O menino que descobriu as palavras
Um delicado poema que conta, com simplicidade,
a força e a importância das palavras.
Traz uma bela mensagem para trabalharmos com os pequenos: descobrir o significado das palavras em nossa vida.
Cada palavra tem um significado próprio e que em cada etapa de nossas vidas, pode ter significados ou sentidos diferentes.
O menino da história descobriu alguns desses significados.
O menino que descobriu as palavras
Cineas Santos
Era uma vez, um menino
O Menino que Descobriu as Palavras
Atividade 01: RODA DE LEITURA
Que, ainda bem pequenino,
Descobriu, todo contente,
Que palavra é que nem gente:
Umas são festas e alegria,
Como palhaço e folia;
Outras são sempre tristeza,
Como doença e pobreza.
Percebeu o menininho
que a palavra carinho
Até as plantas entendem,
Todos os seres compreendem,
Não se conteve e gritou:
"Carinho é filho do Amor!"
O menino descobriu,
Ficou feliz e sorriu,
Que algumas são brilho, luz,
Como a palavra Jesus;
Outras são dura verdade,
Como tempo, dor, saudade;
Palavras, pura beleza,
Como homem e natureza.
Palavras, só emoção,
Como poesia e canção.
Descobriu que a mais querida
É sempre a palavra Vida.
O menino, então, dormiu
E uma palavra o cobriu,
Lençol que não é de pano,
Feito de paz e de sono.
Livro:
Outra ilustração
Pequenos Textos
Mais atividades
Proposta didática completa
O Menino que Descobriu as Palavras
Autor (a): Cineas Santos e Arcanjo
Editora: Ática
Professoras: Geisa Roberta de Abreu Milani e Gisele Greice Ferreira Cândido Vezzi
Bimestre: 1º
Objetivos: Encontrar no texto as palavras que estão em destaque trabalhando a rima , melhorando assim sua leitura e ampliando seu vocabulário.
Estratégia: - O professor fará a leitura com os alunos começando pela capa (figuras, autor, título, verso do livro, editora), após conversar sobre o alfabeto e devagar começar a leitura para que possam acompanhar, observando cada letra.
Atividade 02: TEXTO COLETIVO COM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR.
Objetivos: Propor as crianças situações para criação de novas palavras.
Estratégia: Entregar para as crianças uma folha com palavras retiradas do texto e através dela fazer ilustração, cópia e frase como, menino, gente, contente, alegria, folia, tristeza, pobreza, carinho, compreendem, amor, descobriu, sorriu, luz, verdade, saudade, beleza, natureza, emoção, canção, querida, vida, dormiu, cobriu, pano, sono. Incluir também uma tira com o título do livro: O menino que descobriu as palavras.
Atividade 03: ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA.
Objetivos: Perceber o entendimento dos alunos sobre o livro, relembrando o conteúdo estudado.
Estratégia: O projeto se encerra com produção textual sobre as emoções de cada aluno.
Obs:A fonte abaixo não existe mais ( 13/02/2017)Mais sugestões de atividades
AQUI
Fonte
Coleção Quero aprender
Língua Portuguesa 1º
Lídia Maria de Moraes
Editora Àtica
AQUI
Boas práticas
Dicas para profesoras alfabetizadoras
O conteúdo deste trabalho foi produzido a partir de entrevistas e workshops em que as atuais práticas dos professores alfabetizadores e algumas práticas internacionais foram debatidas, detalhadas e exemplificadas.
Este Caderno não pretende ser uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um instrumento para guiar o professor alfabetizador na condução de um trabalho de sala de aula organizado e voltado para atingir o melhor rendimento dos alunos.
É importante ressaltar que este Caderno estará sempre aberto à complementação, a partir da experiência e contribuição de professores que obtenham sucesso por meio de outras práticas.
As próximas páginas apresentam boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por professores alfabetizadores que alcançaram bons resultados na aprendizagem e nas avaliações dos alunos.
Instruções sobre como utilizar o Caderno de Boas Práticas
1-Planejamento das Aulas
Utilização das mais apropriadas e eficazes práticas e técnicas de ensino, em consonância com as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas em cada etapa da vida escolar do aluno.
2-Ensino e Avaliação da Aprendizagem
Acompanhamento da aprendizagem e dos resultados individuais dos alunos em relação às metas de proficiência.
Análise do desempenho dos alunos de forma a evidenciar a evolução e o crescimento dos mesmos.
Intervenções pedagógicas necessárias.
3-Domínio de Turma
Formação integral dos alunos através do desenvolvimento de capacidades, valores e posturas.
Desenvolvimento do processo pedagógico.
4-Engajamento com a equipe da escola e desenvolvimento profissional
Inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos.
Envolvimento da comunidade nas atividades escolares.
5-Engajamento dos pais e da comunidade
Participação ativa no desenvolvimento de uma equipe pedagógica alinhada com os objetivos da escola maximizando os resultados esperados.
Sugestão para utilização deste Caderno
1-Fazer um diagnóstico simples de como a turma sob sua responsabilidade estarão em relação aos 5 eixos fundamentais.
2-Levantar os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados
3-Dentro de cada um dos eixos, selecionar as boas práticas que mais poderão contribuir para a melhoria dos pontos a serem trabalhados.
4-Para cada boa prática selecionada, definir ações para a implementação das mesmas. Estas ações podem ser inspiradas nos exemplos práticos contidos neste Caderno, na experiência pessoal do professor e em outras fontes de pesquisa.
5-Elaborar um Plano de Trabalho que contenha as ações a serem implementadas, prazos e responsáveis por desenvolvê-las.
6-Implementar o Plano de Trabalho.
Vejam tudo aqui: Tem muito mais!
Link para essa postagem
minha linda gostaria de saber que livro é esse que vc escarniou pois gostei muito das ilustrações da historia e quando abrimos a imagem da pra ver que tem atividades por trás da pagina me informe que coleção é essa
ResponderExcluirInfelizmente eu colei da internet. Quando tem fonte eu coloco e fico chateada quando acontece justamente isso, alguém me perguntar....Desculpa... Mas atualizei a postagem colocando mais sugestões
Excluir