BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, maio 27, 2013

Vivaldi > Apreciação de música e estações do ano > 27/05/13



Vivaldi

Artes
Tema : Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.Vivaldi. Educação Musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a vida de Antonio Vivaldi
Aprender sobre os instrumentos de cordas (cravo, violino, violoncelo e outros)
Conhecer a formação das primeiras orquestras
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
No primeiro momento não precisa de nenhum conhecimento prévio para o aluno, pois estaremos trabalhando somente a escuta e o objetivo principal da aula é introduzir um novo gênero musical para os estudantes. Por isso, as sugestões de dinâmicas ou estratégias para prática da escuta. É importante que o professor estude sobre o período Barroco da Música Européia, a orquestra desse período com seus principais instrumentos e a biografia de Antonio Vivaldi.
Observações para o professor
Já ministrei essa aula utilizando no primeiro momento a leitura da biografia de Antonio Vivaldi e para a escuta da peça musical aplicando a estratégia nº. 1.
Em outra oportunidade apliquei primeiro a estratégia e depois a biografia. Veja bem, textos biográficos e estas estratégias uso geralmente com crianças menores de 1º e 2º Ciclos, ou seja, até a quinta série ou 6º ano. Já com alunos de 3º ciclo (8ª série ou 9º ano) aprofundo mais introduzindo História da Música.
Certa vez iniciei falando sobre o gosto musical de cada um. Tratamos então, que cada aluno ou grupo de alunos traria seu gênero musical, falariam sobre o histórico e característica estilística da música em questão e, finalizando que nos ensinasse a utilizar essa música em nosso dia: cantando, dançando, etc. Quando chegou a minha vez, trabalhei com esta peça musical de Antonio Vivaldi.
Em outras duas oportunidades disponibilizei a peça musical e solicitei aos estudantes que criassem uma coreografia (dança) para a mesma. Diante dessa atividade, criaram grupos fixos de danças e apresentavam regularmente na escola, inclusive buscando novos repertórios.
Estratégias e recursos da aula
Visando levar um conteúdo musical ao qual os jovens e crianças não tem costume de ouvir proponho a escuta da “Vivaldi Concerto for Mandolin in C major , RV 425 3mov" (Concerto para Bandolin em Dó Maior. RV 425 3º movimento) de Antonio Vivaldi e utilizando os seguintes passos ou estratégias:
1. Escutar ou ouvir. (Com os olhos fechados ouvir a música em silêncio; após ouvir a peça podemos conversar com os alunos perguntando se já ouviram esta música; sobre o que imaginaram quando estavam escutando a música; se gostaram da música e porque gostaram ou não gostaram e outras perguntas que o professor pode relacionar).
2. Escutar, movimentar ou dançar. (Afastando as cadeiras dançar e movimentar-se de acordo com ritmo da música, orientando as crianças a se manter em silencio; para maior percepção musical pode-se fazer essa atividade também de olhos fechados; pedir para as crianças que criem passos para expressar corporalmente essa música).
3. Escutar e desenhar. (Neste exercício estaremos trabalhando interdisciplinarmente utilizando a música e a arte visual (plástica); Desenhar o que você imaginou ao ouvir a música; desenhar de olhos fechados não representando nenhum objeto ou situação cotidiana, nesta parte o professor pode introduzir futuramente a Arte Abstrata).
4. Escutar e tocar. (Utilizando a bandinha rítmica ou o próprio corpo tocar acompanhado o ritmo da música).
5. Escutar e recriar ou improvisar. (Colocar apenas um trecho da musica e pedir para as crianças que termine dando continuidade com uma criação deles, para isto pode utilizar-se da bandinha rítmica, do corpo e da voz. Pode até utilizar instrumentos convencionais, por exemplo: se alguém toca violão pedir que toque).
Recursos Complementares
Endereço para encontrar a peça em vídeo:
Endereço para encontrar a peça em CD para compra:
Endereço para encontrar a biografia de Antonio Vivaldi:
Avaliação
1.Reconhecer timbres de instrumentos de cordas, de sopro e outros incluídos na obra escutada.
2.Distinguir características musicais próprias de Antonio Vivaldi.
** Autoria dessa aula: Eva Aparecida da Silva - DIAMANTINO - MT NTE/CEFAPRO - (Diamantino)

Vídeo com desenhos....

Primavera e Vivaldi
Aqui o texto do vídeo acima


SON 220Grandes Compositores: Vivaldi - Ciranda

Descubra mais sobre Vivaldi neste fascinante e colorido livro feito especialmente para crianças, para que possa não somente descobrir fatos interessantes sobre o compositor e sua obra, mas também ouça um pouco de sua música.
Em cada página, explicações sobre a música.


Certamente vale a pena procurar....
Folha de São Paulo

Este blog  abaixo tem muita atividade e dicas musicais...
O cravo e a Rosa
Releitura

Vivaldi não é só primaveril....

Vamos aquecer o inverno trabalhando com música?
Nada como investir nos clássicos.
Você conhece Vivaldi? E suas quatro estações?
Que tal começar com a estação atual: L'Inverno.
Ouvir a música com os olhos fechados, acompanhando o ritmo da música com o corpo, balançando os braços, se deslocando de forma descontraída.
Em círculo, abrir os olhos e falar sobre o que sentiram ou imaginaram ao ouvir a música.
Em seguida, com a música tocando novamente, as crianças poderão registrar por meio do desenho os seus sentimentos, usando traços livres criando uma imagem abstrata que represente o inverno.
Vejam a aula completa aqui


Vejam aqui uma aula invernal cheinha de artes
Cézanne

E mais aqui
Clima, calendário...Histórias





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios