O hábito saudável da leitura
Recapitulando...
É sempre bom enfatizar o seguinte:
Nos livros aprendemos sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos, encontramos sonhos, fantasias e emoções.
O bom livro é um insubstituível veículo de cultura e prazer.
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, melhorar sua própria vida, ou ainda para aprender escrever.
A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização.
A criança, quando ouve uma história, tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, que na faixa de idade em que ela se encontra são predominantes.
A leitura é um modo de participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário.
Para desenvolver o gosto pela leitura, desde a infância é importante que a criança se familiarize com os livros, com os mundos mágicos, imaginários.
A hora da leitura é lazer. É divertimento, mas também oportunidade para a criança desenvolver-se no sentido ético, estético e de formação.
Ela projeta o seu próprio mundo e, ao representá-las, encontra maneiras de expressar o que sente, o que cria e o que inventa.
A importância de se contarem histórias para as crianças é enorme.
A criança gosta de ouvi-las.
Ela vibra e se emociona com os personagens.
A sua capacidade de brincar e inventar encontra um meio de expressar-se através das várias situações que aparece nas histórias.
Há oportunidade de emendar todos os fatos, de exteriorizá-las, de desejar lê-la, antecipando o hábito de leitura.
É importante desenvolver a interação com o livro original, pois muitos são artificialmente didatizados ou submetidos a simplificações ou adaptações, não como alienação à realidade, mas participação observadora para partilhar a capacidade criadora.
Fonte: Revista Veja – edição 2074 ano nº 33 de 20 / 08 / 08 e o jornal O POPULAR domingo de 17 de agosto de 2008
OBJETIVOS
- Iniciar através da contação e recontação de história, a imitação e a criação coletiva, o gosto pela leitura;
- Formar leitores, auxiliando a interpretação de textos, com capacidade de representação, fluência na leitura e escrita;
- Estabelecer nas crianças e adolescentes o hábito da leitura;
- Oferecer livros dissociados da obrigação ou castigo. Apreciá-lo em projetos e campanhas, feiras, noite de autógrafos e entrevista com o autor, exposição de livros especiais e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal;
- Articular os diferentes gêneros, finalidades, estilos sobre um mesmo tema com o contexto sócio-cultural expandindo os pensamentos criativos, ganhando melhores ideias e conceitos em relação ao mundo que o cerca;
- Incentivar o hábito da leitura com iniciação induzida e ativar a criatividade e a produção de pequenos textos;
- Desenvolver a visão crítica do aluno, criando maior interação do educando com os diversos suportes de informação existentes na biblioteca;
- Produzir atividades culturais e expor à comunidade estudantil obras dos diversos talentos existentes na escola;
- Interagir com o corpo docente, funcionários e comunidade externa da escola com a biblioteca, buscando valores culturais através das datas comemorativas;
- Criar condições para que os alunos tenham contato com a literatura, e que possam produzir textos criativos;
- Articular os diferentes gêneros, finalidades, estilos sobre um mesmo tema com contexto sócio-cultural expandindo os pensamentos criativos, ganhando melhores ideias e conceitos em relação ao mundo que o cerca.
- Integrar os pais e a comunidade no processo de valorização da leitura como ato de identificar, em situação de recepção a função social do texto, com a finalidade de obter informações, recriar, observar, comparar, compreender; a unidade temática de texto lido, as diferentes interpretações; os recursos expressivos e o ponto de vista do autor, segundo a função social, utilizando-se dos elementos estruturais identificados no trabalho de operação e reflexão sobre linguagem.
- Relacionar o tema aos filmes, músicas, peças teatrais, mini séries televisivas, e a outros livros, suscitando questões verbais e não verbais aprofundando e recriando a leitura por meio do desenvolvimento no sentido ético, estético e de formação;
- Levar o interlocutor a interagir de forma consciente com o autor, ou com as idéias que lhe são apresentadas ou reveladas no transcorrer do processo de compreensão, expressar a oportunidade de emendar todos os fatos, interiorizá-la, desejar lê-la esgotando suas experiências e antecipando o futuro hábito da leitura;
- Transformar a prática de introdução dos livros que se fará à medida que a criança adquire o gosto pela leitura, a Escola pode cumprir um papel importante e insubstituível ajudando-as especialmente, aqueles filhos de pais analfabetos ou semi- analfabetos.
O professor é quem pode minorar essa carência, adaptando o seu o repertório gradualmente, deixando à disposição livros com ilustrações a livro só com textos.
O professor é quem pode minorar essa carência, adaptando o seu o repertório gradualmente, deixando à disposição livros com ilustrações a livro só com textos.
Turma da Mônica
Reforma ortográfica
" O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper um vôo de um pássaro
botando ponto no final da frase"
O menino que carregava água na peneira
Manoel de Barros
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA INFANTIL
O valor e a importância que se dá à leitura começam em casa, muito antes das “letras” e da escola.
Contar histórias é oficio antigo da humanidade, encontrado em todas as partes do mundo.
O homem usa a palavra como instrumento mágico que produz bem-estar, prazer, satisfação, conhecimento.
A leitura dos adultos para as crianças, é uma atividade prazerosa, uma forma de brincar com as palavras, de proporcionar uma rica fonte para a imaginação, que transporta a criança para mundos diferentes.
Pais e professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental são os responsáveis por criar os laços das crianças com a leitura.
A infância é o tempo de maior disponibilidade a influências.
As crianças gostam de “imitar” atos de leitura, e a família e os professores são ótimos modelos de leitores competentes.
As crianças têm, na infância, o melhor tempo disponível para ouvir ou fazer uma leitura descompromissada, movidas apenas pela curiosidade, pelo prazer, pelo descobrimento.
Nosso papel é o de oferecer, desde cedo, o contato com obras-primas, com leitura ou contos de boa qualidade.
Com isso é possível que a criança tenha uma formação e um desenvolvimento mais completo, mais interessante.
A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida.
A criança é imaginativa, exercita a realidade através da fantasia, mas precisa de materiais exteriores – todas as formas de escrita – contos, histórias, fábulas, poemas, cantigas, para se constituir como pessoa.
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
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