Quando o Elmer se dá conta de que os passarinhos pequenos estão a ser aterrorizados pelo passarão, inventa uma solução engenhosa: os passarinhos unem-se todos, simulando uma ave enorme, que afasta de vez o agressivo fanfarrão.
Tematiza a questão da união como forma de combater o medo e desafiar a tirania. Elmer, sempre solidário, decide ajudar os pequenos passarinhos assustados a livrarem-se do terrível passarão que os mantém prisioneiros do seu próprio medo. Com imaginação, humor e alguma criatividade, Elmer vai conseguir solucionar o problema, contando, para isso, com a ajuda dos seus amigos. No registo acessível e bem-humorado a que já nos habituou, David McKee tematiza a importância da união entre os mais pequenos e os mais fracos como forma de vencer os grandes e os maus, ao mesmo tempo que sublinha a importância da amizade. Com imagens muito expressivas e muito coloridas, o autor cativa a atenção dos pequenos leitores, ao mesmo tempo que recria os momentos e as personagens centrais da ação. | Ana Margarida Ramos
Atividades linguísticas
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1.º Iniciou-se a sessão relembrando a história – Elmer e o passarão e com base nas ilustrações do livro os alunos recontaram a história.
Esta história para além do desenvolvimento da expressão oral permite trabalhar com os alunos valores fundamentais como a solidariedade e espírito de grupo, dando sentido ao provérbio popular “ a união faz a força”. Os alunos podem verificar que através do diálogo e da união conjunta de esforços é possível encontrar a solução para um problema.
2.º Dado que algumas crianças apresentam ainda dificuldade na discriminação auditiva entre o /v/ e o /f/ devido à similaridade fonética existente entre estes dois sons, foi proposta a realização de uma ficha de trabalho onde os alunos tinham de pintar a sílaba onde encontrassem o som /v/.
Vejam aqui:
http://asestrelasosolealua.blogspot.com.br/2013/04/um-balao-papel-de-jornal-cola-e-rolos.html
Mais atividades
http://recursosdoeducanaweb.blogspot.com.br/2010/02/exploracao-do-livro-elmer-e-o-passarao.html
Conscientização fonológica
Atividade recebida via email do grupo
Sugestão de atividades escolares
BALÃO SABIDO
Em círculo, ao som de uma música animada, as crianças vão passando o balão de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com o balão na mão, deverá responder questões feitas pela professora. A professora deverá formular as perguntas sempre levando em consideração seu objetivo, as características do grupo e a hipótese de escrita do aluno em questão.
Sugestões de questões trabalhadas no projeto:
NÍVEL DA SÍLABA
SEGMENTAÇÃO:
1- Quantas sílabas tem a palavra sacola?
A partir desta pergunta, selecionar outras, tais como:
1a) Qual é a primeira sílaba?
1b) Qual é a sílaba do meio?
1c) Qual é a última sílaba da palavra sacola?
IDENTIFICAÇÃO DE RIMA:
A professora mostra uma gravura. Ex: Pastel
2) Que desenho é este? Eu vou dizer 3 palavras e você vai me dizer qual delas termina (ou rima) como pastel.” - café, pincel, sacola.
PRODUÇÃO DE RIMA:
3) Diga uma palavra que termina (ou rima) como avião.
EXCLUSÃO
4) Vamos brincar de comer pedacinhos das palavras? A palavra é sapato. Como fica se eu tirar (comer) o pedaço ‘sa’ de sapato?” - (pato)
* Nestas questões é importante que, inicialmente, a professora use tampinhas para representar as sílabas. Quando retira a sílaba selecionada para a exclusão, pedir que os alunos "leiam" as sílabas que sobraram.
* É importante também que, ao excluir uma sílaba, forme-se outra palavra que estava "escondida" na primeira. ex: boneca - "ca" (boné) ou ainda, boneca - o "ne" (boca).
soldado - sol (dado).
PRODUÇÃO DE PALAVRAS COM SÍLABA DADA:
5) Diga uma palavra que comece com a sílaba pi:
Se a criança responder, por exemplo, pipoca -
5a) Muito bem, agora diga uma palavra que comece com o último pedaço da palavra pipoca.
NÍVEL DO FONEMA:
6) Qual é o som da letrinha "S"?
6a) Mostrar uma letra móvel, preferencialmente grande (madeira) e perguntar: Que letra é esta? Qual é o som desta letra?
6b) Eu vou dizer um som e você deverá me dizer uma palavra que comece com este som:
Exs: [j] - janela, jacaré, girafa.
[x] - xícara, chave.
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