NO REINO DAS LETRAS FELIZES conta a história de um reino que vive no mais absoluto silêncio.
Seus habitantes, as letras, vivem cada uma pra si, sem se comunicar.
A rainha Alfa, insatisfeita com aquela desunião, promove um grande baile no qual são apresentadas as vinte e seis letras que formarão o alfabeto.
A obra trabalha de maneira lúdica e educativa as vogais e as consoantes, enfocando-as como importantes meios de comunicação e crescimento cultural.
Colegas, mas é preciso ficar atentas, para que o alfabeto realmente ajude na compreensão do funcionamento da escrita, é preciso saber usá-lo.
Isoladamente, ele não é nada além de uma lista de letras.
Apenas mandar a garotada ler a sequência de A a Z não faz ninguém avançar na alfabetização.
Memorizar a ordem das letras é importante, mas esse saber deve ser acionado pelas crianças durante atividades de reflexão sobre a escrita, o alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.
Veja o que diz o PCN "Não é possível tomar como unidade básica de ensino, nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase, que descontextualizadas, pouco tem a ver com a competência discursiva, que é questão central.
Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto" PCN /Língua Portuguesa (1997, p. 35/36). “Cabe, portanto, à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los (...). A escola precisa oferecer variados materiais impressos de leitura que sirvam como referência e fonte de formação no processo de aprendizagem da língua escrita”. PCN/Língua Portuguesa (1997, p. 30 e 105).
É utilizando – se de textos reais, tais como listas, poemas, bilhetes, receitas, contos, piadas, entre outros gêneros... Que os alunos podem aprender muito sobre a escrita e a leitura.
Ler leva ao gosto, ao prazer, ao vício, e ninguém melhor que o professor para fazer o papel de SHERAZADE, do contador de história, de aliciador que encaminha o aluno no mundo extraordinário e causador de prazer indescritível...
Procedimentos didáticos
O professor deve:
1. Comece a aula com uma roda de conversa, estimulando todos a contar a você e aos colegas o que mais gostam de fazer, quais as letras que já conhecem, quais palavras já sabem ler e escrever, quais os assuntos que estudaram antes das férias...;
2. Antes da leitura, informar os alunos sobre o livro que será lido, antecipando à temática, as personagens, o local em que a narrativa ocorre, favorecendo, assim, o interesse dos alunos pela história;
3. Após a leitura incentivar os alunos a falar do trecho de que mais gostaram, comparar com outras histórias já lidas e trabalhadas, reler alguns trechos, retomar ilustrações;
4. Fazer revisão dos conteúdos 1° semestre;
• Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos para que realmente tenham problemas a resolver;
5. Organizar agrupamentos heterogêneos produtivos, em função do que os alunos sabem sobre a escrita e sobre o conteúdo da tarefa que devem realizar;
6. Garantir a máxima circulação de informação, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos utilizados pelos grupos;
7. Usar e abusar do alfabeto móvel;
8. Por meio de um trabalho com nomes e de palavras contextualizadas, possibilitar aos alunos o desenvolvimento do conceito de letra e das combinações possíveis entre elas;
9. Acompanhar as hipóteses levantadas pelo aluno para perceber em que etapa do processo de aprendizagem do sistema de escrita ele se encontra;
10. Levar o aluno a formar palavras por meio da organização das letras, compreendendo a importância da posição que a letra ocupa na palavra;
11. Fazê-los perceber que se escreve com letras, que as letras não podem ser inventadas, que para notar a palavra de uma língua existe um repertório finito (26, no caso do português); que letras, números e outros símbolos são diferentes;
12. Organizar o trabalho pedagógico que possa envolver atividades de leitura, atividades de reflexão sobre o sistema notacional de escrita e atividades de produção de textos orais e escrito dos diversos gêneros, considerando os diferentes níveis de conhecimentos dos alunos;
13. Ajudar o aluno a desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias;
14. Ajudar o aluno ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras;
15. Trabalhar e organizar com os alunos uma lista;
16. Realizar atividades em grupo, para que os alunos possam compartilhar decisões e respeitar opiniões;
17. Trabalhar com os alunos a ordem alfabética.
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Atividades
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Oi,Krika, tem um laço de incentivo à leitura para você em meu blog. Um abraço.
ResponderExcluirOi achei esse livro maravilhoso ( no reino das letras felizes),no momento de falar das vogais apresentei as vogais em placas,e comecamoc a brincar com elas formando palavras e signifidos.utilizamos o alfabeto disponibilizado na sala para irmos mais além. Foi um momento muito prazeroso.
ResponderExcluirObrigada
Que gratificante receber um recadinho assim. Volte sempre.
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