Paulo Tatit e Edith Derdyk
Dos bueiros e becos da cidade sai um ratinho à procura de uma noiva. Primeiro tenta seduzir a Lua, depois uma nuvem, em seguida, a brisa, mas a sua verdadeira amada estava mais próxima do que ele imaginava.
A genial voz do rato, interpretada por Paulo Tatit, tem como contraponto um afinadíssimo coro de "ratas": Mônica Salmaso, Ná Ozetti e Suzana Salles.
Ao traço bem livre do desenho de Edith Derdyk foram sobrepostas as fotografias urbanas de Elaine Ramo
Criando legendas para ilustrações
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ler e compreender textos
Identificar o gênero música.
Estabelecer relações entre imagem-texto.
Produzir legendas para ilustrações feitas para a música O rato.
Duração das atividades
5 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre legendas.
Estratégias e recursos da aula
Para esta aula será necessário:
Som e/ou computador.
CD Canções Curiosas – Palavra Cantada.
Letra da musica O rato.
Vídeo com a música O rato disponível em
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=205
/selecione you tube/ Palavra Cantada - O Rato
Atividade 1
Ouvindo a música/ vendo o vídeo no you tube
Som e/ou computador.
CD Canções Curiosas – Palavra Cantada.
Letra da musica O rato.
Vídeo com a música O rato disponível em
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=205
/selecione you tube/ Palavra Cantada - O Rato
Atividade 1
Ouvindo a música/ vendo o vídeo no you tube
1) Você poderá iniciar este trabalho conversando com as crianças e fazendo um levantamento sobre o que elas gostam de cantar e ouvir. O papel da escola, dentre outros é ampliar o repertório cultural e musical das crianças. O professor pode e deve levar para a sala de aula músicas de qualidade com letras criativas, sensíveis, divertidas e com temáticas variadas. Sugiro aqui levar, dentre outras, O rato, do CD Canções Curiosas produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit.
Caso não tenha acesso ao CD, você poderá usar o recurso do vídeo no you tube buscando a música O rato. Caso tenha, seria interessante levá-lo para sala e explorá-lo com os alunos, dentre outros aspectos, aqueles relacionados à cultura escrita. O professor pode perguntar aos alunos: Que textos vamos encontrar num CD? Pra quê eles servem? O que eles nos informam? Encontraremos neste suporte gêneros como música, lista de faixas musicais, ficha técnica, etc.
O professor poderá fazer uma pequena introdução sobre o que se trata a música e propor aos alunos assistirem ao vídeo e ou ouvirem o CD. Após a sessão musical o professor pode levantar com os alunos o assunto da música, quem eram os personagens, o que disseram, suas vozes, os diálogos, e também convidá-los a fazer uma apreciação da música e vídeo. O vídeo e/ou o CD poderão ser colocados para os alunos mais de uma vez se desejarem.
Interpretando o texto
2) Para apreciar a música atribuindo a ela um amplo significado é preciso que a criança compreenda o seu conteúdo.
Um contato com o texto escrito terá como objetivo servir de suporte para cantar a musica e explorar a compreensão daquilo que é cantado.
Neste momento poderão ser retomadas as compreensões das crianças a partir do vídeo, mas é importante que o texto seja explorado em sua riqueza.
É fundamental ajudar as crianças a construírem oralmente representações e significados de expressões fazendo perguntas do tipo:
O que significa que ser um rato de faro esperto?
Todo rato trai e mente?
De que rato o autor está falando?
Como é o rato que ele nos apresenta?
Por que ele é diferente dos outros?
Expressões pouco conhecidas das crianças devem ser exploradas, como por exemplo, “Não sou de fino trato para selar um contrato”, “fico sempre por um triz”, etc.
Os componentes deste gênero como nome da música e compositores também devem ser explorados.
Um contato com o texto escrito terá como objetivo servir de suporte para cantar a musica e explorar a compreensão daquilo que é cantado.
Neste momento poderão ser retomadas as compreensões das crianças a partir do vídeo, mas é importante que o texto seja explorado em sua riqueza.
É fundamental ajudar as crianças a construírem oralmente representações e significados de expressões fazendo perguntas do tipo:
O que significa que ser um rato de faro esperto?
Todo rato trai e mente?
De que rato o autor está falando?
Como é o rato que ele nos apresenta?
Por que ele é diferente dos outros?
Expressões pouco conhecidas das crianças devem ser exploradas, como por exemplo, “Não sou de fino trato para selar um contrato”, “fico sempre por um triz”, etc.
Os componentes deste gênero como nome da música e compositores também devem ser explorados.
Letra da música
O Rato
Paulo Tatit/ Edith Derdyk
Todo rato tem rabo longo!
Todo rato tem faro esperto!
Todo rato curte escuro, lambe restos!
Todo rato deixa rastro!
Todo rato trai e mente!
Todo rato assusta a gente!
Todo rato anda em bando!
São os ratos, são os ratos, são os ratos bem malandros!
Mas sempre tem um que é diferente
Tem sempre um que até surpreende a gente
Esse rato que aqui se mostra é um rato que a gente gosta
É um rato que em vez de catar lasquinhas de queijo e comer na rua
Prefere mil vezes um beijo
Um beijo brilhante da lua
( Rato )- Lua minguante, lua crescente,
Declaro ser o seu mais lindo amante,
E com você eu quero me casar, fazer da noite escura o nosso altar...
( Lua )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, minha luz e passageira,
fico sempre por um triz
Mesmo quando estou inteira, vem a nuvem me cobrir
Ela sim, nuvem faceira, é que lhe fará feliz
( Rato )- Nuvem redonda que cobre o luar, declaro ser o seu mais
lindo amante
E com você eu quero me casar, fazer do céu imenso nosso altar
( Nuvem )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, minha sombra é tão nublada, fico sempre
por um triz
Mesmo quando estou parada, vem a brisa me diluir
Ela sim, brisa danada, é que lhe fará feliz
( Rato )- Brisa macia que destrói a nuvem que cobre o luar,
Declaro ser o seu mais lindo amante
E com você eu quero me casar, fazer do vento (fiuu) nosso altar
( Brisa )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, mesmo quando sopro forte
vem a parede me barrar
Só a parede de uma casa não deixa a brisa passar
Ela sim, dura parede, é que aprenderá a te amar
( Rato )- Parede parada que barra a brisa, que destrói a nuvem, que cobre o luar,
Declaro ser o seu mais lindo amante
E com você eu quero me casar, fazer da terra o nosso altar
( Parede )- Rato, meu querido rato, eu não sou assim de fino trato
pra selar esse contrato, meus tijolos são de barro, mas não é difícil
me esburacar
Mesmo sendo bem segura, vem a ratinha me cavucar
Só a ratinha bem dentuça, saberá como te amar...
(Marchinha de casamento)
( Rato )- Ratinha dentuça que cavuca a parede,
Que barra a brisa, que destrói a nuvem, que cobre o luar,
Declaro ser o seu mais lindo amante,
E com você eu quero me casar, fazer da natureza o nosso altar
( Ratinha )- Rato, meu querido rato, eu que sou assim de fino trato
pra selar esse contrato
O meu faro é tão certeiro com você vou ser feliz
Mesmo não sendo perfeita, eu sou a ratinha eleita,
Fico toda aqui sem jeito, esperando um grande queijo (ops!)...
esperando um grande beijo.
Toda rata tem rabo longo!
Toda rata tem faro esperto!
Toda rata curte escuro lambe restos!
Toda rata deixa rastro!
Toda rata trai e mente!
Toda rata assusta a gente!
Toda rata anda em bando!
São as ratas, são as ratas, são as ratas bem malandrasss!!!
ha ha ha
Letra retirada do site http://paulo-tatit.musicas.mus.br/letras/176065/
Fazendo legendas
3) Após a exploração e interpretação do texto, várias atividades podem ser propostas, como dramatização da música, momento de cantoria - os alunos cantarem acompanhando a letra e também pode-se propor que os alunos façam um pequeno livreto com letras de músicas que acharam legais de conhecer com ilustrações feitas por eles para os pais, para eles mesmos, para alguém querido, etc. Esta pode ser uma atividade pontual, ou pode se tornar um projeto, com pesquisas sobre músicas, envolvendo votações, estudo das letras, estudo sobre os compositores, biografias, etc. Isso vai depender da avaliação do professor decidir sobre a extensão da proposta.
Ao fazer a proposta do livreto com ilustrações da música pode-se negociar com os alunos como o texto poderia ser ilustrado, quantas ilustrações, se farão uma ilustração para todo o texto ou se ele pode ser fragmentado pelas estrofes para possibilitar a ilustração de diversas “cenas”. Isso ficará a cargo da turma e do professor decidirem.
É interessante neste momento, após a ilustração da música pelos alunos, que o professor já tenha explorado o gênero legenda em alguns portadores, como jornal, livro didático, em livros de arte, revistas semanais, etc. O importante é que ao iniciar o trabalho de ilustração os alunos já tenham alguma referência deste gênero, destacando-se a sua função de descrever, nomear ou explicar imagens, desenhos, pinturas, fotografias, onde a legenda se localiza em relação à imagem, qual o tamanho do texto, tamanho da letra etc. Desta maneira, eles podem se implicar na atividade de desenho e posteriormente na produção de legendas com o objetivo mais definido.
Seleção de legendas
Seguem abaixo algumas legendas que podem ser trabalhadas com os alunos pelo professor.
Vejam mais:
Fonte: AQUI
Sugestão de máscara de rato
A professora Rosimary Marinho, responsável pela sala de Atendimento Educacional Especializado -AEE, elaborou, de forma artesanal, este belíssimo livro ilustrado a partir da música O Rato de Paulo Tatit.
Vejam AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.