BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 10, 2013

O menino que descobriu as palavras > Estímulos literários > Dicas Alfabetização > 10/03/13

O menino que descobriu as palavras
Um delicado poema que conta, com simplicidade,
 a força e a importância das palavras.

Traz uma bela mensagem para trabalharmos com os pequenos: descobrir o significado das palavras em nossa vida.
Cada palavra tem um significado próprio e que em cada etapa de nossas vidas, pode ter significados ou sentidos diferentes.
O menino da história descobriu alguns desses significados.

O menino que descobriu as palavras
Cineas Santos
Era  uma vez, um menino
Que, ainda bem pequenino,
Descobriu, todo contente,
Que palavra é que nem gente:
Umas são festas e alegria,
Como palhaço e folia;
Outras são sempre tristeza,
Como doença e pobreza.
Percebeu o menininho
que a palavra carinho
Até as plantas entendem,
Todos os seres compreendem,
Não se conteve e gritou:
"Carinho é filho do Amor!"
O menino descobriu,
Ficou feliz e sorriu,
Que algumas são brilho, luz,
Como a palavra Jesus;
Outras são dura verdade,
Como tempo, dor, saudade;
Palavras, pura beleza,
Como homem e natureza.
Palavras, só emoção,
Como poesia e canção.
Descobriu que a mais querida
É sempre a palavra Vida.
O menino, então, dormiu
E uma palavra o cobriu,
Lençol que não é de pano,
Feito de paz e de sono.
Ouvindo: AQUIAQUI
Livro:
 AQUI
Outra ilustração
Pequenos Textos

Mais atividades
Proposta didática completa

O Menino que Descobriu as Palavras
Autor (a): Cineas Santos e Arcanjo
Editora: Ática
Professoras: Geisa Roberta de Abreu Milani e Gisele Greice Ferreira Cândido Vezzi
Bimestre: 1º
Atividade 01: RODA DE LEITURA
Objetivos: Encontrar no texto as palavras que estão em destaque trabalhando a rima , melhorando assim sua leitura e ampliando seu vocabulário.
Estratégia: - O professor fará a leitura com os alunos começando pela capa (figuras, autor, título, verso do livro, editora), após conversar sobre o alfabeto e devagar começar a leitura para que possam acompanhar, observando cada letra.
Atividade 02: TEXTO COLETIVO COM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR.
Objetivos: Propor as crianças situações para criação de novas palavras.
Estratégia: Entregar para as crianças uma folha com palavras retiradas do texto e através dela fazer ilustração, cópia e frase como, menino, gente, contente, alegria, folia, tristeza, pobreza, carinho, compreendem, amor, descobriu, sorriu, luz, verdade, saudade, beleza, natureza, emoção, canção, querida, vida, dormiu, cobriu, pano, sono. Incluir também uma tira com o título do livro: O menino que descobriu as palavras.
Atividade 03: ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA.
Objetivos: Perceber o entendimento dos alunos sobre o livro, relembrando o conteúdo estudado.
Estratégia: O projeto se encerra com produção textual sobre as emoções de cada aluno.
Obs:A fonte abaixo não existe mais ( 13/02/2017)

Mais sugestões de atividades
AQUI
Resultado de imagem para o menino que descobriu as palavras atividades
Fonte
Coleção Quero aprender
Língua Portuguesa 1º
Lídia Maria de Moraes
Editora Àtica
AQUI
Boas práticas
Dicas para profesoras alfabetizadoras

O conteúdo deste trabalho foi produzido a partir de entrevistas e workshops em que as atuais práticas dos professores alfabetizadores e algumas práticas internacionais foram debatidas, detalhadas e exemplificadas.
Este Caderno não pretende ser uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um instrumento para guiar o professor alfabetizador na condução de um trabalho de sala de aula organizado e voltado para atingir o melhor rendimento dos alunos.
É importante ressaltar que este Caderno estará sempre aberto à complementação, a partir da experiência e contribuição de professores que obtenham sucesso por meio de outras práticas.
As próximas páginas apresentam boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por professores alfabetizadores que alcançaram bons resultados na aprendizagem e nas avaliações dos alunos.
Instruções sobre como utilizar o Caderno de Boas Práticas
1-Planejamento das Aulas
Utilização das mais apropriadas e eficazes práticas e técnicas de ensino, em consonância com as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas em cada etapa da vida escolar do aluno.
2-Ensino e Avaliação da Aprendizagem
Acompanhamento da aprendizagem e dos resultados individuais dos alunos em relação às metas de proficiência.
Análise do desempenho dos alunos de forma a evidenciar a evolução e o crescimento dos mesmos.
Intervenções pedagógicas necessárias.
3-Domínio de Turma
Formação integral dos alunos através do desenvolvimento de capacidades, valores e posturas.
Desenvolvimento do processo pedagógico.
4-Engajamento com a equipe da escola e desenvolvimento profissional
Inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos.
Envolvimento da comunidade nas atividades escolares.
5-Engajamento dos pais e da comunidade
Participação ativa no desenvolvimento de uma equipe pedagógica alinhada com os objetivos da escola maximizando os resultados esperados.
Sugestão para utilização deste Caderno
1-Fazer um diagnóstico simples de como a turma sob sua responsabilidade estarão em relação aos 5 eixos fundamentais.
2-Levantar os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados
3-Dentro de cada um dos eixos, selecionar as boas práticas que mais poderão contribuir para a melhoria dos pontos a serem trabalhados.
4-Para cada boa prática selecionada, definir ações para a implementação das mesmas. Estas ações podem ser inspiradas nos exemplos práticos contidos neste Caderno, na experiência pessoal do professor e em outras fontes de pesquisa.
5-Elaborar um Plano de Trabalho que contenha as ações a serem implementadas, prazos e responsáveis por desenvolvê-las.
6-Implementar o Plano de Trabalho.
Vejam tudo aqui: Tem muito mais!







Link para essa postagem


2 comentários:

  1. minha linda gostaria de saber que livro é esse que vc escarniou pois gostei muito das ilustrações da historia e quando abrimos a imagem da pra ver que tem atividades por trás da pagina me informe que coleção é essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu colei da internet. Quando tem fonte eu coloco e fico chateada quando acontece justamente isso, alguém me perguntar....Desculpa... Mas atualizei a postagem colocando mais sugestões

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios