação e a criação coletiva, o gosto pela leitura;
- Formar leitores, auxiliando a interpretação de textos, com capacidade de representação, fluência na leitura e escrita;
- Estabelecer nas crianças e adolescentes  o hábito da leitura;
- Oferecer livros dissociados da obrigação ou castigo. Apreciá-lo em projetos e campanhas, feiras, noite de autógrafos e entrevista com o autor, exposição de livros especiais e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal;
- Articular os diferentes gêneros, finalidades, estilos sobre um mesmo tema com o contexto sócio-cultural expandindo os pensamentos criativos, ganhando melhores ideias e conceitos em relação ao mundo que o cerca;
- Incentivar o hábito da leitura com iniciação induzida e ativar a criatividade e a produção de pequenos textos;
- Desenvolver a visão crítica do aluno, criando maior interação do educando com os diversos suportes de informação existentes na biblioteca;
- Produzir atividades culturais e expor à comunidade estudantil obras dos diversos talentos existentes na escola;
- Interagir com o corpo docente, funcionários e comunidade externa da escola com a biblioteca, buscando valores culturais através das datas comemorativas;
- Criar condições para que os alunos tenham contato com a literatura, e que possam produzir textos criativos;
- Articular os diferentes gêneros, finalidades, estilos sobre um mesmo tema com contexto sócio-cultural expandindo os pensamentos criativos, ganhando melhores ideias e conceitos em relação ao mundo que o cerca.
- Integrar os pais e a comunidade no processo de valorização da leitura como ato de identificar, em situação de recepção a função social do texto, com a finalidade de obter informações, recriar, observar, comparar, compreender; a unidade temática de texto lido, as diferentes interpretações; os recursos expressivos e o ponto de vista do autor, segundo a função social, utilizando-se dos elementos estruturais identificados no trabalho de operação e reflexão sobre linguagem.
- Relacionar o tema aos filmes, músicas, peças teatrais, mini séries televisivas, e a outros livros, suscitando questões verbais e não verbais aprofundando e recriando a leitura por meio do desenvolvimento no sentido ético, estético e de formação;
- Levar o interlocutor a interagir de forma consciente com o autor, ou com as idéias que lhe são apresentadas ou reveladas no transcorrer do processo de compreensão, expressar a oportunidade de emendar todos os fatos, interiorizá-la, desejar lê-la esgotando suas experiências e antecipando o futuro hábito da leitura;
- Transformar a prática de introdução dos livros que se fará à medida que a criança adquire o gosto pela leitura, a Escola pode cumprir um papel importante e insubstituível ajudando-as especialmente, aqueles filhos de pais analfabetos ou semi- analfabetos.
O professor é quem pode minorar essa carência, adaptando o seu o repertório gradualmente, deixando à disposição livros com ilustrações a livro só com textos.




Turma da Mônica
Reforma ortográfica
" O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper um vôo de um pássaro
botando ponto no final da frase"
O menino que carregava água na peneira
Manoel de Barros



A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL

O valor e a importância que se dá à leitura começam em casa, muito antes das “letras” e da escola.
Contar histórias é oficio antigo da humanidade, encontrado em todas as partes do mundo.
O homem usa a palavra como instrumento mágico que produz bem-estar, prazer, satisfação, conhecimento.
A leitura dos adultos para as crianças, é uma atividade prazerosa, uma forma de brincar com as palavras, de proporcionar uma rica fonte para a imaginação, que transporta a criança para mundos diferentes.
Pais e professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental são os responsáveis por criar os laços das crianças com a leitura.
A infância é o tempo de maior disponibilidade a influências.
As crianças gostam de “imitar” atos de leitura, e a família e os professores são ótimos modelos de leitores competentes.
As crianças têm, na infância, o melhor tempo disponível para ouvir ou fazer uma leitura descompromissada, movidas apenas pela curiosidade, pelo prazer, pelo descobrimento.
Nosso papel é o de oferecer, desde cedo, o contato com obras-primas, com leitura ou contos de boa qualidade.
Com isso é possível que a criança tenha uma formação e um desenvolvimento mais completo, mais interessante.
A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida.
A criança é imaginativa, exercita a realidade através da fantasia, mas precisa de materiais exteriores – todas as formas de escrita – contos, histórias, fábulas, poemas, cantigas, para se constituir como pessoa.
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios