Artes
Tema : Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.Vivaldi. Educação Musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a vida de Antonio Vivaldi
Aprender sobre os instrumentos de cordas (cravo, violino, violoncelo e outros)
Conhecer a formação das primeiras orquestras
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
No primeiro momento não precisa de nenhum conhecimento prévio para o aluno, pois estaremos trabalhando somente a escuta e o objetivo principal da aula é introduzir um novo gênero musical para os estudantes. Por isso, as sugestões de dinâmicas ou estratégias para prática da escuta. É importante que o professor estude sobre o período Barroco da Música Européia, a orquestra desse período com seus principais instrumentos e a biografia de Antonio Vivaldi.
Observações para o professor
Já ministrei essa aula utilizando no primeiro momento a leitura da biografia de Antonio Vivaldi e para a escuta da peça musical aplicando a estratégia nº. 1.
Em outra oportunidade apliquei primeiro a estratégia e depois a biografia. Veja bem, textos biográficos e estas estratégias uso geralmente com crianças menores de 1º e 2º Ciclos, ou seja, até a quinta série ou 6º ano. Já com alunos de 3º ciclo (8ª série ou 9º ano) aprofundo mais introduzindo História da Música.
Certa vez iniciei falando sobre o gosto musical de cada um. Tratamos então, que cada aluno ou grupo de alunos traria seu gênero musical, falariam sobre o histórico e característica estilística da música em questão e, finalizando que nos ensinasse a utilizar essa música em nosso dia: cantando, dançando, etc. Quando chegou a minha vez, trabalhei com esta peça musical de Antonio Vivaldi.
Em outras duas oportunidades disponibilizei a peça musical e solicitei aos estudantes que criassem uma coreografia (dança) para a mesma. Diante dessa atividade, criaram grupos fixos de danças e apresentavam regularmente na escola, inclusive buscando novos repertórios.
Estratégias e recursos da aula
Visando levar um conteúdo musical ao qual os jovens e crianças não tem costume de ouvir proponho a escuta da “Vivaldi Concerto for Mandolin in C major , RV 425 3mov" (Concerto para Bandolin em Dó Maior. RV 425 3º movimento) de Antonio Vivaldi e utilizando os seguintes passos ou estratégias:
1. Escutar ou ouvir. (Com os olhos fechados ouvir a música em silêncio; após ouvir a peça podemos conversar com os alunos perguntando se já ouviram esta música; sobre o que imaginaram quando estavam escutando a música; se gostaram da música e porque gostaram ou não gostaram e outras perguntas que o professor pode relacionar).
2. Escutar, movimentar ou dançar. (Afastando as cadeiras dançar e movimentar-se de acordo com ritmo da música, orientando as crianças a se manter em silencio; para maior percepção musical pode-se fazer essa atividade também de olhos fechados; pedir para as crianças que criem passos para expressar corporalmente essa música).
3. Escutar e desenhar. (Neste exercício estaremos trabalhando interdisciplinarmente utilizando a música e a arte visual (plástica); Desenhar o que você imaginou ao ouvir a música; desenhar de olhos fechados não representando nenhum objeto ou situação cotidiana, nesta parte o professor pode introduzir futuramente a Arte Abstrata).
4. Escutar e tocar. (Utilizando a bandinha rítmica ou o próprio corpo tocar acompanhado o ritmo da música).
5. Escutar e recriar ou improvisar. (Colocar apenas um trecho da musica e pedir para as crianças que termine dando continuidade com uma criação deles, para isto pode utilizar-se da bandinha rítmica, do corpo e da voz. Pode até utilizar instrumentos convencionais, por exemplo: se alguém toca violão pedir que toque).
Recursos Complementares
Endereço para encontrar a peça em vídeo:
Endereço para encontrar a peça em CD para compra:
Endereço para encontrar a biografia de Antonio Vivaldi:
Avaliação
1.Reconhecer timbres de instrumentos de cordas, de sopro e outros incluídos na obra escutada.
2.Distinguir características musicais próprias de Antonio Vivaldi.
** Autoria dessa aula: Eva Aparecida da Silva - DIAMANTINO - MT NTE/CEFAPRO - (Diamantino)
Vídeo com desenhos....
Primavera e Vivaldi
Aqui o texto do vídeo acima
Descubra mais sobre Vivaldi neste fascinante e colorido livro feito especialmente para crianças, para que possa não somente descobrir fatos interessantes sobre o compositor e sua obra, mas também ouça um pouco de sua música.
Em cada página, explicações sobre a música.
Certamente vale a pena procurar....
Folha de São Paulo
Este blog abaixo tem muita atividade e dicas musicais...
O cravo e a Rosa
Releitura
Vivaldi não é só primaveril....
Vamos aquecer o inverno trabalhando com música?
Nada como investir nos clássicos.
Você conhece Vivaldi? E suas quatro estações?
Que tal começar com a estação atual: L'Inverno.
Ouvir a música com os olhos fechados, acompanhando o ritmo da música com o corpo, balançando os braços, se deslocando de forma descontraída.
Em círculo, abrir os olhos e falar sobre o que sentiram ou imaginaram ao ouvir a música.
Em seguida, com a música tocando novamente, as crianças poderão registrar por meio do desenho os seus sentimentos, usando traços livres criando uma imagem abstrata que represente o inverno.
Vejam a aula completa aqui
Vejam aqui uma aula invernal cheinha de artes
Cézanne
E mais aqui
Clima, calendário...Histórias
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.