"A criança precisa do bonito e do novo, pois o velho e o usado ela já tem."Bartolomeu Campos de Queirós
Alfabetizar e Provocar os Alunos com Bartolomeu Campos de Queirós
Dicas para Alfabetizar e Provocar os Alunos com Bartolomeu:
Texto e livros sugeridos deste autor
Cliquem no link
Vejam papo de pato no link:
O texto conta a história de dois patos, um pelado, outro penado, problema cuja solução é original e criativa. Cheio de rimas e aliterações, jogos de sílabas e palavras exploradas com humor e nonsense (quebra repentina do sentido lógico), o texto também visa ser um treino de leitura para crianças recém-alfabetizadas
SEQUENCIA DIDÁTICA - O PAPO DE PATO
APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO
Leitura da História: “Papo de pato”
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós.
OBJETIVOS
- Instigar para a literatura infantil e infanto-juvenil, enfatizando o mundo real, lúdico e utópico;
- Aprender as diferentes maneiras de escrever bilhetes, cartas e convites, para fazer uso no seu dia a dia;
- Instigar para a compreensão dos trava-línguas, objetivando o conhecimento cultural e social;
- Compreender o uso do masculino e feminino, para melhorar a escrita e a produção textual;
EIXOS
- Oral;
- Escrita;
- Leitura;
- Análise Linguística.
PROPOSTA E ATIVIDADES
- Leitura do livro;
- Leitura de imagem;
- Interpretação Oral
a- O que acontecerá nesta história?
b- Qual é o título do livro?
c- Quem escreveu o mesmo?
d- O que você mais gostou na história?
e- Quais são os personagens da historia?
f- O que você mudaria na história?
- Produção de bilhetes, cartas (para o melhor amigo (a)), convites (para a homenagem para a família, dia 12 de julho de 2013)...
- Trava-línguas (produção de trava-línguas);
- Uso do dicionário;
- Ditado de palavras;
- Gênero masculino e feminino;
- Atividades matemáticas: multiplicação, adição e subtração;
- Dinâmicas, jogos e brincadeiras:
. Desafio do trava-línguas (Após a produção do trava-línguas os discentes irão juntar os mesmos numa caixa mágica; a turma será dividida em 2 grupos e iniciará o desafio do trava línguas; o 1º jogador irá tirar um bilhete e junto a sua equipe irão responder o mesmo; se estes responderem de maneira correta irão marcar um ponto, se errarem o ponto será da equipe adversária e assim sucessivamente, ganhando a equipe que marcar mais pontos).
AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da construção do trava-línguas, cartas, bilhetes e convites;
- Avaliação escrita e oral.
Fonte:
http://pedagogarosilei.blogspot.com.br/2013/08/sequencia-didatica-o-papo-de-pato.html
Mais atividades ( primeira unidade)
AQUI
Mais atividades ( primeira unidade)
AQUI
Tatu, patas e matemática
Esta história tem 2 meninas e 1 menino, 2 patas e 1 tatu-bola.
A Taninha ama a Pata Tá e a Tininha ama a Pata Ti.
Já o tatu-bola é o amor do Toninho.
Cada um ama de um jeito:
Neste gracioso e criativo texto de Bartolomeu Campos de Queirós, o pequeno leitor é convidado a brincar com o sentido das palavras, dos números e dos sinais matemáticos.
Cliquem aqui
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.