BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 24, 2013

História em quadrinhos > Aula sugestiva com texto > 24/08/13


PLANO DE AULA- HISTÓRIA EM QUADRINHO

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Tema Central: Linguagem, Comunicação e Interação
Objetivos:
• Compreender o que é história em quadrinhos, e perceber suas características;
• Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
• Criar personagens a partir das fábulas, acrescentando detalhes.
• Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
• Ampliar os saberes que os alunos já possuem sobre a temática;
• Conceituar e identificar frase;
• Reconhecer dentro do texto: frase-oração e período;
• Estabelecer a diferença entre frase, a partir da HQ;
• Produção textual;
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de sua autoria;
Conteúdos:
• Leitura
• Oralidade;
• Escrita;
• Origem da HQ;
• Conceito de frase.
Metodologia:
A oficina realizar-se-á em 4 horas, através de algumas ações:
• Apresentar aos alunos o que são Histórias em Quadrinhos, conceituando a partir de texto informativo;
• Apresentação de algumas histórias em quadrinhos (no intuito de perceberem a posição dos personagens, bem como das falas);
• Apresentação de texto – roteiro (para orientação quanto à estrutura das HQs);
• Apresentação de algumas fábulas (para leitura e criação das HQs);
• Solicitar que os discentes iniciem a criação das HQs;
• Pedir que os alunos citem algumas frases utilizadas em suas criações;
• Conceituar frase: a partir das frases ditas pelos alunos;
• Diferenciar frases, quanto aos sinais de pontuação;
• Criação de um texto, no qual, terão de utilizar os quatro principais tipos de frases.
Etapas previstas:
I Momento (60 minutos)
• Distribuir o texto informativo “História em quadrinho no Brasil.”
• Leitura compartilhada do texto anteriormente citado, esclarecendo possíveis questionamentos.
• Apresentação de algumas histórias em quadrinhos (no intuito de perceberem a posição dos personagens, bem como das falas);
II Momento (60 minutos)
• Apresentação de texto – roteiro (para orientação quanto à estrutura das HQs);
• Apresentação de algumas fábulas (explicando a finalidade destas);
• Leitura silenciosa da fábula de acordo com a escolha que cada um fez.
Intervalo (20 minutos)
III Momento (40 minutos)
• Solicitar que os discentes comecem a utilizar sua criatividade, realizando a efetivação das HQs.
IV Momento (60 minutos)
• Conceito de frases, diferenciação das mesmas, quanto a sua pontuação;
• Produção textual tendo a presença dos diferentes tipos básicos de frases.
Avaliação:
A avaliação acontecerá a partir de vários aspectos observados no educando, tais como:
• Participação individual;
• Construção da HQs;
• Motivação;
• Desenvolvimento da atividade extraclasse.
Recursos:
• Xerox do texto informativo sobre HQs;
• Xerox de histórias em quadrinhos;
• Xerox de fábulas;
• Oficio
• Lápis hidrocor;
• Lápis de cor;
• Réguas.
Atividade extraclasse
Compreensão e interpretação de texto.
Referências:
CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 6º ano. 5ª ed.reform. São Paulo: Atual, 2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
http://ocsan.net/gramatica/gramatica.htm

História em quadrinhos no Brasil

As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editorial dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses (conhecidos como Mangá). Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos. No caso dos comics alguns já conquistaram fama internacional (como Roger Cruz que desenhou X-Men e Mike Deodato que desenhou Thor, Mulher Maravilha e outros).

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
Professora: Lucineide Pereira dos Santos
Aluno (a):
Unidade escolar:
Atividade Não presencial
A linguagem dos quadrinhos
1. Observe no primeiro quadrinho.
a) O que representa o desenho que aparece no balão de fala da personagem? O que ele indica no quadrinho?
b) Pelo comportamento do menino, o que podemos deduzir: ele domina do skate ou ainda está aprendendo a praticar esse esporte? Justifique sua resposta.
2. No segundo quadrinho o menino vê um vaso com um cacto e grita “AH”.
a) Essa palavra é uma interjeição ou uma onomatopéia?
b) De acordo com o contexto o que ela exprime?
3. No terceiro quadrinho, aparecem as seguintes palavras: POU! , CRÁS!e BLOFT!
a) O que cada uma delas exprime?
b) Qual é o nome desse tipo de palavra?
4. No ultimo quadrinho:
a) O balão contém a fala ou o pensamento da personagem?
b) Que relação há entre a acupuntura e o que aconteceu a personagem?
Os balões é um elemento característico dos quadrinhos. Ele contém texto ou imagem, sinais de pontuação ou símbolos e muda de formato dependendo do que deseja expressar:
Fala Transmissão
Grito Uníssono
Pensamento Cochicho
  http://luciapso111.blogspot.com.br/2011/10/plano-de-aula-historia-em-quadrinho.html





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios