As minhocas:
As minhocas são as “cientistas do solo.”
Ela são responsável por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos.
Ela são responsável por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos.
As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas e grama em nutrientes que as plantas podem usar.
Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo que deixam o solo mais aerado.
Medos:
Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente.
As minhocas certamente tem mais medo de você do que você delas.
Elas não avançam, não mordem nem correm atrás de ninguém, portanto se você está com receio, tome coragem e encare.
Não se preocupe que elas não fogem do minhocário para passear pela sua casa. Aliás, muitas vezes você mal as vê, porque quando levanta a tampa para abastecer as minhocas que estão na superfície logo se escondem. Elas são fotofóbicas, não gostam de luz, então se escondem rapidinho.
Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente.
As minhocas certamente tem mais medo de você do que você delas.
Elas não avançam, não mordem nem correm atrás de ninguém, portanto se você está com receio, tome coragem e encare.
Não se preocupe que elas não fogem do minhocário para passear pela sua casa. Aliás, muitas vezes você mal as vê, porque quando levanta a tampa para abastecer as minhocas que estão na superfície logo se escondem. Elas são fotofóbicas, não gostam de luz, então se escondem rapidinho.
O minhocário em equilíbrio (e isso é fácil conseguir seguindo a proporção abaixo) não atrai ratos, baratas, formigas nem moscas.
Também não tem cheiro ruim NENHUM!
Também não tem cheiro ruim NENHUM!
O que as minhocas comem:
Material úmido: restos de vegetais como talos não utilizados, cascas de frutas e legumes, filtro de café com a borra, saquinhos de chá, sobras de alimentos cozidos ou estragados (arroz, feijão, macarrão…), casca de ovo picada, podas de plantas do jardim, flores estragadas, etc.
Restos de alimentos como cascas e talos de verduras, legumes e frutas, que são uma excelente fonte de nitrogênio.
O pó do café, também conhecido como borra de café, é um excelente complemento nutricional para as minhocas e também inibe o aparecimento de formigas. Basta espalhar a borra por cima dos resíduos antes de colocar o material seco.
Material seco: folhas secas de árvores e plantas, grama cortada seca, guardanapos de papel usados, papel toalha, jornal, serragem, etc.
O que garante uma boa decomposição, sem gerar cheiro ruim nem atrair insetos, é o correto balanceamento entre o úmido (nitrogênio) e o seco (carbono).Deve-se manter a proporção de: 1 parte de material úmido para 2 de material seco.
Todos os resíduos frescos possuem alta concentração de nitrogênio enquanto que os resíduos secos possuem alta concentração de carbono. Por isso, o equilíbrio ideal para a compostagem é usar 70% de resíduos ricos em carbono e apenas 30% de resíduos ricos em nitrogênio. E mexer sempre com o ancinho.
Todos os resíduos frescos possuem alta concentração de nitrogênio enquanto que os resíduos secos possuem alta concentração de carbono. Por isso, o equilíbrio ideal para a compostagem é usar 70% de resíduos ricos em carbono e apenas 30% de resíduos ricos em nitrogênio. E mexer sempre com o ancinho.
O que as minhocas não comem:
Frutas cítricas como limão, laranja, tangerina e abacaxi, além de cascas e restos de cebola e alho. Esses resíduos modificam o PH do minhocário e prejudicam tanto as minhocas quanto a qualidade do composto.
Uma dica é deixar cascas de frutas como limão, laranja e abacaxi secarem por alguns dias antes de irem para o minhocário
Tem gente que coloca alimentos processados (cozidos ou assados) na composteira (em pequenas quantidades até pode) mas eu não gosto de colocar.
Esses alimentos foram temperados com sal, condimentos e conservantes químicos, ingredientes que fazem mal às minhocas. Carnes, gorduras e laticínios também não devem ser colocados para compostagem. Além de apresentarem uma decomposição extremamente lenta, a possibilidade de atrair animais indesejáveis é muito grande.
Esses alimentos foram temperados com sal, condimentos e conservantes químicos, ingredientes que fazem mal às minhocas. Carnes, gorduras e laticínios também não devem ser colocados para compostagem. Além de apresentarem uma decomposição extremamente lenta, a possibilidade de atrair animais indesejáveis é muito grande.
http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=5073
Muita diversão com o Diário de uma Minhoca!
Muitas descobertas a respeito da vida diária de uma minhoquinha. Lendo este diário, você terá uma ideia de como vive e se comporta uma minhoquinha aventureira. Muitas aventuras subterrâneas, sujeira e atos de heroísmo recheiam este diário.
Trata-se de um diário escrito por uma minhoca. No início, um álbum de fotos e recordações com o boletim da minhoca : Escavação- nota A; Jardinagem – nota B+ e alguns comentários do professor : trabalha bem em grupo , precisa aprender a se controlar para não comer o dever de casa.”
O livro é bem divertido, trata de uma maneira próxima das crianças o diário, o boletim e traz idéias bacanas de como colocar legendas em fotos : “ Meu primeiro túnel” ; ““Meu montinho de terra predileto”, etc.
Sugestão de atividade
DIÁRIO VIDA DE MINHOCA
Este trabalho surgiu a partir do interesse das crianças pelas minhocas.
Em uma roda de conversa um dia comentei que tinha visto uma minhoca dentro de minha casa, então questionei como é que ela foi parar lá. Todos se encantaram com o episódio e em grupo resolvemos pesquisar sobre a vida deste animal.
Surgiu a ideia de fazermos um diário, listamos o que é importante colocarmos em um diário como: data, descrição de algo importante e o registro através de imagens ou colagem de objetos.
1 PASSO: Em roda com as crianças foi colocado uma minhoca no tapete e cada criança pode observa-la de perto utilizando uma lupa. Descrevemos as características desse animal, como respiram, como se reproduzem, como se locomovem, como seu corpo é composto e sua importância para o meio ambiente.
2 PASSO: Fomos até a horta do Pré e cavamos a procura de minhocas, as crianças puderam pega-las e tirar suas impressões ; se elas eram quentes ou frias, secas ou com muco, compridas ou pequenas
e as crianças descobriram que se a minhoca for cortada em um de seus anéis consegue se regenerar.
3 PASSO: Após as crianças aprenderem que a minhoca se movimenta utilizando suas cerdas e fazem túneis no solo, propomos uma atividade de artes para que as crianças levantassem hipóteses dos movimentos das minhocas. Fornecemos tinta guache para escolha de cor, sulfite e um pedaço de barbante. Com um pingo de 2 duas cores de tinta no sulfite e o barbante sobre a tinta, as crianças tiveram que dobrar a folha e movimentar o barbante formando o caminho da minhoca. Resultou num lindo trabalho.
4 PASSO: As crianças fizeram minhocas com massinha de modelar e utilizando canudinhos de refrigerantes passados pelo barbante e puderam criar minhocas curtas, compridas, finas e grossas e dialogar com os amigos sobre as minhocas em quanto brincavam.
5 PASSO: No pátio externo molhamos a terra e as crianças utilizando-se de gravetos encontrados no parque fizeram desenhos em papel kraft fixados na parede e se divertiram mexendo na lama, também puderam desenhar com canetinhas o caminho da minhoca.
6 PASSO: Construção de um terrário. Listamos com as crianças o que a minhoca precisava para viver: terra, água, planta e ar e fizemos o terrário em um galão de 5 litros de água mineral com a ajuda de todas as crianças. No outro dia as crianças observaram o primeiro dia de chuva na casa da minhoca aproveitamos para explicar como ocorre o ciclo de água.
7 PASSO: Cantamos a música da minhoca e vimos a história do "DIÁRIO DE UMA MINHOCA" de Doreen Cronin, ilustrado por Harry Bliss no Data show, dessa forma finalizamos as atividades sobre a minhoca e construimos o Diário Vida de Minhoca da turma do Pré.
http://oswaldocruzpre1.blogspot.com.br/2013/04/diario-da-minhoca-turma-do-pre.html
Fazendo um diário
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Entrar em contato com a obra de Clara Feldman.
-Discutir a função da palavra quando se escreve um diário.
-Conhecer livros famosos em forma de diário.
-Elaborar um pequeno diário.
Aula completa aqui:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26977
Projeto sobre minhocas no blog da Simone Drumond
http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2012/02/projeto-e-planejamento-minhocas.html
Tudo aqui:
http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
DIÁRIO DE UMA MINHOCA - ATIVIDADE
A partir da leitura em voz alta feita pela professora e da visualização das imagens do livro Diário de uma Minhoca, os alunos foram convidados a desenvolverem diários. Porém ficou livre o tema, ou seja, eles poderiam escolher qual seriam os personagens ou personagem principal da obra.
Depois de muito pensarem em que seriam os atores dos textos, escolheram o boné, os tênis, a bruxinha, o guarda-chuva, o apaixonado, o cachorro e o caderno como protagonistas.
Depois de muito pensarem em que seriam os atores dos textos, escolheram o boné, os tênis, a bruxinha, o guarda-chuva, o apaixonado, o cachorro e o caderno como protagonistas.
Como o texto Diário de uma Minhoca é muito rico, tanto em imagens como em informações, creio que isso proporcionou uma busca por parte dos alunos em serem criativos, bem-humorados, inusitados.
Os trabalhos realizados foram extremamente significativos e diferentes.
Além do mais houve uma preocupação em serem originais nas escolhas.
Os alunos em grupos queriam desenvolver um diário original.
O que ficou destacado também foi a disposição em criar desenhos adequados à obra.
Os trabalhos realizados foram extremamente significativos e diferentes.
Além do mais houve uma preocupação em serem originais nas escolhas.
Os alunos em grupos queriam desenvolver um diário original.
O que ficou destacado também foi a disposição em criar desenhos adequados à obra.
Essa turma, no geral, é muito empenhada quando se trata de criação textual uma vez que são muito investigativos e buscam criar projetos e atividades que fogem ao padrão tradicional.
Sempre questionam sobre as aulas e as abordagens oferecidas.
Sempre questionam sobre as aulas e as abordagens oferecidas.
http://daifagherazzi.blogspot.com.br/2011/06/diario-de-uma-minhoca-atividade.html
Dona minhoca e a pororoca
Nas páginas deste livro, as crianças descobrem o valor
da literatura como instrumento capaz de
produzir conhecimento e diversão.
TEMAS:
fenômenos da natureza; pororoca; anelídeos.
SINOPSE:
Por meio de um texto sensível e poético, o autor Maxs Portes convida o leitor iniciante a conhecer um fenômeno de nossos rios: a pororoca.
As ilustrações ressaltam o clima mágico da aventura de Dona Minhoca com humor e criatividade. Nas páginas deste livro, as crianças descobrem o valor da literatura como instrumento capaz de produzir conhecimento e diversão.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
- • Pesquisar e produzir cartazes sobre o fenômeno da pororoca;
- • Pesquisar e produzir um texto sobre a minhoca e seu habitat, seu comportamento na natureza, sua alimentação, entre outras;
- • Organizar uma coletânea de palavras, rimando com minhoca e com pororoca.
- http://www.editorarhj.com.br/autores/1751
A história de dona minhoca
By Krika
Dona Minhoca vive debaixo da terra fofa, onde há sombra e água fresca. Não suporta os raios de sol, prefere sempre o escurinho...
Esta em especial foi sempre estudiosa e curiosa, com isto certo dia resolveu sair de sua casinha e encontrou uma bela tarde, ela até se admira pois não fazia calor nem frio.
Assim, ela vê um grande rio. As águas apressadas correndo sem parar...Mas de repente tudo se acalmava. Tudo era novidade para ela...
Ela ficou incomodada, pois os pássaros estavam em silêncio.. Não havia vento....Parece que todos fugiram...
Naquela curiosidade resolveu investigar. Subiu num barranco e lá do alto,ficou olhando e percebeu, vindo de bem longe uma grande onda.
Onda do mar ou o rio voltando? Ela se perguntou...
Parecia as duas coisas, um barulhão de dar medo!
Nossa será a POROROCA?
Como ela era estudada, ficou apavorada.
Enquanto isto toda aquela água crescia, as ondas entravam no rio, raspando a terra das beiras dos barrancos, trazendo tudo com ela: folhas, galhos, pedaços de árvores...
Dona Minhoca entrou em pânico. Entendeu que a pororoca estava acontecendo. A água do mar invadia o rio e não deixava suas águas seguirem seu caminho tranquilamente.
Assim que percebeu a confusão, agarrou-se no primeiro galho seco que viu.
A água barrenta da onda enorme era mesmo a pororoca arrastando tudo, inclusive ela!
Ela , então, começou a berrar. Lembrou-se que as ondas da pororoca têm o nome de banzeiro.
E foi aqui, foi ali.. Acolá também... Até que o rio descansou e voltou ao normal...
Ela toda ardida a apavorada ficou até danada da vida não gostando do resultado do passeio.
Voltou para casa como podia: cansada, suja, molhada doída e muito arrependida!
Chegando em casa e se recuperando ela achou no canto da estante um livro contando tudo.
A pororoca acontece no Brasil em rios na Amazônia, principalmente no início do ano,em dias de lua nova ou cheia.
Ah, disse ela, vou traçar um plano!
E todo ano no tempo da pororoca, Dona Minhoca se veste de mergulhadora e não mais se apavora, mesmo não dando pé ela nada de lado,costas , de frente.
Faz no Banzeiro um banzé
e brinca de jacaré!
O fenômeno da pororoca
A pororoca pode ser um espetáculo aterrador ou fantástico dependendo de onde você estiver. Em segurança, pode-se presenciar a única ocasião em que o oceano Atlântico vence a resistência do rio. Normalmente, o rio Amazonas, por causa do grande volume de água consegue empurrar a água do mar por muitos quilômetros, mas durante a lua nova a situação se inverte. O choque dessas águas é tão intenso que se reflete em todos os estuários rasos dos rios que desembocam no golfo amazônico....
O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano.
O fenômeno se torna mais evidente nas mudanças de fase da lua, especialmente na lua cheia e nova. O processo ocorre quando os níveis das águas oceânicas se elevam e essas invadem a foz do rio, o confronto dessas águas promove o surgimento de grandes ondas que podem atingir até dez metros de largura e cinco de altura, podendo chegar a uma velocidade que oscila entre 30 e 35 quilômetros por hora.
No Brasil esse fenômeno ocorre na foz do rio Amazonas, litoral do Estado do Pará, extremo norte do país, e no rio Mearim, Estado do Maranhão, o encontro das águas promove um verdadeiro espetáculo, provoca também um rasto de destruição nas margens dos rios, retirando muitas árvores, algumas dela de grande porte.
A pororoca é resultado da atração simultânea da Terra com o sol e a lua, o fenômeno apresentado nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril possui características particulares, três grandes ondas adentram nos canais dos rios, provocando o fenômeno “terras caídas” que consiste no desmoronamento de grandes quantidades de terras emersas, ocasionando a morte de animais, plantas e a destruição de casas.
O fenômeno da pororoca não ocorre somente no Brasil, em muitos países acontece o mesmo, porém com outras denominações.
França: acontece na foz dos rios Gironda, Charante e Sena, o fenômeno é chamado de mascaret.
Inglaterra: ocorre na foz dos rios Tamisa, Severu, Trent e Hughly, nesse país recebe o nome de bore.
Bangladesh: foz do rio Megma, o fenômeno é chamado de Macaréu.
China: desenvolve na foz do rio Yangtzé conhecido pelos chineses de trovão e nomeado pelos ingleses de cager.
http://www.mundoeducacao.com/geografia/pororoca.htm
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.